Sul Região de Vacaria

Tudo sobre São José dos Ausentes

Guia completo, dados e turismo em Rio Grande do Sul.

População (2022)
4.172
PIB Total
R$ 155,63 Mi
Per Capita
R$ 37.303,69
Área (km²)
1.176,700
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

Setembro a Novembro

Durante a primavera, a vegetação está exuberante e as temperaturas são amenas, ideais para caminhadas e passeios ao ar livre.

🛡️

Segurança

A cidade possui um ambiente tranquilo e seguro, ideal para famílias e viajantes solo.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

São José dos Ausentes é uma charmosa cidade gaúcha, localizada no coração da Mata Atlântica, que encanta visitantes com suas belezas naturais e rica história. Com uma população de apenas 4.172 habitantes, o município oferece um refúgio tranquilo para quem busca aventuras ao ar livre e um contato próximo com a natureza.

Principais Atrações

Catedral de São José

Uma bela construção histórica que representa a cultura e a fé da população local, com um interior decorado que encanta os visitantes.

Parque Natural da Serra

Um Parque que oferece trilhas e vistas panorâmicas deslumbrantes, perfeito para quem ama ecoturismo e caminhadas na natureza.

Cascata do Leão

Uma linda cachoeira cercada por mata nativa, ideal para um piquenique em família ou um momento de tranquilidade junto à natureza.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a São José dos Ausentes?

O acesso mais comum é por carro, utilizando a BR-116 e depois a RS-020, que oferece belas paisagens ao longo do trajeto.

? Existem opções de hospedagem na cidade?

Sim, a cidade conta com pousadas e hotéis que oferecem acomodações confortáveis e acolhedoras para os visitantes.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em São José dos Ausentes?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

São José dos Ausentes

Rio Grande do Sul — RS

Histórico

Desde 1727, os jesuítas, juntamente com os índios tape (guarani) levantaram uma cruz para registrar o domínio na Vacaria dos Pinhais.

Quando faleceram os grandes posseiros destas terras, foram os campos arrematados, em Juizo de Ausentes, pelo capitão Antônio da Costa Ribeiro, no ano de 1764. Este não tinha descendentes e quando faleceu, os campos foram novamente os colocados em praça dos ausente e arrematados em 1787 pelo padre Bernardo Lopes da Silva, pelo tenente José Pereira da Silva e por Manoel José Leão, que repassam em 1789 ao povoador Antônio Manoel Velho que a denominou Fazenda Santo Antônio dos Ausentes.

As três sesmarias conhecidas como dos Ausentes, na medição e demarcação somaram a área, passando de dez sesmarias. Estas só foram subdivididas a partir de 1874, data de falecimento de Ignácio Manoel Velho, um dos herdeiros que manteve a área intacta, o que mais tarde, unida a outras, se tornaria o município São José dos Ausentes.

Uma das versões para o topônimo é de que poucas pessoas ficavam morando neste local por muito tempo, devido as péssimas condições climáticas. O frio era tanto que a cidade freqüentemente tinha seu povo ausente. E São José pelo padroeiro do lugar.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Ausentes (ex-povoado), pela Lei Municipal n.º 9, de 05-06-1948, subordinado ao município de Aparados da Serra (ex-Bom Jesus).

Pela Lei Municipal n.º 17, de 09-11-1948, o município de Aparados da Serra voltou a denominar-se Bom Jesus.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito permanece no município de Bom Jesus.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de São José dos Ausentes, pela Lei Estadual n.º 9.559, de 20-03-1992, desmembrado do município de Bom Jesus. Sede no atual distrito de São José dos Ausentes (ex-Ausentes). Constituído de 2 distritos: São José dos Ausentes e Silveira, ambos desmembrados do município de Bom Jesus. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído de 2 distritos: São José dos Ausentes e Silveira.

Pela Lei Municipal n.º 153, de 06-07-1995, foram criados os distritos de Faxinal Preto, São Gonçalo e Várzea e anexados ao município de São José dos Ausentes.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 5 distritos: São José dos Ausentes, Faxinal Preto, São Gonçalo, Silveira e Várzea.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Prefeitura Municipal