Sul Região de Frederico Westphalen

Tudo sobre Jaboticaba

Guia completo, dados e turismo em Rio Grande do Sul.

População (2022)
3.779
PIB Total
R$ 136,73 Mi
Per Capita
R$ 36.181,26
Área (km²)
128,100
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

Setembro

O clima é ameno e as chuvas são menos frequentes, ideal para explorar as belezas naturais da região.

🛡️

Segurança

Jaboticaba é uma cidade tranquila, com baixo índice de criminalidade, tornando-se um destino seguro para os visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Jaboticaba, uma encantadora cidade localizada no coração do Rio Grande do Sul. Com uma população de aproximadamente 3.779 habitantes, Jaboticaba é cercada pela exuberante Mata Atlântica e possui um rico patrimônio cultural e histórico que remonta à presença indígena e à colonização cabocla. Aqui, o visitante encontra uma combinação única de natureza e história.

Principais Atrações

Reserva Indígena de Rodeio Bonito

Um espaço que preserva a cultura indígena local, com possibilidade de interação e aprendizado sobre as tradições dos povos nativos.

Rio Jaboticaba

Ideal para atividades ao ar livre, como pesca e caminhadas. A beira do rio oferece vistas deslumbrantes da natureza.

Dúvidas Comuns

? Como chegar a Jaboticaba?

A cidade pode ser acessada por rodovias estaduais e é servida por transporte público a partir de cidades vizinhas.

? Quais atividades posso fazer em Jaboticaba?

Os visitantes podem explorar trilhas, visitar a reserva indígena, usufruir de atividades aquáticas no rio e apreciar a culinária local.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Jaboticaba?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Jaboticaba

Rio Grande do Sul - RS

Histórico

A historia de Jaboticaba pode ser dividida em 4 períodos.

O primeiro período é o Indígena, comprovado através de flechas e outros artefatos encontrados em áreas cultiváveis próximas as margens do rio Jaboticaba. Provavelmente os indígenas que viviam ou passavam por esta região hoje se concentram na reserva de Rodeio Bonito, pois a bem pouco tempo atrás era figura constante no município o Cacique Joaquim Canheró (Kenharó) desta reserva.

O segundo período é o Caboclo quando estes passam a ocupar terras próximas onde hoje temos Linha Santa Lúcia, áreas próximas ao rio Jaboticaba, Linha Varejão, Linha São Luis e Linha Shimith. Segundo Sebastião Flores da Silva, eram terras pertencentes a Ernesto Miranda um dos primeiros ervateiros da região. Nesta área também habitaram Inácio Candido da Silva (±1862), Bernardino Perônio da Silva (±1783), Estácio Prestes e Aníbal Alves da Silva (Anibão). As terra a direita de quem dirige-se de Jaboticaba a Boa Vista das Missões (RS323) pertenciam ao Coronel José Pedro Rodrigues, mais conhecido como Coronel Juca Lau. Também neste período vamos encontrar onde hoje chamamos de Jaboticaba Velha em direção ao Alto Xaxim a figura de Pedro Quindaço, Hipólito Soares, Brasilide Borba, José Olimpio Rodrigues, Manoel e Marcolina Correia de Souza (pais de Dona Vidalvina).

Neste período é que Jaboticaba começa a se estruturar e aparecem os primeiros comerciantes o Sr. Sisnande de Almeida Guedes (Nande Cadena) o Sr. Odilon Gonçalves e o Sr. Dorvalino do Amaral e Silva.

O terceiro período é o Italiano. Inicia-se com a chegada de Luiz e Cândida Locatelli em torno do ano de 1910, estabelecendo-se nas margens do Lajeado do Braga. Mais tarde por volta de 1939 chegaram: Cisisnando Quedi, Valentim e Joana Stefanello, Carlos e Olinto Bortoluzzi, João Casarim, Hugo Piovesam, Bortolo Schiavinatto, Atílio Zanon, além de outras famílias vindas de Nova Palma, Faxinal de Soturno e de Júlio de Castilhos como: Scolari, Descovi, Moro, Trentim, Dal Bianco, Manfio, Bisognin etc...

O quarto período e o Atual é o dos anos pré e pós-emancipação.

O primeiro nome da região onde hoje se encontra o município foi Campina, e só após a vinda dos italianos é que se passou chamar Jaboticaba, isto devido a grande quantidade de árvores desta fruta existente na região.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Jaboticaba (ex-povoado), pela Lei Municipal n.º 346, de 28-11-1956, desmembrado do distrito de Rodeio Bonito, subordinado ao município de Palmeira das Missões.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito Jaboticaba figura no município de Palmeira das Missões.

Elevado à categoria de município com a denominação de Jaboticaba, pela Lei Estadual n.º 8.426, de 30-11-1987, alterada em seus limites pela Lei Estadual n.º 9.006, de 11-01-1990, desmembrado de Palmeira das Missões. Sede no antigo distrito de Jaboticaba. Constituído de 2 distritos: Jaboticaba e Trentin, ambos desmembrado do município de Palmeiras das Missões. Instalado em 01-01-1989.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 2 distritos: Jaboticaba e Trentin.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Prefeitura Municipal