Sul Região de Charqueadas - Triunfo - São Jerônimo

Tudo sobre Charqueadas

Guia completo, dados e turismo em Rio Grande do Sul.

População (2022)
35.012
PIB Total
R$ 1,74 Bi
Per Capita
R$ 49.610,82
Área (km²)
216,500
IDH / Bioma
Pampa
📅

Quando ir

Setembro

O clima é ameno e há festividades locais que celebram a cultura gaúcha.

🛡️

Segurança

A cidade é tranquila, com baixos índices de criminalidade e uma comunidade acolhedora.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Charqueadas, uma charmosa cidade no estado do Rio Grande do Sul, tem uma rica história que remonta ao final do século XIX, quando se tornou um importante centro de produção de charque. Situada às margens do Arroio dos Ratos, é cercada pela beleza do bioma Pampa e apresenta um ambiente acolhedor e cheio de tradições. Explore suas raízes, culturas e o impacto da mineração no desenvolvimento da região.

Principais Atrações

Museu do Charque

Um museu que preserva a história da produção de charque na região, com exposições que detalham o processo e a importância econômica.

Usina Eletrosul

Uma visita à usina de geração de energia que é um marco na história industrial da cidade.

Rio Jacuí

Um belíssimo rio ideal para passeios de barco e pesca, com trilhas para caminhadas nas suas margens.

Dúvidas Comuns

? Qual é o melhor meio de transporte para chegar a Charqueadas?

O acesso pode ser feito de carro pela BR-290 ou através de ônibus intermunicipais que saem das principais capitais do Sul.

? Quais são as opções de hospedagem em Charqueadas?

A cidade oferece várias opções, desde pousadas aconchegantes até hotéis mais estrutura. É recomendável fazer reservas durante eventos locais.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Charqueadas?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

HISTÓRICO

A origem de Charqueadas está ligada ao charque (carne bovina seca e salgada). Charqueadas eram os locais onde se fazia o charque, a partir do final do século XIX. Os tropeiros conduziam o gado até a foz do Arroio dos Ratos, afluente do rio Jacuí. Ali o gado era abatido a carne transformada em charque. Depois era transportada pelo rio Jacuí até Porto Alegre e para outros centros do País e do exterior. Com o surgimento de novas tecnologias como geladeiras, frigoríficos e embutidos, as charqueadas perderam força como atividade econômica. A localidade, então, passou a buscar novas alternativas. Um novo ciclo econômico iniciou com a perfuração do primeiro poço para a extração de carvão mineral, na década de 1950, o poço Octávio Reis, o mais profundo do País.

A partir da extração de carvão desenvolve-se com mais intensidade o povoamento e surgem as principais empresas, cada uma representando um segmento: Copelmi (mineradora extrativista), Eletrosul (usina termelétrica) e Aços Finos Piratini, que deu origem ao ciclo da siderurgia e à implantação do pólo metal-mecânico. As atividades econômicas modificaram a vida na região, mas a falta de infra-estrutura preocupava os moradores de Charqueadas, ainda um distrito de São Jerônimo. Nascia assim a idéia emancipacionista.

Em 1971, inicia a eletrificação e em 1972 a Corsan começa a distribuir água potável. A inauguração da siderúrgica de aços especiais, a Aços Finos Piratini (hoje pertencente ao Grupo Gerdau), em 1973, atraiu outras empresas para Charqueadas, a maioria do ramo metal-mecânico.

A criação do Município

Em 1977, através de um convênio entre a prefeitura de São Jerônimo e o BNH, iniciaram as obras de urbanização em Charqueadas. A partir deste período o movimento emancipacionista intensificou-se, até que, em 28 de abril de 1982, houve o desmembramento de São Jerônimo, através da Lei Estadual nº. 7.645. Charqueadas possuía então um território de 73,5 km².

Em 1995, o município passa a integrar a Região Metropolitana de Porto Alegre. Em 1996, foi anexada a área conhecida como Horto Florestal da CEEE. Hoje Charqueadas conta com 214,80 km² de área territorial e é o município mais populoso da Região Carbonífera, com uma população de 33.705 habitantes (IBGE, 2006).

Fonte: Prefeitura Municipal de Charqueadas

Autor do Histórico: FÁBIO EINSFELD