Sul Região de Erechim

Tudo sobre Entre Rios do Sul

Guia completo, dados e turismo em Rio Grande do Sul.

População (2022)
2.685
PIB Total
R$ 207,52 Mi
Per Capita
R$ 77.287,15
Área (km²)
120,100
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

outubro

O mês de outubro é ideal para visitar Entre Rios do Sul, pois o clima é ameno e as paisagens estão verdejantes, perfeitas para caminhadas e passeios ao ar livre.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura, com baixo índice de criminalidade, ideal para famílias e viajantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Entre Rios do Sul, uma encantadora cidade no coração da Mata Atlântica do Rio Grande do Sul. Com uma população de aproximadamente 2.685 habitantes, Entre Rios do Sul é um destino que combina natureza exuberante, história rica e a hospitalidade típica do sul do Brasil.

Principais Atrações

Usina Hidrelétrica do Rio Passo Fundo

Uma importante obra de engenharia que não só fornece energia, mas também é um ponto de interesse histórico da região.

Parque Natural da Mata Atlântica

Um espaço para os amantes da natureza, com trilhas, fauna diversificada e áreas para piqueniques.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a Entre Rios do Sul?

A cidade pode ser acessada de carro pela BR-386 ou por transporte rodoviário a partir das principais cidades da região.

? Há opções de hospedagem na cidade?

Sim, Entre Rios do Sul oferece opções de pousadas e pequenos hotéis que atendem diferentes orçamentos.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Entre Rios do Sul?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Entre Rios do Sul

Rio Grande do Sul - RS

Histórico

Com a aquisição do "Polígono D" da Fazenda Norte de Quatro Irmãos, pela firma Moysés Iochpe & Outros, adquirida da antiga ICA Jehys Colonization Corporation, e prevendo a construção da Usina Hidrelétrica do Rio Passo Fundo, resolveu, a firma compradora, fazer um loteamento rural da gleba, bem como lum oteamento urbano com um traçado regular e bem-locado.

Nascia assim Vila Alegre.

Em 1959, começaram a aparecer os primeiros colonizadores, a família Dall’Agnol, Brustolin, Correia, Silva, e a firma de Emerlindo Dall’Agnol que com a intenção de atender os funcionários da CEEE, os quais faziam o levantamento topográfico e a sondagem da futura Usina Hidrelétrica do Rio Passo Fundo, bem como atender os colonos que começavam a entrar na área a ser desbravada, se instalou na sede de Vila Alegre.

Nesta altura, foi construída uma pequena escola que seria atendida por uma professora da Prefeitura de São Valentim. Em 1961, pelo Decreto nº 12.241 do Governo do Estado, foi criada a Escola Rural Isolada de Vila Alegre, visando atender os alunos da redondeza.

Em agosto de 1966 começaram a aparecer as primeiras máquinas que iriam trabalhar na construção da Usina Hidrelétrica do Rio Passo Fundo, e com elas operadores e demais funcinários para tal.O nome do Município foi escolhido Entre Rios do Sul por estar localizado entre dois rios, o Passo Fundo e o Erechim.

Em 1989, foi realizado um concurso entre os estudantes, para a escolha da bandeira do município e o brasão. A comissão julgadora escolheu a bandeira criada pelo estudante que descreveu a bandeira do município da seguinte forma: "A bandeira retangular com três faixas diagonais com as cores Roxo terra no centro que representa a terra de Entre Rios do Sul, ladeada pela cor azul que representa os rios que banham o município, o Rio Passo Fundo que origina a Barragem e o Rio Erechim."

O Brasão criado por outro estudante, expressa as riquezas do município.

Em 11 de março de 2004, sob a Lei nº 1.036, criou-se o Hino do Município de Entre Rios do Sul.

Entre Rios do Sul, é uma pequena semente que germinou , com um povo forte que venceu desafios e, hoje, se orgulha de ser Entreriosulense.

Gentílico: entreriosulense

Formação Administrativa

Em 1963, através do decreto nº 067, do dia 4 de outubro, foi criado o 4º Distrito de São Valentim, Vila Alegre. Em 1965, em conseqüência das questões de opiniões diversificadas, pelas vantagens de uns e de outros, formaram-se duas comissões, uma pela permanência de Vila Alegre como integrante de São Valentim, e outra pela reintegração ao Município de Campinas do Sul. Feito o plebiscito, venceu a Comissão Pró-Permanência a São Valentim.

Em fins de 1987, iniciou-se uma campanha pró-emancipacionista, que culminaria com um plebiscito em 10 de abril de 1988, quando, com a aprovação de todos, Vila Alegre passa à condição de Município. Também através do mesmo plebiscito, foi votada a permanência ou mudança do nome, passando assim, a denominar-se Entre Rios do Sul.

Desta maneira, sob a Lei Estadual nº 8.614 de 05 de maio de 1988, cria-se oficialmente o Município de Entre Rios do Sul.

Fonte: Prefeitura Municipal de Entre Rios do Sul

Autor do Histórico: LUIZ SÉRGIO MELO PERIN