Nordeste Região de Açu

Tudo sobre Itajá

Guia completo, dados e turismo em Rio Grande do Norte.

População (2022)
7.292
PIB Total
R$ 99,45 Mi
Per Capita
R$ 13.637,55
Área (km²)
203,600
IDH / Bioma
Caatinga
📅

Quando ir

Setembro

As temperaturas são mais amenas e há menor incidência de chuvas, proporcionando uma melhor experiência para explorar a cidade e seus arredores.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura para os visitantes, mas é sempre recomendado ter precauções normais em áreas menos movimentadas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Itajá, localizado no estado do Rio Grande do Norte, é uma cidade rica em história e cultura, com uma população de aproximadamente 7.292 habitantes. Situada no bioma da Caatinga, Itajá remonta sua origem a uma fazenda de gado no início do século 19, onde influentes figuras como Alferes Guilherme Lopes Viégas e Tenente Antônio Lopes Viégas foram fundamentais para o desenvolvimento da região. O cenário histórico e as belezas naturais tornam Itajá um destino único para os visitantes.

Principais Atrações

Igreja Matriz de Itajá

Um belo exemplar da arquitetura religiosa local, localizada no centro da cidade, que abriga festas e celebrações tradicionais.

Praça de Eventos

Espaço onde ocorrem festivais e eventos comunitários, ideal para conhecer a cultura local e interagir com os habitantes.

Dúvidas Comuns

? Qual a principal atividade econômica em Itajá?

A principal atividade econômica de Itajá é a agropecuária, com forte presença da criação de gado.

? Como é o clima em Itajá?

Itajá possui um clima semiárido, com temperaturas que podem variar entre 20°C e 35°C durante o ano.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Itajá?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Itajá Rio Grande do Norte - RN

Histórico

Um pequeno núcleo de moradias surgiu ao redor de uma fazenda de gado, nos idos de 1800. O principais pioneiros e fundadores da localidade foram o Alferes Guilherme Lopes Viégas, proprietário de muitas terras herdadas de seu pai, e o Tenente Antônio Lopes Viégas, conhecido como fundador de Angicos. No ano de 1803, Guilherme Lopes já estava plenamente instalado numa área por ele chamada de Pernambuquinho, numa referência a Pernambuco, seu Estado de origem.

Foi exatamente em torno dessa propriedade, num local onde vários caminhos se encontravam, que nasceu o povoamento do Saco. O alferes Guilherme Lopes Viégas teve dois casamentos e dezenove filhos, contribuindo, decisivamente, com seu trabalho e seus descendentes, para o crescimento do povoado. O seu solene nome, Lopes de Viégas, passou a serdistorcido por muitos, que chamavam de "Lotes de Éguas". Por isso, os seus descendentes tiraram a palavra Viégas, que representava a fidalguia espanhola, e assim a principal família da história da localidade passou a se chamar apenas Lopes. O educador pioneiro do povoado foi o padre Luiz Guimarães, que depois de ser suspenso das Ordens decidiu morar na localidade e trabalhar na educação das pessoas.

Esse trabalho foi seguido, em 1940, por outros bravos educadores, destacando-se os professores Estevam Egídio Pessoa, Cecília da Silva e Maria Antonieta da Silva. Mais tarde, em 1955, começava a atuação da educadora Libânia Lopes Pessoa, que ficou conhecida pelo seu trabalho junto à juventude local. No ano de 1950, o povoado mudou de nome, passando a se chamar Itajá, palavra do idioma tupi-guarani que significa Terras de Pedras.

A partir de 1970 o povoado de Itajá começou a se desenvolver mais rapidamente, primeiro com a chegada da energia elétrica e das telecomunicações e ,depois, com a instalação de sua primeira cerâmica, por iniciativa de João Eudes Ferreira, abrindo caminho para a implantação de um pólo cerâmico. Devido à prosperidade econômica de Itajá, vinda do pólo cerâmico, da agricultura, da extração da cera de carnaúba e da semente de oiticica, além de uma crescente produção de leite, os filhos da terra iniciaram a luta pela sua autonomia política. No dia 26 de julho de 1992, através da Lei nº 6.299, Itajá foi desmembrado de Ipanguaçu e elevado à condição de município do Rio Grande do Norte.

Gentílico: Itajaense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Itajá, pela lei estadual nº 6299, de 26-06-1992, desmembrado de Ipanguaçu. Sede no atual distrito de Itajá ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE