Norte Região de Tefé

Tudo sobre Jutaí

Guia completo, dados e turismo em Amazonas.

População (2022)
25.172
PIB Total
R$ 266,38 Mi
Per Capita
R$ 10.582,27
Área (km²)
69.551,900
IDH / Bioma
Amazônia
📅

Quando ir

junho

É a época de menos chuvas e proporciona um clima mais ameno, ideal para explorar a natureza e realizar passeios ao ar livre.

🛡️

Segurança

Jutaí é considerada uma localidade pacífica, mas recomenda-se precauções básicas comuns em áreas rurais.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Jutaí, situado no coração da Amazônia, é um município encantador que combina história, cultura e belezas naturais. Com uma população de 25.172 habitantes, a cidade é atravessada pelo majestoso rio Jutaí, que corta a região em sua extensão de 1200 Km. O local, que atraiu muitos pioneiros durante o auge da borracha, oferece uma rica herança cultural influenciada por diversos grupos indígenas e migrantes nordestinos.

Principais Atrações

Rio Jutaí

O principal atrativo da cidade, ideal para passeios de barco e pesca esportiva.

Cultura Indígena Local

Visitas guiadas às comunidades locais, onde é possível aprender sobre os costumes dos índios Catuquinas, Marauás e Ariaceus.

Museu Municipal

Espaço que preserva a história da região e conta a trajetória da 'aventura da Borracha'.

Dúvidas Comuns

? Qual a melhor forma de chegar a Jutaí?

O acesso é feito principalmente por meio de barcos que partem de Manaus ou de carro até as cidades vizinhas e em seguida por via fluvial.

? É seguro caminhar à noite em Jutaí?

É recomendável evitar caminhadas noturnas, especialmente em áreas mais isoladas.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Jutaí?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

O rio Jutaí, de cujo nome se originou o do município, até 1875, não havia despertado interesse. Só naquele ano é que Pimenta Bueno, gerente da Companhia de Navegação do Amazonas determinou que C. Barrington Brown fizesse o reconhecimento.

O curso do Jutaí tem cerca de 1200 Km de extensão e corta o município de um extremo a outro, na direção sudoeste-nordeste. É afluente da margem direita do Solimões.

Habitavam primordialmente a região os índios Catuquinas, Marauás, Ariaceus e outros.

O povoamento da região do Jutaí só se iniciou nas últimas décadas do século XIX. Também aí, os nordestinos - cearenses, piauienses, paraibanos e potiguaras, foram os pioneiros do povoamento, atraídos pela "aventura da Borracha" e impelidos ao êxodo de suas terras pelo trágico fenômeno das secas.

O município de Jutaí foi criado pela Lei Estadual nº 96, de 19 de dezembro de 1955, com território desmembrado do município de Fonte Boa. O município foi instalado a 11 de abril de 1956 e o primeiro Prefeito, nomeado pelo Governador foi Osvaldo Arantes.

Os principais acidentes geográficos são os rios Jutaí, Mutum e Biá. As riquezas naturais são a seringueira (Hevea brasiliensis) e madeiras de boa qualidade, como cedro, jacareuba e peixes de várias espécies e animais silvestres.

Fonte: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, Vol XIV IBGE

Autor do Histórico: miriam motta correa pinto