Sul Região de Passo Fundo

Tudo sobre Campos Borges

Guia completo, dados e turismo em Rio Grande do Sul.

População (2022)
3.613
PIB Total
R$ 150,03 Mi
Per Capita
R$ 41.525,88
Área (km²)
226,600
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

outubro

O clima é ameno e as paisagens estão exuberantes, além de haver festividades locais que celebram a cultura da região.

🛡️

Segurança

Considerada uma cidade tranquila, com baixo índice de criminalidade.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Campos Borges, uma encantadora cidade do Rio Grande do Sul, situada na rica Mata Atlântica. Com uma população de 3.613 habitantes, este município carrega um histórico fascinante, desde sua fundação até os dias de hoje. Venha descobrir as belezas naturais e o legado cultural desta terra.

Principais Atrações

Igreja Matriz São José

Uma bela e histórica igreja que representa a espiritualidade da comunidade local, com arquitetura encantadora e rico acervo histórico.

Parque Natural de Campos Borges

Um espaço verde preservado da Mata Atlântica, ideal para caminhadas, picnics e contato com a natureza.

Dúvidas Comuns

? Quais são as opções de hospedagem em Campos Borges?

A cidade possui algumas pousadas e casas para alugar, além de opções de camping em áreas naturais.

? Há eventos culturais em Campos Borges?

Sim, a cidade realiza anualmente festivais que celebram a cultura local, incluindo danças, danças típicas e gastronomia.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Campos Borges?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Campos Borges Rio Grande do Sul - RS

Histórico

Inicialmente chamado de "Rincão dos Toledos", Campos Borges tem seu nome originário de um Major de mesmo nome. Prefeito de Soledade no final da década de 30.

A pedido do Sr. Constante Pierezan, em 14 de Maio de 1936, o Major Campos Borges inauguraria a Sede da Localidade que levaria seu nome. Ocorre que o mau tempo impediu que ele comparecesse a inauguração, a qual não Aconteceu.

Decorrido mais ou menos 25 dias, o Major foi assassinado pelo Sr. Leonardo Jeirim. O Sr. Reinaldo Eckmann, Presidente da Câmara Municipal, assume a Prefeitura de Soledade.

Em 20 de julho do mesmo ano, deu-se a esperada inauguração da sede, pelo então Prefeito Reinaldo Eckmann. Com ele estava o escrivão Pilar de Campos e outras autoridades que procederam a inauguração.

Em seguida alguns moradores do local, como João Francisco Pinto, João Sbrussi Santo Pasqualotto, Fernando Toledo e Constante Pierezan, iniciaram um movimento para estabelecer um local para instituições públicas, De imediato foi construída uma Igreja e escolhido como Padroeiro São Sebastião. Em 1937, foi construída a primeira escola que recebeu o nome de escola municipal Castro Alves, sob a direção da professora Alaídes Assunção.

Em 13 de dezembro de 1955, com a passagem de Espumoso a município, Campos Borges elevou-se à categoria de distrito. Em 1966, realizou-se um plebiscito com a maioria de 80% dos votos favoráveis à criação do município, o que foi requerido ao governo estadual, pelos líderes emancipacionistas. No entanto o prefeito de Espumoso entrou na justiça com um mandato de segurança bloqueando o processo de emancipação.

E, 1980, o movimento emancipacionista volta a tomar forma, ocasião em que foi solicitado o credenciamento de uma nova comissão emancipacionista, renovada em 1986. Em novembro desse ano a assembléia legislativa autorizou a realização da consultoria Plebiscitária.

Finalmente, em dezembro de 1987, foi realizado o plebiscito no distrito de Campos Borges, desta vez com o apoio do prefeito de Espumoso, quando dos 1568 eleitores inscritos, 1540 votaram favoravelmente à Emancipação.

Em 13 de abril de 1988, o então governador do estado do Rio Grande do Sul, Pedro Simon, sancionou a Lei nº 8563 criando o município de Campos Borges.

Gentílico: campos-borgense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Campos Borges ex-povoado, pela lei municipal nº 34, de 13-12-1955, subordinado ao município de Espumoso.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Campos Borges permanece no município de Espumoso.

Elevado à categoria de município com a denominação de Campos Borges, pela lei estadual nº 8563, de 13-04-1988, desmembrado de Espumoso. Sede no antigo distrito de Campos Borges ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.

Pela lei nº 58, de 15-12-1989, são criados os distritos de Linha Ferrari, Mundo Novo, Rincão dos Toledos, São José dos Campos Borges, Varame e Volta Vitória e anexados ao município de Campos Borges.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 7 distritos: Campos Borges, Linha Ferrari, Mundo Novo, Rincão dos Toledos, São José dos Campos Borges, Varame e Volta Vitória.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE