Sul Região de Frederico Westphalen

Tudo sobre Cristal do Sul

Guia completo, dados e turismo em Rio Grande do Sul.

População (2022)
2.692
PIB Total
R$ 94,74 Mi
Per Capita
R$ 35.193,16
Área (km²)
97,700
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

Abril

O clima é ameno e as paisagens estão exuberantes, tornando-o ideal para caminhadas e passeios na natureza.

🛡️

Segurança

Cristal do Sul é uma cidade tranquila, com baixos índices de criminalidade e um ambiente seguro para visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Cristal do Sul é um pequeno município localizado no Rio Grande do Sul, com uma população de 2.692 habitantes. O lugar é cercado pela exuberante Mata Atlântica e possui um rico histórico de colonização que remonta à década de 1930. Antigamente conhecido como Linha Seca, o município se desenvolveu com base na agropecuária, promovendo uma cultura de união e religiosidade, evidenciada pela construção de sua primeira capela em 1953.

Principais Atrações

Capela de São Roque

Um marco histórico e religioso da comunidade, onde os moradores se reúnem para celebrações e eventos.

Trilhas na Mata Atlântica

Explorações pela vegetação nativa, ideal para amantes da natureza e caminhadas ecoturísticas.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de se locomover em Cristal do Sul?

A melhor forma é de carro ou bicicleta, pois o transporte público é limitado e as distâncias são curtas.

? Há opções de hospedagem na cidade?

Sim, há pousadas e casas de hóspedes que recebem turistas durante todo o ano.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Cristal do Sul?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Cristal do Sul Rio Grande do Sul - RS

Histórico

Segundo relatos, a colonização do local onde hoje é o município de Cristal do Sul teve início na década de 1930. Os imigrantes eram oriundos de Erechim, Soledade, Casca, Sarandi, dentre outros municípios do estado, e estabeleceram-se no local com o intuito de desenvolverem atividades agropecuárias.

Inicialmente o local ficou conhecido pelo nome de Linha Seca, devido ao travessão, por linha seca, que passava no meio do local

A paisagem era de mata fechada e as vias de transporte terrestre eram picadas abertas através do trabalho braçal dos colonizadores. Os meios de transporte utilizados eram o cavalo e a carroça puxada por bois.

Em 1943, foi construído um capitel, onde foi colocada a imagem de São Roque, sendo que nos finais de semana as pessoas se reuniam naquele local para rezar o terço. No ano de 1953 a comunidade se organizou para a construção da primeira igreja, a Capela de São Roque, que precisou ser substituída na década de 1960. Antes desse fato, devido a existência de outras capelas com o padroeiro São Roque, a comunidade decidiu trocar o nome da igreja para Capela Nossa Senhora Imaculada Conceição. Novamente a igreja precisou de um novo prédio, construído em 1975, e utilizado até hoje.

A primeira escola do local foi construída pelos próprios moradores, em 1944. No ano de 1960, uma nova escola, maior, foi construída em um terreno doado por um dos moradores, onde funciona até hoje, com o nome de Escola Mathias Balduino Huppes.

No ano de 1961 a escola, que era mantida pela comunidade, passou a ser do estado, que construiu um novo prédio. No ano de 1975 foi criado o Circulo de Pais e Mestres, e em 1978 foi construído o segundo prédio, em 1979, a então Escola Rural de Linha Seca, formou sua primeira turma de 8ª série, também foi nessa época que a escola teve sua nomenclatura alterada, homenageando um dos pioneiros do município.

Em 1964, Rodeio Bonito desmembrou-se de Palmeiras das Missões, então Vila Cristal passou a ser o 3º Distrito de Rodeio Bonito, através da lei 14/64, de 19/06/64.

Com o passar do tempo, além da agricultura e do comércio, desenvolveu-se no município a extração mineral de pedras semi-preciosas, e pequenas indústrias madeireiras e de móveis.

Na década de 1990 iniciou-se o movimento emancipatório do então distrito de Vila Cristal, o que resultou na sua emancipação, em 1995, passando a ser chamado de Cristal do Sul.

Em 2004 entrou em operação, no município, a Pequena Central Hidrelétrica do Braga, pertencente a Creluz, e que além de gerar energia elétrica, serve de ponto turístico.

Gentílico: cristalense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Vila Cristal, pela lei municipal nº 14, de 20 - 06-1964, subordinado ao município de Rodeio Bonito.

Elevado à categoria de município com a denominação de Cristal do Sul, pela lei estadual nº 10630, de 28-12-1995, desmembrado de Rodeio Bonito e Seberi. Sede na localidade de Vila Cristal. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Fonte: IBGE