Norte Região de Parintins

Tudo sobre Boa Vista do Ramos

Guia completo, dados e turismo em Amazonas.

População (2022)
23.785
PIB Total
R$ 182,41 Mi
Per Capita
R$ 7.669,20
Área (km²)
2.586,800
IDH / Bioma
Amazônia
📅

Quando ir

junho

É o mês que coincide com a temporada de cheia dos rios, proporcionando paisagens deslumbrantes e a possibilidade de atividades como passeios de barco.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura para turistas, com a presença de policiais e a cordialidade da população local.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Boa Vista do Ramos é uma cidade encantadora localizada no coração da Amazônia, conhecida pela sua rica história e cultura indígena. Com uma população de 23.785 habitantes, o município oferece aos visitantes uma imersão na natureza exuberante da região, ao mesmo tempo que preserva suas tradições e histórias locais. Desde a fundação da Aldeia de Lusea em 1798 até a sua recente emancipação, Boa Vista do Ramos é um destino ideal para quem busca aventura e conhecimento.

Principais Atrações

Lago do Ramos

Um lago pitoresco perfeito para passeios de barco e observação da flora e fauna locais.

Igreja de São Sebastião

Construída em um estilo colonial, esta igreja é um marco histórico e cultural da cidade.

Praça da Matriz

Um espaço público animado, ideal para caminhadas, lazer e para conhecer a vida local.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a Boa Vista do Ramos?

A cidade pode ser acessada por via terrestre a partir de Maués ou por barco através dos rios da região.

? Quais atividades ao ar livre posso fazer na cidade?

Os visitantes podem desfrutar de passeios de barco, caminhadas na floresta e observação de animais e plantas nativas.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Boa Vista do Ramos?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Boa Vista do Ramos

Amazonas - AM

Histórico

A história do município se prende diretamente à de Maués. Em 1798 é fundada a Aldeia de Lusea. No decorrer da primeira metade do século XIX, a região é palco de sangrentos conflitos entre brancos e índios, sendo também afetada pela sedição dos cabanos.

Quando, em 1850, é criada a Província do Amazonas, Lusea é um dos 14 municípios existentes.

Destacando-se por seu progresso em 1892, tem seu nome mudado para Maués e em 1895, passa a ser sede de comarca.

Pela Emenda Constitucional nº 12, a Vila de Boa Vista do Ramos, mais outros territórios do município de Maués, além de áreas adjacentes dos municípios de Barreirinha e Urucurituba, passam a constituir o novo município de Boa Vista do Ramos.

Podemos dizer que Boa Vista do Ramos, originou-se com as primeiras casas de palha, ainda no século passado, onde se destacava como líder principal, o Sr. Antero Roberto Pimentel, conhecido também como ?Antero Gaivota?, comerciante, proprietário da casa comercial ?Boa

Vista?. Daí o nome que deu origem a Comunidade de ?Vila de Boa Vista?.

Já no início deste século ela adquiria conotação de povoado com a chegada das famílias de Bento Barroso Pinheiro dos Santos, Hermínio Rolim da Cruz, José Dinelly Pimentel e Graciliano Farias dos Santos.

A trajetória do então povoado de Boa Vista, desenrolou-se da seguinte maneira: através do Decreto-Lei Estadual nº 196, de 01.12.1938, o povoado de Boa Vista foi elevado a categoria de Zona Distrital.

Gentílico: boa-vistense

Formação Administrativa

Através do Decreto-Lei Estadual nº 196, de 01.12.1938, o povoado de Boa Vista foi elevado a categoria de Zona Distrital.

Distrito criado com a denominação de Boa Vista do Ramos, pela lei estadual nº 1, de 12-04-1961, subordinado ao município de Maués.

Através da Lei nº 41, de 24.07.1964, foram extintos todos os municípios criados pela Lei nº 1, de 12.04.1961, com base no fato de que nos mesmos nunca havia acontecido processo eleitoral, sendo suas áreas reincorporadas aos

municípios dos quais haviam sido anteriormente desmembrados, no caso Boa Vista do Ramos, voltou à condição de subdistrito do Município de Maués, Lei nº 1.012, de 31.12.1970.

Por força da Emenda Constitucional nº 12, de 10.12.1981, promulgada pela Mesa da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, o sub-distrito de Boa Vista do Ramos, volta à condição de município, desmembrado dos municípios de Maués, Urucurituba e Barreirinha. A instalação do município verificou-se com a realização das eleições gerais de 1982.

Fonte: IBGE