Nordeste Região de Mossoró

Tudo sobre Baraúna

Guia completo, dados e turismo em Rio Grande do Norte.

População (2022)
26.913
PIB Total
R$ 746,40 Mi
Per Capita
R$ 27.733,88
Área (km²)
825,700
IDH / Bioma
Caatinga
📅

Quando ir

dezembro

As temperaturas são mais amenas e há menor probabilidade de chuvas, o que favorece as atividades ao ar livre.

🛡️

Segurança

Baraúna é considerada uma cidade tranquila, com baixos índices de criminalidade, proporcionando uma boa experiência para os visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Baraúna é uma encantadora cidade do Rio Grande do Norte, que se destaca por seu rico histórico e pela beleza do bioma da caatinga. Antiga 'Rancho do Sabiá', essa localidade tem raízes profundas na cultura nordestina e é um destino ideal para quem deseja explorar o interior potiguar.

Principais Atrações

Capela de Baraúna

Um importante marco histórico e religioso da cidade, a Capela é um espaço de devoção que atrai tanto moradores quanto visitantes.

Mercado Público de Baraúna

Um local vibrante onde é possível encontrar produtos locais, artesanato e experimentar a culinária típica da região.

Dúvidas Comuns

? Quais são as opções de hospedagem em Baraúna?

Baraúna possui algumas pousadas e hotéis simples que atendem visitantes, além de opções em cidades vizinhas como Mossoró.

? É fácil se locomover pela cidade?

Sim, Baraúna é uma cidade pequena, tornando fácil a locomoção a pé ou de veículo.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Baraúna?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Baraúna Rio Grande do Norte - RN

Histórico

Seu nome primitivo foi "Rancho do Sabiá", denominação posta por tropeiros que, em época distante, faziam de burro, a travessia entre Mossoró/RN – Russas/CE. Continuou a ser assim chamada, até 1935, quando a Prefeitura de Mossoró inaugurou o primeiro poço artesiano da regíão, hoje locado no centro da cidade, passando a ser conhecida como Baraúna, localidade onde, com a construção da Capela, Escola e algumas casas, teve início a povoação.

A partir de 1940, desenvolveu-se a indústria madeireira seguida de perto pela agricultura e pecuária, principais colunas de sua estrutura econômica de então.

A febre da indústria madeireira entrou em declínio, mas, a agricultura e a pecuária já haviam adquirido estabilidade, e, no dia 15 de dezembro de 1981, através da Lei Estadual Nº 5.107, foi definitivamente desmembrado de Mossoró, tornando-se autônomo, conservando o nome de Baraúna, que vem de "ïbirá-una" a madeira preta. Atualmente é um grande produtor de melão melancia, mamão, e manga. E sede de comarca de primeira entrância.

Gentílico: baraunense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Baraúna, pela lei estadual nº 889, de 17-11-1953, subordinado ao município de Mossoró.

Em divisão territorial datada de I-VII-1960, o distrito Baraúna figura no município de Mossoró.

Assim permanecendo em divisão territorial datada I-VI-1995. Elevado à categoria de município com a denominação de Baraúna, pela lei estadual nº 5107, de 15-12-1981, desmembrado de Mossoró. Sede no antigo distrito de Baraúna. Constituído do distrito sede. Instalado em 31-01-1983.

Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE