Nordeste Região de Açu

Tudo sobre Afonso Bezerra

Guia completo, dados e turismo em Rio Grande do Norte.

População (2022)
10.839
PIB Total
R$ 138,27 Mi
Per Capita
R$ 12.756,25
Área (km²)
576,200
IDH / Bioma
Caatinga
📅

Quando ir

Outubro

O clima é mais ameno e as festividades locais começam a acontecer, proporcionando uma rica experiência cultural.

🛡️

Segurança

A cidade possui um ambiente tranquilo, ideal para famílias e visitantes em busca de sossego.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Afonso Bezerra, localizado no estado do Rio Grande do Norte, é um pequeno município com uma rica história e um ambiente natural singular. Com uma população de cerca de 10.839 habitantes, a cidade é cercada pelo bioma da caatinga, oferecendo uma experiência única para aqueles que buscam explorar a cultura nordestina e suas tradições.

Principais Atrações

Capela de Nossa Senhora da Conceição

Uma capela histórica que simboliza o desenvolvimento da cidade e é centro de diversas atividades religiosas na região.

Caminho do Rio Salgado

Uma trilha que acompanha as margens do rio, onde os visitantes podem apreciar a flora típica da caatinga e a tranquilidade do local.

Dúvidas Comuns

? Como chegar a Afonso Bezerra?

A cidade pode ser acessada por estrada a partir das principais cidades do RN, como Natal e Mossoró.

? Quais as opções de hospedagem na cidade?

Existem pousadas e casas de temporada que oferecem acomodações simples e acolhedoras.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Afonso Bezerra?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Afonso Bezerra Rio Grande do Norte - RN

Histórico

Vestígios como panelas de barro e lanças de pedras revelam traços dos primeiros habitantes da região, os índios Tapuios.

Nos idos de 1850, a fazenda Caropebas situada às margens do rio Salgado deu origem ao povoado que recebeu o nome da fazenda.

Os primeiros povoadores da localidade, Augustinho Barbosa da Silva, Tenente-Coronel Antônio Francisco Bezerra, Tenente José Alexandre Solino da Costa e Vicente Ferreira Barbosa eram agricultores e criadores. Em 1865, José Avelino Bezerra, seguiu como voluntário do exército para a luta contra o ditador paraguaio, Francisco Solano Lopes.

Em 1894, o fazendeiro Alexandre Avelino Bezerra ergueu a capela de Nossa Senhora da Conceição, tendo a partir daí o povoado progredido com a construção de escola e de casas comerciais em torno da igreja. A primeira missa foi celebrada em 1902 pelo Cônego Sabino Coelho.

Um acontecimento marcou em 1907, a história de Carapebas foi o nascimento de seu ilustre filho e escritor Afonso de Ligório Bezerra que apesar de ter falecido precocemente, aos 23 anos de idade, conseguiu com seu talento ultrapassar os limites de sua terra. Carapebas então povoado do município de Angicos, continuou progredindo com a passagem da linha férrea em 1919, com a chegada dos Correios em 1920 e com o serviço telefônico em 1926.

Em 1931, um ano após o falecimento do escritor Afonso de Ligório Bezerra, seu ex-professor Bibiano Bezerra propôs a mudança do nome do povoado e o prefeito provisório de Angicos assinou o Ato dando à terra do Cará o nome de Afonso Bezerra.(Cará nome do peixe de água doce existente na localidade). Através da Lei nº 20, de 27 de outubro de 1953, Afonso Bezerra foi desmembrado de Angicos, tornando-se município do Rio Grande do Norte.

Gentílico: afonso-bezerrense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Afonso Bezerra, pelo decreto estadual nº 603, de 31-10-1938, subordinado ao município de Angicos.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito figura no município de Angicos.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Afonso Bezerra, pela lei estadual nº 20, de 27-10-1953, desmembrado de Angicos. Sede no antigo distrito de Afonso Bezerra. Constituído do distrito sede. Instalado em 02-12-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE