Sul Região de Bagé

Tudo sobre Aceguá

Guia completo, dados e turismo em Rio Grande do Sul.

População (2022)
4.170
PIB Total
R$ 458,22 Mi
Per Capita
R$ 109.885,85
Área (km²)
1.549,400
IDH / Bioma
Pampa
📅

Quando ir

Outubro

O clima nesta época é ameno e agradável, ideal para explorar a natureza e a cultura local.

🛡️

Segurança

Aceguá é uma vila tranquila, com baixa criminalidade e ambiente seguro para visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Aceguá é uma encantadora vila localizada no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Com seu nome que deriva do guarani, significando 'Local de descanso eterno', a região tem uma rica história, marcada pela presença indígena e a formação das primeiras famílias há mais de 150 anos. A paisagem do Pampa e as características culturais da vila encantam os visitantes que buscam um destino tranquilo e autêntico.

Principais Atrações

Serra de Aceguá

Uma linda serra que oferece vistas panorâmicas e é conhecida por sua importância histórica para as comunidades indígenas.

Igreja Nossa Senhora da Conceição

Uma das principais construções da vila, a igreja é um marco religioso e cultural, atraindo visitantes para suas missas e eventos.

Praça da Vila

Um local agradável para passear e relaxar, com áreas verdes e espaços para eventos comunitários.

Dúvidas Comuns

? Qual a forma mais fácil de chegar a Aceguá?

Aceguá é acessível por estrada, sendo possível chegar de carro pela BR-290 e seguir as indicações para a vila.

? Quais atividades culturais posso encontrar em Aceguá?

Os visitantes podem participar de festas locais, conhecer a tradição gaúcha e explorar a culinária típica da região.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Aceguá?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Aceguá

Rio Grande do Sul - RS

Histórico

Aceguá é uma palavra de origem guarani que significa "Local de descanso eterno". Pela altura do terreno, Serra de Aceguá, possivelmente, foi o local que os indígenas habitantes desta zona escolheram para enterrar seus mortos.

Conta-se que há mais de 150 anos, famílias já haviam se estabelecido nesta localidade e em suas imediações.

Em 1863, surge no Parlamento Uruguaio, uma lei criando o Pluebo Juncal, onde hoje é Aceguá. Posteriormente, passou a denominar-se Povo Almeida em homenagem às primeiras famílias do local.

A denominação Povo de Aceguá começa a surgir por volta de 1941, e permanece até os dias de hoje. Em 1986, por iniciativa da Comissão de Cultura de Aceguá, em contato com representantes nacionais, o Parlamento Uruguaio promulga a lei que eleva o Povo de Aceguá à categoria de Vila.

Gentílico: aceguaense

Formação Administrativa

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Aceguá figura no município de Bagé.

Assim permanecendo nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1-IX­1920.

Pelo decreto-lei estadual nº 7842, de 30-06-1939, o distrito de Aceguá adquiriu a zona de Tupi Silveira ex-Passo do Salso, do distrito de Rio Negro, do mesmo município Aceguá. Perdeu parte do território para o novo distrito de Seival.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Aceguá está sub-dividido em duas zonas denominadas: Tupi Silveira e Aceguá e continua no município de Bagé.

Pelo decreto estadual nº 7842, baixado em virtude de autorização contida no decreto-lei estadual federal nº 1307, de 31-V-1939, confrimou o que sobre Aceguá já dispusera o decreto estadual nº 7643, de 28-12-1938.

Pelo decreto-lei estadual nº 720, de 29-12-1944, o distrito de Aceguá adquiriu partes dos territórios dos distritos de Hulha Negra ex-Rio Negro e Seival, do município de Bagé.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Aceguá se compõe de 2 Sub distritos: Aceguá e Tupi Silveira e permanece no município de Bagé.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Aceguá figura no município de Bagé.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Aceguá, pela lei estadual nº 10766, de 14-04-1996, desmembrado de Bagé. Sede no antigo distrito de Aceguá. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-2001.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Pela lei nº 001/2001, de 30 de agosto de 2001, são criados os distritos de Colônia Nova, do Minuano e do Rio Negro. Após, em 13 de dezembro de 2002, a lei nº 003/2002 define a área geográfica do município que passa a ser dividido em quatro distritos Aceguá (Sede), Rio Negro, Colônia Nova e Minuano.

Fonte: IBGE