Sul Região de Lajeado

Tudo sobre Poço das Antas

Guia completo, dados e turismo em Rio Grande do Sul.

População (2022)
2.171
PIB Total
R$ 131,76 Mi
Per Capita
R$ 60.689,08
Área (km²)
65,100
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

setembro

Setembro marca a transição entre o inverno e a primavera, proporcionando um clima agradável e paisagens floridas, ideais para atividades ao ar livre.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada bastante segura, ideal para famílias e passeios tranquilos.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Poço das Antas é uma encantadora cidade situada no estado do Rio Grande do Sul, conhecida por sua rica história e pela beleza do bioma da Mata Atlântica que a cerca. Com uma população reduzida, de apenas 2.171 habitantes, o município oferece uma experiência autêntica e tranquila para os visitantes que buscam contato com a natureza e cultura local.

Principais Atrações

Caminho das Antas

Uma trilha que percorre a Mata Atlântica, oferecendo uma experiência imersiva na natureza e a oportunidade de avistar a fauna local, incluindo antas.

Igreja do Senhor Bom Jesus

Uma das primeiras construções da região, a igreja reflete a herança cultural dos imigrantes alemães e é um ponto de encontro da comunidade.

Museu da História Local

Um pequeno museu que conta a história da cidade, desde a chegada dos imigrantes até a emancipação em 1988.

Dúvidas Comuns

? Quais são as opções de hospedagem em Poço das Antas?

A cidade oferece pousadas e pequenas hospedagens familiares que garantem um ambiente acolhedor e confortável.

? O que fazer em Poço das Antas?

Além de explorar a natureza nas trilhas, os visitantes podem conhecer a história local, aproveitar a cultura alemã presente na cidade e participar de festividades comunitárias.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Poço das Antas?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

HISTÓRIA

A origem do nome "Poço das Antas" deu-se devido à existência de grande quantidade de antas no local. Contam os moradores do município que, antigamente, as antas viviam nos morros e os caçadores, utilizando cães bravos, faziam com que elas se aproximassem.

Os primeiros imigrantes de origem alemã, provenientes do Vale do Caí, que se estabeleceram no município, deixaram suas marcas culturais, que prevalecem até hoje.

Uma das primeiras construções a ser erguida foi a escola comunitária. Na época, o professor era escolhido entre os próprios habitantes da comunidade. Paralelamente à educação, a religiosidade também ocupava lugar de destaque.

O município foi emancipado de Salvador do Sul, em 12 de maio de 1988.

CARACTERÍSTICAS

A população total do município era de 1.976 de habitantes, de acordo com a Contagem da População do IBGE (2007).

Sua Área é de 62 km², representando 0.0231% do Estado, 0.011% da Região e 0.0007% de todo o território brasileiro.

Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0.816 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000)

Gentílico: Poçoantense

Ano de Instalação: 1989

Microrregião: Montenegro

Mesorregião: Metropolitana de Porto Alegre

Altitude da Sede: 120m

Distância à Capital: 77,51Km

- Aspectos Físicos

Poço das Antas é um pequeno município do Estado do Rio Grande do Sul, localizado no Vale do Taquari. Possui uma estrutura topográfica em formato de vale.

- Economia

O Setor Primário abrange 83,41% da economia do município. Destacam-se a suinocultura, avicultura e a silvicultura, esta última, na produção de carvão vegetal e lenha. Os minifúndios são uma característica marcante.

Na agricultura, as principais culturas são a acácia negra (produção de carvão vegetal, lenha e casca), o eucalipto, o milho, e a cana-de-açúcar. O cultivo de frutíferas (manga, figo, caqui, uva, abacate), pepino, batatinha e feijão também se destaca.

Na pecuária, o maior destaque está na criação de frangos de corte, seguida da criação de suínos e, em menor escala, o gado de leite.

Quanto à arrecadação, a maior renda bruta vem das integrações de suínos e frangos de corte. O município também está despertando para a criação comercial de peixes e para a apicultura. Há uma agroindústria de doces e conservas para agregar valor às frutíferas e à cultura de pepino.

A atividade comercial oscila em pequenas e médias empresas, voltadas ao consumo básico da população.

O setor industrial vem crescendo dentro da economia do município, principalmente o setor de derivados de madeira (compensados) e calçados.

- Cultura

Os imigrantes traziam consigo o hábito do cultivo de flores e plantas ornamentais nas residências. Ruas, avenidas e pátios estão ornamentadas, alimentadas por floriculturas locais que também as comercializam para os mais diversos pontos.

No segmento cultural estão presentes a dança, a música, o canto de coral e os bailes de Kerb.

A Igreja Matriz e o Moinho de Pedra são pontos turísticos do município. Dentre as características naturais, estão as cascatas, a vegetação abundante e a gruta de índios.

Fonte: Sindicato dos Trabalhadores Rurais Prefeitura Municipal PNUD FAMURS IBGE

Autor do Histórico: JONES DOMINGO BIANCHETTI