Sul Região de Bagé

Tudo sobre Candiota

Guia completo, dados e turismo em Rio Grande do Sul.

População (2022)
10.710
PIB Total
R$ 2,74 Bi
Per Capita
R$ 256.209,71
Área (km²)
933,800
IDH / Bioma
Pampa
📅

Quando ir

setembro

As temperaturas são amenas e há festividades locais que celebram a cultura e a história da região.

🛡️

Segurança

Candiota é uma cidade tranquila e segura, ideal para passeios familiares.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Candiota, uma cidade no Rio Grande do Sul, é um destino que combina a tranquilidade do campo com um riquíssimo histórico ligado à produção de carvão e energia elétrica. Com uma população de cerca de 10.710 habitantes, a cidade possui um ambiente acolhedor e um povo trabalhador. O protagonista dessa transformação foi o Tenente Emílio Luiz Mallet, que iniciou a exploração do carvão na região em 1828. Hoje, Candiota se projeta como uma grande potência energética do Brasil, oferecendo ao visitante um olhar sobre a história e a evolução de sua economia.

Principais Atrações

Usina Termoelétrica Presidente Médici

Importante marco da geração de energia no Brasil, a usina representa o desenvolvimento econômico da região e pode ser visitada em horários específicos.

Museu Histórico de Candiota

Um espaço que reúne objetos e documentos que contam a história do município e seu desenvolvimento ao longo dos anos.

Dúvidas Comuns

? Qual a melhor forma de chegar a Candiota?

Candiota pode ser acessada de carro via BR-293, que conecta a cidade a outras localidades do estado.

? Existem opções de hospedagem na cidade?

Sim, Candiota conta com algumas pousadas e hotéis que oferecem conforto e boas acomodações para os visitantes.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Candiota?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Candiota Rio Grande do Sul - RS

Histórico

O Tenente Emílio Luiz Mallet foi o pineiro na produção de carvão no município de Candiota, no ano de 1828 quando percorria a região com seus soldados. Naquela epóca não poderia imaginar que, ao longo dos anos, a localidade se transformaria no município cuja principal característica econômica é a geração de energia elétrica e a maior ambição atualmente é tornar-se a grande potência energética do Brasil.

Candiota, cujo nome se deve a uma família que era dona das terras desapropriadas com vistas á construção da Usina Termoelétrica Presidente Médici - que teve como primeiros moradores os trabalhadores das obras da Usina Candiota I.

Em 1963, havia o desejo da emancipação, fracassada em função do golpe militar de1964. É um local tranqûilo, com um povo trabalhador e que agora, emancipado, vai em busca da realização de seu sonho: impulsionar, cada vez mais, o desenvolvimento sócio­econômico da região, trazendo melhorias para cidade e para o Estado do Rio Grande do Sul. O nome de Candiota deve-ser aos imigrantes de Câdia-Grécia, eram chamados de candiotos, ao se fixarem na região originaram o nome do município.

Gentílico: candiotense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Candiota, pela lei municipal nº 844, de 15-08­1978, subordinado ao município de Pinheiro Machado.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito permanece no município de Pinheiro Machado.

Elevado à categoria de município com a denominação de Candiota, pela lei estadual nº 9574, de 20-03-1992, desmembrado de Bagé e Pinheiro Machado. Sede no antigo distrito de Candiota. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Pela lei municipal nº 144, de 30-06-1994, são criados os distritos de Industrial, Passo Real de Candiota, Baú e Seival e anexados ao município de Candiota.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído de 4 distritos: Candiota, Baú, Passo Real de Candiota e Seival.

Pela lei ..., de ... é criado o distrito de Jaguarão Grande e anexado ao município de Candiota.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 5 distritos: Candiota, Baú, Passo Real de Candiota, Jaguarão Grande e Seival.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE