Norte Região de Manaus

Tudo sobre Rio Preto da Eva

Guia completo, dados e turismo em Amazonas.

População (2022)
24.936
PIB Total
R$ 407,15 Mi
Per Capita
R$ 16.327,64
Área (km²)
5.813,200
IDH / Bioma
Amazônia
📅

Quando ir

junho

Neste mês, as chuvas diminuem e as temperaturas estão agradáveis, o que permite melhor aproveitamento das atividades ao ar livre.

🛡️

Segurança

Rio Preto da Eva é considerada uma cidade tranquila, mas é sempre bom manter atenção aos pertences e evitar áreas desconhecidas à noite.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Rio Preto da Eva é um encantador município localizado no coração da Amazônia, ideal para os amantes da natureza e da cultura local. Com uma população de aproximadamente 24.936 habitantes, a cidade é rica em história e belezas naturais, oferecendo aos visitantes uma experiência única em meio à floresta amazônica.

Principais Atrações

Praia do Rio Preto

Uma praia fluvial linda, perfeita para passar o dia com a família, com infraestrutura para receber os visitantes.

Cachoeira do Mutum

Uma das belezas naturais da região, ideal para quem busca um contato direto com a natureza e momentos de lazer em meio à água fresca.

Mercado Municipal

Um espaço gastronômico onde você pode experimentar deliciosos pratos regionais e comprar produtos locais, como frutas, peixes e artesanato.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a Rio Preto da Eva?

A melhor forma de chegar é via terrestre a partir de Manaus, que fica a cerca de 57 km, utilizando carro ou ônibus.

? Há opções de hospedagem na cidade?

Sim, existem diversas pousadas e hotéis com boas acomodações para todos os tipos de orçamentos.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Rio Preto da Eva?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Rio Preto da Eva

Amazonas - AM

Histórico

As origens do município se prendem a Manaus. Sede de capitania em 1791, perdendo este titulo em 1799 e recuperando definitivamente em 1808, atual capital do Estado foi elevada a cidade em 1856, quando contava com cerca de 4.000 habitantes. Na última década do século passado e nas primeiras décadas do atual, a região conheceu notável surto de prosperidade, com a fase áurea da borracha. A urbanização da cidade ganhou características européias, surgindo construções grandiosas, como o Teatro Amazonas, o Palácio da Justiça, etc. Com o declínio econômico, a região passou a viver fase de prolongada recessão, invertendo-se a tendência a partir da criação da Zona Franca e do Distrito Industrial. Como reflexo dessa fase de desenvolvimento, a área periférica da capital passou a ostentar maior envergadura econômica e social. Dando expressão política a essa realidade, a então colônia do Rio Preto da Eva, desmembrou-se de Manuas.

O nome Rio Preto da Eva veio em conseqüência das águas pretas (ou escuras) do rio que banha a localidade (ou aquele município) desembocado no Paraná da Eva. O estabelecimento do município deve-se ao fato de ter sido implantado a colônia agrícola por imigrantes japoneses e alguns colonos brasileiros que se instalaram em fins de 1967, três anos após ter chegado a estrada do Rio Preto, possibilitando a tornar-se município, vindo a ocorrer em dezembro de 1981, conforme deliberação tomada pelo governador José Lindoso.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Rio Preto da Eva, pela emenda constitucional nº 12, de 10-02-1981 (Art. 2º - disposições gerais transitórias), delimitado pelo decreto estadual nº 6158, 22-02-1982desmembrado dos municípios de Itacoatiara, Manuas e Silves. Sede no atual distrito de Rio Preto da Eva. Instalado em 01-02-1983.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído do distrito sede

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: www.riopretodaeva.am.gov.br