Sul Região de Santa Cruz do Sul

Tudo sobre Sinimbu

Guia completo, dados e turismo em Rio Grande do Sul.

População (2022)
8.578
PIB Total
R$ 213,48 Mi
Per Capita
R$ 24.886,92
Área (km²)
510,100
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

Outubro

Durante o mês de outubro, o clima é ameno e as paisagens estão deslumbrantes, proporcionando a melhor experiência para passeios ao ar livre e eventos culturais.

🛡️

Segurança

Sinimbu é uma cidade tranquila e segura para turistas, com baixo índice de criminalidade e acolhimento caloroso da população local.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Sinimbu, uma cidade rica em história e cultura, localizada no coração da Mata Atlântica no Rio Grande do Sul. Com uma população de 8.578 habitantes, Sinimbu oferece aos visitantes um mergulho em suas raízes históricas que datam da colonização alemã do século XIX. Explore seus belos cenários naturais e descubra os vestígios dos primeiros habitantes que habitaram esta região, conhecida por seus sítios arqueológicos e a forte influência da cultura imigrante.

Principais Atrações

Cultura de Imigração Alemã

Um passeio pela história da imigração alemã, com visitas a casas históricas e eventos culturais que relembram a tradição dos primeiros colonizadores.

Sítios Arqueológicos do Rio Pardinho

Explore os vestígios das culturas pré-históricas que habitaram a região, com painéis informativos que explicam a importância desses sítios.

Praça Central de Sinimbu

Um local perfeito para relaxar, tomar um café e observar a vida local, com belos jardins e diversas opções de comércio.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de se locomover em Sinimbu?

A melhor forma de se locomover é de carro ou bicicleta, pois a cidade é pequena e possui bonitos trajetos para passeios ao ar livre.

? Sinimbu possui opções de hospedagem?

Sim, a cidade oferece pousadas e pequenas hospedagens familiares que garantem uma experiência acolhedora.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Sinimbu?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Sinimbu

Rio Grande do Sul — RS

Histórico

Há milhares de anos, esta região dos Vales do Rio Pardinho foi habitada por primitivos povos que deixaram a sua existência comprovada em inúmeros sítios arqueológicos. Pertencem seus implementos ao período pré-cerâmico, material da Tradição Umbu e Humaitá. Viera possivelmente da região sudoeste do Estado. Os imigrantes alemães que aqui passaram a residir, com força de vontade desbravaram as florestas, edificando suas casas, constituindo assim vilarejos e mais tarde a cidade.

Embora os dados escassos que foram registrados, pode-se dar como início da colonização o ano de 1857, que diz que o primeiro colonizador imigrante a vir para Sinimbu foi João Backer.

Até hoje ainda não se sabe ao certo onde originou-se o nome Sinimbu, existindo versões das mais diversas. Para alguns o nome teria sido originado por uma ave que existia no tempo em que chegaram os primeiros imigrantes, o que, no entanto, é uma hipótese pouco provável, visto que uma ave, para chegar a dar nome a uma localidade, deveria existir em número tão elevado que, ao menos, ficasse na tradição do lugar. Com isso, forçosamente ainda deveriam existir alguns exemplares nos dias de hoje, o que não acontece.

Outra versão, dá conta de que o nome teria sido originado por um índio que teria habitado as paragens do município, significando a palavra ″Sinimbu″ um ″lagarto do mato″. Esta versão, entretanto, também é pouco provável, porque o Dr. Afonso Pedro Mabilde, diretor da Colônia, em informações ao presidente da província, repele com vigor a existência de índios no distrito, admitindo apenas, para argumentos, a possibilidade de que índios, de vem em quando, tivessem passado pelas terras no alto da serra, quando mudavam de acampamento. Segundo o diretor, os índios costumavam viver embaixo de árvores, principalmente pinheiros e periodicamente mudavam de acampamento. Dessa forma, o nome de origem indígena não poderia firmar tradição.

A versão mais acertada para a origem do nome do distrito é a de homenagem ao Dr. João Lino Vieira Cansanção de Sinimbu, que foi o presidente da província de São Pedro do Rio Grande do Sul, tendo determinado a colonização das linhas Sinimbu, São João da Serra, Dona Josefa e Andréas.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Sinimbu, por Ato Municipal n.º 253, de 11-01-1923, no município de Santa Cruz.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito figura no município de Santa Cruz.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 720, de 29-12-1944, o município de Santa Cruz passou a denominar-se Santa Cruz do Sul.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Sinimbu permanece no município de Santa Cruz do Sul.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 18-VIII-1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Sinimbu, pela Lei Estadual n.º 9.614, de 20-03-1992, desmembrado de Santa Cruz do Sul. Sede no antigo distrito de Sinimbu. Constituído de 2 distritos: Sinimbu e Herveiras, ambos desmembrados do município de Santa Cruz do Sul. Instalado em 01-01-1993.

Pela Lei Estadual n.º 10.640, de 28-12-1995, desmembra do município de Sinimbu o distrito de Herveiras. Elevado á categoria de município.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: Prefeitura Municipal Confederação Nacional de Municípios