Sudeste Região de Nova Venécia

Tudo sobre Nova Venécia

Guia completo, dados e turismo em Espírito Santo.

População (2022)
49.065
PIB Total
R$ 1,34 Bi
Per Capita
R$ 27.303,45
Área (km²)
1.448,400
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

Abril

O clima é ameno e a vegetação está exuberante após as chuvas do verão, ideal para passeios e atividades ao ar livre.

🛡️

Segurança

Nova Venécia é considerada uma cidade tranquila, com baixos índices de criminalidade, proporcionando uma boa segurança para turistas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Nova Venécia, situada no estado do Espírito Santo, é uma cidade rica em história e cultura, com uma população de aproximadamente 49.065 habitantes. Rodeada pela exuberante Mata Atlântica, a cidade foi inicialmente habitada pelos índios Aimorés e passou por diversas transformações ao longo dos anos, incluindo a chegada de colonizadores e imigrantes. Os visitantes são atraídos pela beleza natural da região e pela calorosa hospitalidade de seu povo.

Principais Atrações

Parque Natural Municipal de Nova Venécia

Uma área de preservação ambiental que oferece trilhas e opções de contato com a natureza.

Igreja Matriz de Nova Venécia

Uma bonita igreja de estilo colonial, símbolo da história e cultura local.

Museu Histórico Vicente Pimenta

Museu dedicado a preservar a história e cultura da região, com exposições que remontam aos tempos dos primeiros habitantes.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a Nova Venécia?

A cidade é acessível por rodovias estaduais e possui opções de transporte público que conectam às principais cidades da região.

? Quais são as opções de hospedagem?

Nova Venécia oferece hotéis e pousadas com preços variados, que atendem a diferentes perfis de viajantes.

? Existem eventos culturais na cidade?

Sim, Nova Venécia promove festivais de música e gastronomia, especialmente durante as festividades de fim de ano.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Nova Venécia?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Nova Venécia

Espírito Santo - ES

Histórico

O território do atual Município de Nova Venécia foi habitado pelos índios Aimorés, que, fugindo dos combates com as forças portuguesas, nas proximidades da foz do rio Cricaré, procuraram refúgio nas serras situadas nas cabeceiras daquele rio.

A primeira penetração no território efetuou-se em 1870, pelo Major Antônio Rodrigues da Cunha, Barão de Aimorés, quando, em Cachoeira do Cravo, no rio Cricaré, foi tentado a explorar uma serra que dali se avistava. Com a chegada de outros colonizadores, fundou-se um núcleo populacional denominado serra dos Aimorés, em virtude da região ter sido habitada inicialmente pelos índios dessa tribo.

Tangidos pela seca de 1880, vários grupos cearenses reuniram-se aos primeiros colonizadores e, em 1890, chegaram os imigrantes italianos para o vale do rio São Mateus. Em 1893, serra dos Aimorés foi elevada à sede de distrito do município de São Mateus. No ano seguinte, a sede do distrito foi transferida para a Vila Aimoreslândia, que, mais tarde, passou a ser conhecida por Nova Venécia, em razão do número de italianos residentes, vindo de Veneza.

Gentílico: veneciano

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Serra dos Aimorés, pela lei municipal de 13-08-1896 e por ato municipal de janeiro de 1902, subordinado ao município de São Mateus.

Elevado à categoria de município com a denominação de Nova Venécia, pela lei estadual nº 767, de 11-12-1953, desmembrado de São Mateus. Sede no antigo distrito de Nova Venécia. Constituído de 4 distritos: Nova Venécia, Córrego Grande, Guararema e Rio Preto. Instalado em 26-01-1954.

Em divisão territorial datada de 1-07-1960, o município é constituído de 4 distritos: Nova Venécia, Córrego Grande, Guararema e Rio Preto.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-1-1991.

Em divisão territorial datada de 1-06-1995, o município aparece constituído de 4 distritos: Nova Venécia, Guararema, Rio Preto e Santo Antônio do Quinze.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE