Sul Região de Soledade

Tudo sobre Barros Cassal

Guia completo, dados e turismo em Rio Grande do Sul.

População (2022)
9.296
PIB Total
R$ 244,51 Mi
Per Capita
R$ 26.302,93
Área (km²)
648,900
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

Setembro

Setembro é o mês de temperaturas amenas e celebrações locais, como a Semana da Pátria, que traz eventos culturais e festividades que valorizam a rica história da cidade.

🛡️

Segurança

Barros Cassal é considerada uma cidade segura para os visitantes, com baixo índice de criminalidade.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Barros Cassal, uma encantadora cidade localizada no coração do estado do Rio Grande do Sul. Com uma população de aproximadamente 9.296 habitantes, Barros Cassal é cercada pela rica biodiversidade da Mata Atlântica e possui um histórico fascinante que remonta ao período indígena e à colonização portuguesa.

Principais Atrações

Praça da Igreja Matriz

Um espaço agradável e tranquilo, ideal para relaxar e apreciar a arquitetura local. A praça é cercada por árvores e possui bancos para descanso.

Museu Histórico de Barros Cassal

Dedicado a preservar a história da cidade, o museu reúne documentos, fotos e objetos que contam a trajetória do município desde a época dos jesuítas.

Caminhos de História

Rota turística que leva os visitantes a pontos históricos da cidade, incluindo antigos casarões e o Rincão de Santo Antonio.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a Barros Cassal?

A cidade é acessível por estrada, com opções de transporte rodoviário a partir de cidades vizinhas, como Lajeado e Estrela.

? Existem opções de hospedagem em Barros Cassal?

Sim, a cidade possui pousadas e pequenos hotéis que oferecem um serviço acolhedor aos visitantes.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Barros Cassal?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

O atual Município de Barros Cassal pertence a uma região que era habitada inicialmente por índios que foram aldeados por jesuítas. Foi o Bandeirante Raposo Tavares quem destruiu as reduções de São Joaquim. Os indígenas ficaram livres dos homens brancos até que se iniciou o povoamento luso, isto em fins do século XVIII. Uma das primeiras sesmarias doadas recebeu o nome de Rincão de Santo Antonio.

Em 1930, como homenagem ao ilustre político, Dr. João Barros Cassal, que nasceu em 02 de fevereiro de 1858 na vila de Alegrete e trabalhou pela implantação da República, a denominação foi trocada para Barros Cassal.

Fonte:

Autor do Histórico: SOLON WAGNER DOS SANTOS