Sul Região de Uruguaiana

Tudo sobre Uruguaiana

Guia completo, dados e turismo em Rio Grande do Sul.

População (2022)
117.210
PIB Total
R$ 3,72 Bi
Per Capita
R$ 31.713,09
Área (km²)
5.715,800
IDH / Bioma
Pampa
📅

Quando ir

Outubro

O clima é ameno e favorece atividades ao ar livre, além de ocorrerem festividades locais.

🛡️

Segurança

Relativamente seguro, com presença policial e bom atendimento em emergências.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Uruguaiana, localizada no extremo oeste do Rio Grande do Sul, é uma cidade marcada por sua rica história e diversidade cultural. Com uma população de 117.210 habitantes, a cidade é um ponto de encontro das tradições indígenas, colonizadores espanhóis e portugueses, além da influência moderna de imigrantes italianos, alemães, árabes e franceses. O Pampa, seu bioma predominante, proporciona paisagens deslumbrantes e uma cultura vibrante, que se reflete na hospitalidade de sua gente.

Principais Atrações

Museu do Rio Uruguaiana

Um espaço que retrata a história da cidade e da região, com acervos que vão da época indígena às influências da colonização.

Praça Barão do Rio Branco

Um vibrante espaço público, cercado por árvores e com áreas para eventos, ideal para passeios e relaxamento.

Fortaleza de Santa Tecla

Uma construção histórica que remete à época colonial, oferecendo vistas impressionantes do entorno e rica em significado cultural.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de transporte na cidade?

A cidade possui transporte público, mas a locomoção de carro é recomendada para maior conforto.

? Quais são os pratos típicos da região?

Os visitantes devem experimentar o churrasco gaúcho e a comida de influência espanhola e portuguesa, como as empanadas.

Como Chegar

🚌

Terminal Rodoviário

Rodoviária de Uruguaiana
Endereço: Av. Pres. Getulio Vargas, 3278
Telefone:(0xx55)3412-4859

Ver no Mapa →
✈️

Aeroporto Internacional Rubem Berta

URG/SBUG

Endereço:

Telefone: (0xx55)3413-1434

Ver no Mapa →
📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Uruguaiana?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Uruguaiana

Rio Grande do Sul - RS

Histórico

Sua etnia foi originada por grupo nômades indígenas e posteriormente os elementos colonizadores foram os espanhóis, portugueses e africanos. As correntes migratórias modernas são representadas por italianos, alemães, espanhóis, franceses e árabes.

As terras que hoje constituem o município Uruguaiana, no início do século XVI, integravam-se na Captania de São Paulo, pois a ela estavam subordinadas todas as terras que dali se estendiam para o sul, até o rio prata.

Em 1735, quando o brigadeiro José da Silva Pais assumiu o comando da província do Rio Grande de São Pedro, mandou construir uma fortificação na entrada do canal que liga a lagoa dos patos ao atlântico, o que possibilitou o desligamento dessa província da ingerência paulista em 1738, passou à juridição do governo constituído em Santa Catarina, que abrangia os atuais territórios deste estado e do Rio Grande do Sul, porém na dependência da capitania do Rio de Janeiro.

Em 1760, com a nomeação do coronel Inácio Eloi de Madureira, para o governo do Rio Grande de São Pedro, estas terras foram desligadas da jurisdição de Santa Catarina, passando a formar uma província autônoma no período do Brasil colônia.

As terras pertencentes ao município de Alegrete, que antes pertenciam ao de Cachoeira, é que surgiu Uruguaiana, como município independente.

A concessão mais antiga das terras na paróquia de Uruguaiana foi feita por D. Diogo de Souza Silveira de Souza, em 1814, entre Ibicuí e Ibirocai. Inumeras outras terras foram concedidas ou compradas nesta região.

A partir de 1835, com o desenrolar da revolução farroupilha, tinha o governo republicano apoderado-se de toda a margem do Ibicuí, daí a necessidade de fundar uma povoação à esquerda do Uruguai, conveniente tanto do ponto de vista militar como fiscal por ser fronteira, lugar de contrabando. Tal atitude deve-se a domingos José de Almeida.

Após uma série de diligências, foi escolhido o local, denominado Capão do Tigre, nas terras de Manoel Joaquim Couto Rico. Quem mais influenciou na escolha do novo local foi o general Davi Canabarro, que era o comandante militar desta fronteira.

O novo povoado chamava-se, no início, Santana do Uruguai, a posterior demarcação das divisas da cidade e o traçado das ruas , deve-se a Duque de Caxias e a Domingos José de Almeida.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Uruguaiana, pela Lei Provincial n.º 58, de 29-05-1846, e por Ato Municipal n.º 2, de 30-10-1892.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Uruguaiana, pela Lei Provincial n.º 58, de 29-05-1846. Sede na povoação de Santana do Uruguai. Instalado em 24-04-1847.

Elevado à condição de cidade com a denominação de Uruguaiana, pela Lei Provincial n.º 898, de 06-04-1874.

Por Ato Municipal n.º 2, de 30-10-1892, foram criados os distritos de Quaraí, Caiboate, Colônia das Rosa e Japejá e anexados ao município de Uruguaiana.

Por Ato Municipal n.º 3, de 02-01-1901, foram criados os distritos de Giguiquá e Plano Alto anexado ao município de Uruguaiana.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído de 7 distritos: Uruguaiana, Caiboaté, Colônia das Rosas, Japejá, Giguiquá, Plano Alto e Quaraí.

Por Ato Municipal n.º 5, de 02-01-1913, é criado o distrito de Capela anexado ao município de Uruguaiana.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 7 distritos: Uruguaiana, Barra do Quaraí, Capela, Colônia Las Rosas, Giguiquá, Plano Alto e Capela. Menos o distrito de Caiboate.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município é constituído de 8 distritos: Uruguaiana, Barão do Quaraí, Camoatim, Ibirocaí, Colônia Rosas (ex-Colônia Las Rosas), Plano Alto, Ipané e Giquiquá. Menos o distrito de Japejá.

Pelo Decreto Estadual n.º 7.199, de 31-03-1938, o município se compõem de 2 distritos: Uruguaiana sub-dividido em 5 zonas: Uruguaiana, Vertentes ex-Ibicoraí, Camoatim, Plano Alto ex-Colônia Rosas, Ipané e Barra do Quaraí.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído de 2 distritos: Uruguaina e Barra do Quaraí.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955. .

Pela Lei Municipal n.º 7, de 18-11-1959, é criado os distritos de Charqueada, João Arregui, São Marcos e Plano Alto e anexados ao município de Uruguaiana.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 6 distritos: Uruguaiana, Barra do Quaraí, Charqueada, João Arregui, Plano Alto e São Marcos.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Pela Lei Municipal n.º 1.760, de 15-10-1985, é criado o distrito de Vertentes (ex-localidade), com terras desmembradas dos distritos de Plano Alto e Barra do Quaraí e anexado ao município de Uruguaiana.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído de 6 distritos: Uruguaiana, Barra do Quaraí, João Arregui, Plano Alto, São Marcos e Vertentes.

Pela Lei Estadual n.º 10.655, de 28-12-1995, desmembra do município de Uruguaiana o distrito de Barra do Quaraí. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1997, o município é constituído de 5 distritos: Uruguaiana, João Arregui, Plano Alto, São Marcos e Vertentes.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Prefeitura Municipal