Nordeste Região de São Paulo do Potengi

Tudo sobre São Tomé

Guia completo, dados e turismo em Rio Grande do Norte.

População (2022)
9.972
PIB Total
R$ 111,78 Mi
Per Capita
R$ 11.208,99
Área (km²)
862,600
IDH / Bioma
Caatinga
📅

Quando ir

Setembro

Durante este mês, as temperaturas são amenas e as chuvas são escassas, tornando o clima propício para passeios ao ar livre e exploração das belezas naturais.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura, com uma atmosfera tranquila e amigável para os visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

São Tomé é uma encantadora cidade do Rio Grande do Norte, situada em uma região de rica história e cultura. Com uma população de aproximadamente 9.972 habitantes, a cidade é um ótimo destino para quem busca tranquilidade e contato com a natureza. O bioma predominante é a Caatinga, oferecendo paisagens únicas e um ecossistema diversificado.

Principais Atrações

Igreja Matriz de São Tomé

Uma das principais igrejas da cidade, conhecida por sua bela arquitetura e importância histórica.

Fazenda Barra

Local de importância histórica que deu origem ao povoamento da cidade, com características arquitetônicas do período colonial.

Caminhos da Caatinga

Trilhas que permitem explorar a rica biodiversidade da Caatinga, com possibilidade de avistar fauna e flora típicas da região.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atração em São Tomé?

A Igreja Matriz é a principal atração da cidade, atraindo visitantes pela sua história e beleza arquitetônica.

? Como chegar a São Tomé?

São Tomé pode ser acessada por carro pelas rodovias estaduais que conectam as principais cidades do Rio Grande do Norte.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em São Tomé?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

São Tomé Rio Grande do Norte - RN

Histórico

Com o território dividido em sesmarias, Francisco Diniz da Penha, requereu e obteve em 10 de janeiro de 1736, a Carta de Data e sesmarias do Pica-Pau.

De posse da Data, Francisco Diniz edificou uma fazenda de gado, construiu as primeiras casas, estabeleceu as primeiras culturas e permaneceu em atividade ao longo do tempo, mesmo tendo sua área reduzida.

A povoação da região começou a acontecer de maneira esparsa, com várias prosperidade sendo instaladas. Um dos importantes proprietários da região foi José da Costa Vilarinho, que nos idos de 1758, possuía grande faixa de terra compreendida entre a Data Pica-Pau e a Pedra Preta, situadas nas proximidades do rio Potengi.

Mas o povoamento propriamente dito começou a existir a partir da Fazenda Barra, inicialmente pertencente ao Coronel Francisco de Araújo Correia. Mesmo dividida, no ano de 1870, e suas terras dispersas entre muitos donos, a Fazenda Barra veio a dar origem ao povoado de São Tomé.

Por volta de 1890, a localidade tinha uma casa comercial pertencente a Tomás de Moura Barbosa, chamada Bodega.

Em torno da Bodega de seu Tomás, foram construídas várias moradias e o povoado começou a tomar forma, aglutinando novas famílias interessadas no trabalho agrícola, na mobilização em torno do algodão e nas boas condições que o lugar oferecia para a criação de gado. Com o crescimento do povoado, os irmãos Inácio Bezerra de Melo e Francisco Antônio de Melo construíram uma capela a Nossa Senhora da Conceição, entre os anos de 1894 e 1896. Em 1922, São Tomé tinha escola, serviços públicos e seu centro populacional já contava com três ruas e muitas casas, devidamente enfileiradas.

O município de São Tomé foi criado pela Lei estadual nº 698, de 29 de outubro de 1928, desmembrado de Lajes, Macaíba, Santa Cruz e Currais Novos

Gentílico: são-tomeense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município com a denominação de São Tomé, pela lei estadual nº 698, de 29-10-1928, desmembrados dos municípios de Santa Cruz, Currais Novos, Lages, São Gonçalo e Macaíba. Sede no atual distrito de São Tomé. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1929.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decerto estadual nº 603, de 31-12-1938, é criado o distrito de Barcelona e anexado ao município de São Tomé.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 2 distritos: São Tomé e Barcelona.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Pela lei estadual nº 2331, de 17-12-1958, desmembra do município de São Tomé o distrito de Barcelona. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE