Nordeste Região de Santo Antônio - Passa e Fica - Nova Cruz

Tudo sobre Lagoa d’Anta

Guia completo, dados e turismo em Rio Grande do Norte.

População (2022)
6.654
PIB Total
R$ 70,84 Mi
Per Capita
R$ 10.646,08
Área (km²)
105,700
IDH / Bioma
Caatinga
📅

Quando ir

De agosto a novembro

Nesta época, as temperaturas são mais amenas e a possibilidade de chuvas no final do ano proporciona uma paisagem mais verde e agradável para passeios ao ar livre.

🛡️

Segurança

Lagoa d'Anta é considerada uma cidade tranquila, mas é sempre recomendado tomar precauções básicas como evitar locais isolados à noite.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Lagoa d'Anta é uma encantadora cidade no Rio Grande do Norte, com uma rica história que remonta ao século XVIII. A região, situada no bioma da Caatinga, destaca-se por suas paisagens naturais e pela hospitalidade de seu povo. Com uma população de aproximadamente 6.654 habitantes, Lagoa d'Anta oferece uma experiência única aos visitantes que buscam conhecer as tradições e a cultura local.

Principais Atrações

Capela de Lagoa d'Anta

Uma bela capela que reflete a história e a fé dos moradores locais, ideal para quem deseja entender a cultura religiosa da região.

Cascata do Jacu

Uma atração natural que encanta os visitantes com suas águas cristalinas e a beleza do entorno. Perfeita para um dia de piquenique e lazer.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a Lagoa d'Anta?

A melhor forma é de carro, podendo ser acessada por estradas que ligam a cidade a Nova Cruz e outras localidades próximas.

? Existem opções de hospedagem na cidade?

Sim, Lagoa d'Anta oferece algumas pousadas e casas de aluguel para os visitantes.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Lagoa d’Anta?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Lagoa d’Anta Rio Grande do Norte - RN

Histórico

A SESMARIA localizada perto da Lagoa D’ Anta, existente nas proximidades do rio Jacu, foi adquirida por João Bernardo da Silva. Suas terras haviam pertencido ao Padre David Muniz Gomes.

A Lagoa tomou o topônimo legitimamente português D’Anta, "denominação" de velhas famílias de bom sangue", talvez de ignorado posseiro inicial, que acabou perdendo o apóstrofo, originando danta ou dantas, divulgado por todo Brasil.

O povoamento da região, que teve início nos fins do século XVIII, foi motivado pela implantação das fazendas de gado, em torno das lagoas ali existentes.

Entretanto, somente a partir de 1920, com a construção de estradas interligando o município de Nova Cruz, ao qual pertencia, com as pequenas povoações é que o povoado de Lagoa D’Anta iniciou o seu progresso econômico, época em que foram surgindo as primeiras edificações como a capela, a escola até se tornar município de 1962.

Gentílico: lagoa-dantense

Formação Administrativa

Elevado á categoria de município com a denominação de Lagoa d´Anta, pela lei estadual nº 2788, de 11-05-1962, desmembrado de município de Nova Cruz, sede no atual distrito de Lagoa d´Anta. Constituído do distrito sede. Instalado em, 30-03-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE