Sul Região de Frederico Westphalen

Tudo sobre Vicente Dutra

Guia completo, dados e turismo em Rio Grande do Sul.

População (2022)
4.665
PIB Total
R$ 126,51 Mi
Per Capita
R$ 27.119,61
Área (km²)
195,000
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

setembro

No mês de setembro, as temperaturas são amenas e há menos chuvas, facilitando a exploração das áreas naturais e as atividades ao ar livre.

🛡️

Segurança

Vicente Dutra é considerada uma cidade segura, ideal para o turismo familiar.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Vicente Dutra é uma cidade encantadora localizada no Rio Grande do Sul, conhecida por suas águas termo-minerais e rica biodiversidade na Mata Atlântica. Com uma população de 4.665 habitantes, a cidade oferece uma conexão única com a natureza e uma história fascinante que remonta a 1912, quando o político João do Prado descobriu as fontes minerais da região. Venha explorar as belezas naturais e a herança cultural de Vicente Dutra.

Principais Atrações

Fontes Termo-Minerais

Descubra as famosas fontes de águas quentes e salgadas, conhecidas por suas propriedades terapêuticas e pela rica fauna que as circunda.

Parque Natural da Mata Atlântica

Um espaço natural onde os visitantes podem apreciar a biodiversidade local, trilhas e áreas para piqueniques em meio à natureza exuberante.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a Vicente Dutra?

A forma mais comum de chegar é por carro, sendo acessível pela BR-386, que liga a cidade a várias outras localidades do estado.

? Quais atividades ao ar livre posso fazer na região?

Os visitantes podem desfrutar de caminhadas nas trilhas do Parque Natural, banhos nas fontes termo-minerais e observação da fauna e flora locais.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Vicente Dutra?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Vicente Dutra

Rio Grande do Sul - RS

Histórico

Em 1912, João do Prado, político - revolucionário Maragato, perseguido por seus inimigos na região de Palmeira das Missões, refugiou-se nas sertanias em direção ao Rio Uruguai. Foi por coincidência que fez paragem e montou acampamento nas proximidades das fontes de águas diferentes por serem quentes e salgadas que formaram extensão banhado com um lodo preto com cheiro de enxofre.

Chamou-lhe a atenção a presença de animais selvagens e de bandos de milhares de aves que vinham da floresta para ali beber daquela água e muitos deles degustar o lodo preto.

Seus conhecimentos permitiram entender que se tratava de uma descoberta de águas termo-minerais. Tratando de divulgar a descoberta, não demorou para que os caçadores e pescadores vindos de outras regiões, abrissem "picadas" que servissem de caminhos até o nostálgico e palpitante local.

As fontes atraíram os primeiros moradores que deram inicio à colonização e à povoação. Tanto as fontes quanto o povoado, levaram o nome de seu descobridor (Fontes do Prado - Águas do Prado - Vila Prado - Novo Prado).

A cidade se tornou com o nome de Vicente Dutra, em homenagem médico pioneiro na região e primeiro Prefeito de Irai, ao qual a cidade pertencia antes da emancipação.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Prado, pelo Ato Municipal n.º 2, de 13-08-1933, subordinado ao município de Irai.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Prado, figura mo município de Irai.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Novo Prado (ex-Prado), figura no município de Irai.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Vicente Dutra figura no município de Irai.

Pela Lei Estadual n.º 2.523, de 15-12-1954, o distrito de Vicente Dutra foi transferido do município Irai para Frederico Westphalen.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Vicente Dutra, figura no município Frederico Westphalen.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de I-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Laranjeiras, pela Lei n.º 5.032, de 17-09-1965, desmembrado do município de Frederico Westphalen. Constituído de 2 distritos: Frederico Westphalen e Laranjeira, ambos desmembrados do município de Frederico Westphalen. Instalado em 14-05-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 2 distritos: Frederico Westphalen e Laranjeira.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Alterações Toponímicas Distritais

Prado para Novo Prado, alterado pelo decreto-Lei Estadual n.º 720, de 29-12-1944.

Novo Prado para Vicente Dutra, alterado pela Lei Municipal n.º 98, de 07-03-1950.

Fonte: Prefeitura Municipal

Autor do Histórico: ARTHUR KRZYZANIAK