Sul Região de Santa Maria

Tudo sobre Jaguari

Guia completo, dados e turismo em Rio Grande do Sul.

População (2022)
10.579
PIB Total
R$ 378,02 Mi
Per Capita
R$ 35.732,87
Área (km²)
673,400
IDH / Bioma
Mata Atlântica e Pampa
📅

Quando ir

Setembro

Durante a primavera, Jaguari apresenta um clima ameno e a natureza em plena flor, ideal para atividades ao ar livre e exploração do bioma local.

🛡️

Segurança

Jaguari é uma cidade tranquila, com baixos índices de criminalidade, tornando-se um destino seguro para os visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Jaguari, localizado no estado do Rio Grande do Sul, é uma cidade rica em história e natureza, pertencente ao bioma Mata Atlântica e Pampa. Fundada nas margens do Rio Jaguari, este município possui um legado cultural que remonta às primeiras reduções jesuítas e oferece aos visitantes uma experiência única de contato com a história e a beleza natural da região.

Principais Atrações

Praça da Matriz

Centro da cidade, onde está localizada a igreja matriz, um local perfeito para relaxar e apreciar a arquitetura local.

Rio Jaguari

Um belo rio ideal para passeios de barco, piqueniques e pesca, rodeado por uma vegetação exuberante.

Caminho das Reduções

Trilha que leva aos pontos históricos das missões, proporcionando um mergulho na história e na cultura local.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a Jaguari?

A cidade é acessível por carro através da BR-287, além de contar com opções de ônibus intermunicipais.

? Existem opções de hospedagem na cidade?

Sim, Jaguari oferece pousadas e hotéis que atendem a diferentes orçamentos e preferências.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Jaguari?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Jaguari

Rio Grande do Sul - RS

Histórico

Em 1632, Padre Romeiro, Padre Manoel Bertot e Luiz Ernot, reuniram-se com Cristóvão de Mendonza e Paulo Benavides e chegaram ao Rio Jaguari, em cuja margem direita ergueram uma cruz, batizando assim São Tomé, a primeira redução da província do Tape, de índios guaranis.

A redução ficou aos cuidados de Padre Luiz Ernot e em pouco tempo já contava com quase 2000 habitantes, que sofreram diversas provações para sua sobrevivência, como as dificuldades de relevo, pragas, pestes e invasões, tanto pelos mamelucos como pelos bandeirantes.

Por estas reduções, Jaguari é considerada o berço das missões, no entanto, há pouca referência aos índios nesta região, pois a maioria foi expulsa ou dizimada pelas guerras.

Decorreu muito tempo até que novos acontecimentos surgissem neste território, mas a partir de 1871 foram estabelecidas colônias agrícolas para estrangeiros e brasileiros, que mais tarde ganhariam maior atenção do império, já que este precisava proteger suas fronteiras.

Chegaram então as famílias de agricultores, pedreiros, munheiros e outros que agoram passariam a sentir as dificuldades de labutar em uma região inóspita em que a ordem era colonizar a serra, e coube aos italianos esta árdua missão.

Muitos venceram devido a sua grande fé católica, trabalho duro e ajuda mútua, dedicando-se a agricultura de subsistência e ao cultivo da vinha, surgindo os parreirais e a fabricação do vinho.

Em 1889, foi criada a colônia de Jaguari com imigrantes italianos e a estes seguiram-se russos, poloneses, húngaros, alemães, brasileiros e outros, acomodados em lotes urbanos e rurais, organizando suas habitações e lavouras em meio a mata.

Formaram-se então comunidades, sempre com trabalho, religiosidade e espírito participativo em festas e jogos como fator de integração, o que levou a colônia a um progresso notável, passando a ser um distrito em 1893.

Com atividades agrícolas, industriais e comerciais em desenvolvimento, Jaguari alcançou uma grande estrutura em ativa correspondência com a capital e cidades vizinhas e, sua emancipação municipal seria decretada em breve.

Fonte: Prefeitura Municipal de Jaguari (RS)

Autor do Histórico: GETÚLIO MOACIR RAMOS DURGANTE