Nordeste Região de Natal

Tudo sobre Nísia Floresta

Guia completo, dados e turismo em Rio Grande do Norte.

População (2022)
31.942
PIB Total
R$ 474,72 Mi
Per Capita
R$ 14.862,00
Área (km²)
307,800
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

novembro

Este mês marca o início da região na temporada de clima mais ameno, ideal para desfrutar das belezas naturais e dos passeios ao ar livre.

🛡️

Segurança

Nísia Floresta é considerada uma cidade tranquila, mas como em qualquer destino turístico, recomenda-se estar atento aos pertences pessoais.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Nísia Floresta, localizada no estado do Rio Grande do Norte, é uma charmosa cidade que encantou não apenas por suas belezas naturais, mas também por sua rica história que se remonta ao período dos índios Tupis no século XVII. Com uma população de 31.942 habitantes, é cercada pela exuberância da Mata Atlântica e pelas tranquilas lagoas que a pontilham. Um destino que combina cultura, história e natureza, perfeito para uma escapada.

Principais Atrações

Igreja de Nossa Senhora do Ó

Um importante marco histórico e cultural, a igreja foi iniciada em 1703 e é um belo exemplo da arquitetura colonial.

Lagoa de Papary

Uma lagoa conhecida pela sua rica biodiversidade e beleza natural, ideal para pesca e passeios de barco.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atividade turística em Nísia Floresta?

A principal atividade turística é a pesca nas lagoas e passeios na natureza, que atraem visitantes em busca de tranquilidade e contato com a fauna e flora local.

? Como chegar em Nísia Floresta?

Nísia Floresta está a aproximadamente 40 km de Natal, capital do Rio Grande do Norte, e pode ser acessada por carro ou ônibus.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Nísia Floresta?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Nísia Floresta Rio Grande do Norte - RN

Histórico

Os primeiros habitantes da região de Papary, conhecida desde os idos de 1600, foram os índios Tupis. O nome Papary vem da lagoa de pesca abundante existente no território, ao lado de várias outras.

Durante o domínio holandês nada de significativo aconteceu na povoação. O tempo passou e os holandeses foram embora. Já em 1703, com a presença portuguesa, o povoado de Paparytomava forma de arruado e a igreja de Nossa Senhora do Ó começava a ser erguida, concluída somente 52 anos depois. O progresso econômico da povoação foi impulsionado pela pesca farta nas várias lagoas das redondezas e terras de boa qualidade para o plantio de várias lavouras especialmente a de Papary, chamada Paraguaçu no século XVII.

Pela Lei número 242, de 18 de fevereiro de 1852, o povoado desmembrou-se de São José de Mipibu, tornando-se município com o nome de Vila Imperial de Papary e em 1 de fevereiro de 1890, passou a denominação de Vila de Papary. Em 1948, a comunidade de Papary em homenagem a sua filha mais ilustre, mudou seu nome para Nísia Floresta. A homenageada nasceu em Papary, mais precisamente no Sítio Floresta, no ano de 1810.

A escritora de Papary, Dionísia Gonçalves Pinto, decidiu usar um pseudônimo literário que veio a se tornar internacionalmente conhecido, Nísia Floresta Brasileira Augusta. Nísia representando a parte final do seu primeiro nome, Floresta é o sítio onde nasceu, Brasileira é uma referência nacionalista para quem teve de viver fora do país, e a palavra Augusta está diretamente ligada à lembrança de seu marido Manoel Augusto de Faria Rocha, pai de sua filha Lívia.

Nísia Floresta começou sua vida literária em 1831, publicando em jornal de Pernambuco artigos defendendo o ideal republicano , igualdade política dos sexos e liberdade aos escravos. A escritora de Papary passou a ser admirada por muitos e questionada por outros.

Foi chamada ao mesmo tempo de extraordinária, de notável, de mestiça, de indecorosa e de monstro sagrado. Devido à saúde de sua filha, Nísia foi morar na Europa em 1849 e entre idas e vindas ao Brasil, 28 anos se passaram. Nísia Floresta Brasileira Augusta morreu no dia 24 de abril de 1885, na Normandia, vítima de pneumonia, e foi enterrada no cemitério de Bonsecours. No dia 12 de setembro de 1954 seus restos mortais chegaram a sua terra natal, Papary, e foram colocados no mausoléu construído em sua homenagem.

Gentílico: florestense ou nísia-florestense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Vila Imperial de Papari, pelo decreto nº 45, de 3008-1833 ou por decreto nº 44, de 29-08-1833, subordinado ao município de São José de Mipibú.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Vila Imperial de Papari, pela resolução provincial nº 242, de 18-102-1852, desmembrada de São José de Mipibú. Constituído do distrito sede. Instalado em 07-01-1853.

Elevado à condição de cidade e sede municipal com a denominação de Papari, pelo decreto nº 12, de 01-02-1890.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pela lei estadual nº 146, de 23-12-1948, o município de Papari passou a denominar-se Nísia Floresta.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município de Nísia Floresta ex-Papari é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alterações toponímicas municipais

Vila Imperial de Papari para simplesmente Papari alterado, pela resolução provincial nº 242,de18-02-1852.Papari para Nísia Floresta alterado, pela lei estadual nº 146, de 23-12-1948.

Fonte: IBGE