Norte Região de Oiapoque

Tudo sobre Tartarugalzinho

Guia completo, dados e turismo em Amapá.

População (2022)
12.945
PIB Total
R$ 261,94 Mi
Per Capita
R$ 20.234,69
Área (km²)
6.709,600
IDH / Bioma
Amazônia
📅

Quando ir

junho a setembro

Durante esses meses, a chuva diminui, proporcionando melhor acesso às trilhas e aos rios, além de ser a época de festivais culturais na região.

🛡️

Segurança

A cidade é tranquila, porém recomenda-se cuidados básicos de segurança, como evitar andar sozinho à noite.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Tartarugalzinho é um encantador município localizado no estado do Amapá, no coração da Amazônia. Com uma população de aproximadamente 12.945 habitantes, é uma cidade rica em história e belezas naturais. Conhecida por sua economia ligada à agropecuária e pela tranquilidade de sua vida, Tartarugalzinho é um lugar ideal para quem busca conexão com a natureza e experiências autênticas. Aqui você pode visitar os lindos rios, apreciar a cultura local e entender as tradições dos tartaruguenses.

Principais Atrações

Rio Tartarugal Grande

Um lindo rio cercado pela natureza exuberante da Amazônia, ideal para passeios de barco e pesca.

Trilhas da Floresta Amazônica

Caminhadas guiadas pelas trilhas que revelam a rica biodiversidade da região.

Dúvidas Comuns

? Qual a melhor maneira de chegar a Tartarugalzinho?

A melhor maneira de chegar a Tartarugalzinho é através de transporte rodoviário a partir de Macapá, que fica a aproximadamente 230 km.

? Que tipo de atividades posso fazer em Tartarugalzinho?

Em Tartarugalzinho, você pode participar de atividades como pesca, passeios de barco, trilhas na floresta e conhecer a cultura local.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Tartarugalzinho?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

O Município de Tartarugalzinho foi criado pela Lei no 7.639, em 17 de dezembro de 1987, está localizado ao norte do estado (Meso Região Norte), a 230 km da Cidade de Macapá. Com apenas um distrito: Tartarugalzinho. Limita-se com os municípios: Amapá, Cutias, Mazagão, Pracuuba e Ferreira Gomes.

Quem nasce em Tartarugalzinho é tartaruguense (gentílico).

Histórico: Há quem diga que o primeiro povoado a se originar foi o Tartarugal Grande, que ficava às margens de um rio com o mesmo nome. No entanto, esse rio sempre foi muito encachoeirado, o que dificultava muito no transporte feito por ele. Daí alguns moradores mudarem-se para um outro lugar que o chamaram de Tartarugalzinho, por tratar-se de um afluente do Rio Tartarugal Grande. Onde não tinham a mesma difuculdade, principalmente no transporte de gado por via fluvial.

Economia: Sua economia no Setor Primário é a criação de gado bovino, bubalino (em maior proporção) e suíno, e culturas de subsistência como a mandioca, a laranja, etc., e a pesca artesanal. Com implantação da CHAMPION, tem o extrativismo vegetal (mudas de Eucalipto), cujo objetivo visa a plantação de eucalipto para abastecer indústria de papel e celulose, em Munguba - Pará.

No Setor Secundário algumas serrarias, padarias e a extração de ouro,

No Terciário, algumas mercearias, bares e boates.

Atração Turística: Sua principal atração turística: é a própria região que serve para os paradisíacos passeios ecológicos.

Eventos Culturais: a festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira da cidade, realizada em meados de outubro, São Raimundo, em agosto, bem como o festival da banana, realizado em setembro. Festas juninas, com a escolha de Miss Caipiras, etc.

Fonte: SOUZA, Manoel Dorandins Costa de. A Evolução Política, Demográfica e Sócio-Econômica do Amapá. Coordenação do Curso de História. Universidade Federal do Amapá. Macapá/AP, 1995. 101 p. (trabalho de conclusão de curso)

Autor do Histórico: JOEL LIMA DA SILVA