Sul Região de Tramandaí - Osório

Tudo sobre Cidreira

Guia completo, dados e turismo em Rio Grande do Sul.

População (2022)
17.071
PIB Total
R$ 362,06 Mi
Per Capita
R$ 21.209,01
Área (km²)
245,900
IDH / Bioma
Pampa
📅

Quando ir

Janeiro

É o mês de alta temporada, com clima quente e diversas atividades de verão.

🛡️

Segurança

Cidreira é considerada uma cidade tranquila, com baixo índice de criminalidade.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Cidreira, situada no estado do Rio Grande do Sul, é uma charmosa cidade litorânea que combina história, natureza e cultura. Com uma população de aproximadamente 17.071 habitantes, Cidreira é uma joia do Bioma Pampa, que oferece aos visitantes uma experiência única.

Principais Atrações

Praia de Cidreira

Uma extensa faixa de areia que convida ao lazer e à prática de esportes, ideal para famílias e banhistas.

Igreja Nossa Senhora da Saúde

Uma histórica igreja em madeira, símbolo da fé e comunidade local, com arquitetura que remete à origem da cidade.

Centro de Artesanato

Espaço dedicado à cultura local, onde é possível encontrar artesanatos produzidos por moradores e degustar comidas típicas.

Dúvidas Comuns

? Qual a melhor forma de chegar a Cidreira?

A cidade pode ser acessada por carro, através da BR-101, ou por ônibus a partir das cidades vizinhas.

? Quais atividades posso fazer em Cidreira?

Os visitantes podem desfrutar de praias, caminhadas pela orla, visitas a pontos históricos, e eventos culturais que ocorrem ao longo do ano.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Cidreira?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Cidreira Rio Grande do Sul - RS

Histórico

Em 1767 foi doado pela Coroa de Portugal a sesmaria de Cidreira para o Almoxarife-Mor Manuel Pereira Franco. O primeiro lugarejo que se formou em Cidreira, foi mais ou menos a uma légua do mar (6.600m). Até então o litoral não era valorizado devido ao solo arenoso, quase improdutivo, sendo que somente após 1860, começaram a vir para Cidreira, em carretas puxadas por bois, os primeiros veranistas, ficando estes em casas de palha, com chão de areia batida.

A partir de 1930, começaram a surgir as primeiras casas de madeira, e foi construída a Igreja Nossa Senhora da Saúde (em madeira). Em 1941, o Pe. Caruso, mandou instalar em Cidreira um gerador de luz que funcionava até as 22 horas. Em 1943, houve um rigoroso controle sobre os moradores. devido a II Guerra Mundial, e as luzes eram desligadas às 20 horas, para que o povoado não fosse localizado, caso algum navio estrangeiro passasse am alto mar. Para se entender o processo de emancipação pelo qual passou o litoral, é necessário que se retroceda até 1960, ano em que teve início a luta pela emancipação de Tramandaí e Capão da Canoa, os maiores Distritos de Osório.

O plebiscito foi aprovado pela Asembléia Legislativa em 25 de maio de 1965, e realizado em 25 de junho daquele mesmo ano. Não fosse a emancipação de Tramandaí, toda esta vasta faixa que fazia parte do Município de Osório, estaria totalmente estagnada, pois teria sido impossível à Prefeitura, por mais esforço que fizesse, promover o desenvolvimento de tão vasto território, assim, cada distrito foi pleiteando sua autonomia política, chegando finalmente á vez de Cidreira. Conta-se que o nome originou-se da grande quantidade de pequenas árvores das rutáceas (que produz cidra) encontradas no lugar.

Gentílico: cidreirense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município com a denominação de Cidreira, pela lei estadual nº 8606, de 09-05-1988, desmembrado de Tramandaí e Palmares do Sul. Sede no Balneário de Cidreira ex-povoado do distrito de Tramandaí. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.

Pela lei municipal nº 112, de 14-11-1990, são criados os distritos de Pinhal e Tunel Verde e anexados ao município de Cidreira.

Em divisão territorial datada de 2005, o município é constituído de 2 distritos: Cidreira e Costa do Sol.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE