Nordeste Região de Canguaretama

Tudo sobre Goianinha

Guia completo, dados e turismo em Rio Grande do Norte.

População (2022)
26.741
PIB Total
R$ 546,58 Mi
Per Capita
R$ 20.439,62
Área (km²)
192,300
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

setembro

Neste mês, as temperaturas são amenas e a cidade celebra a festa de São Miguel Arcanjo, oferecendo uma experiência rica em cultura e tradições locais.

🛡️

Segurança

Goianinha é considerada uma cidade tranquila, com baixos índices de criminalidade, proporcionando segurança aos turistas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Goianinha, localizada no coração do Rio Grande do Norte, é um município que mescla história e natureza, situado em um dos biomas mais ricos do Brasil, a Mata Atlântica. Com uma população de 26.741 habitantes, a cidade oferece uma visão fascinante sobre as suas origens, que remontam a 1635, e a influência dos índios Janduís e colonizadores holandeses. Venha explorar as maravilhas culturais e naturais dessa encantadora cidade!

Principais Atrações

Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo

Uma das principais igrejas da cidade, famosa por sua arquitetura e relevância histórica, sendo um ponto de encontro para a comunidade e turistas.

Praia de Pipa

Embora não esteja localmente em Goianinha, a Praia de Pipa, próxima à cidade, é famosa por suas paisagens deslumbrantes e vida noturna vibrante.

Caminho do Maracujá

Um percurso que permite o contato com a natureza e a produção local, com belas vistas e oportunidades de degustação de produtos típicos.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor época para visitar Goianinha?

Setembro é a melhor época, quando as temperaturas estão agradáveis e há festividades tradicionais.

? Existem opções de hospedagem em Goianinha?

Sim, a cidade oferece diversas opções de hospedagem, desde pousadas simples até hotéis mais confortáveis.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Goianinha?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Goianinha Rio Grande do Norte - RN

Histórico

EM 1635, o atual Município de Goianinha tinha o nome de Goacana, ou Viajana e era ocupado pelos índios Janduís, descendentes dos Cariris.

Meio século depois, a região já contava com uma população de brancos, possivelmente holandeses, localizados na ilha de Guaraíras, onde construíram fortificações contra os ataques indígenas.

Há divergência sobre o início da exploração, das terras, mas, segundo a tradição, a formação do núcleo populacional foi decorrente das sesmarias doadas a vendedores ambulantes, procedentes de Goiana Grande, Pernambuco, entre 1679 e 1690.

O primeiro nome dado à região - Goiana - vem do vocábulo tupi Guaiana - "abundância de caranguejos". No século XVIII apareceu o topônimo Goianinha - Goiana Pequena - para distingui-la de Goiana Grande.

Gentílico: goianiense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de vila com a denominação de Goianinha, pelo decreto de 07-08-1832. Sede na povoação de Goianinha ex-Arez. Confirmado pela Resolução do Conselho do Governo de 1104-1833.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município aparece constituído de 4 distritos: Goianinha, Espírito Santo, Piau e Tibau.

Elevado à categoria de cidade com a denominação de Goianinha pela lei estadual nº 712, de 0911-1928.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município aparece constituído do distrito sede. Não figurando os distritos de Espírito Santo, Piau e Tibau.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Pela lei estadual nº 61, de 21-12-1953, é criado o distrito de Espírito Santo ex-povoado e anexado ao município de Goianinha.

Pela lei estadual nº 960, de 30-11-1953, é criado o distrito de Tibau e anexado ao município de Goianinha.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 3 distritos: Goianinha, Espírito Santo e Tibau.

Pela lei estadual nº 2315, de 20-12-1958, o distrito de Tibau passou a denominar-se Tibau do Sul.

Pela lei estadual nº 2586, de 20-12-1959, desmembra do município de Goianinha o distrito de Espírito Santo, para formar o novo município de Várzea.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Goianinha, e Tibau do Sul ex-Tibau.

Pela lei estadual nº 2863, de 03-04-1963, desmembra do município de Goianinha o distrito de Tibau do Sul. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE