Nordeste Região de Natal

Tudo sobre Bento Fernandes

Guia completo, dados e turismo em Rio Grande do Norte.

População (2022)
4.807
PIB Total
R$ 88,43 Mi
Per Capita
R$ 18.396,09
Área (km²)
301,100
IDH / Bioma
Caatinga
📅

Quando ir

Setembro

O clima é mais ameno e há festividades culturais que atraem visitantes.

🛡️

Segurança

Relativamente seguro, com um baixo índice de criminalidade.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bento Fernandes é um encantador município no Rio Grande do Norte, localizado em meio ao belo bioma da Caatinga. Com uma população de 4.807 habitantes, a cidade possui um rico histórico que remonta ao seu nome original, Barreto, e a vida do agricultor Bento Fernandes de Macedo, que deu nome à cidade. A presença de suas tradições e a espiritualidade local são evidentes na Capela do Sagrado Coração de Jesus, que ainda permanece como um marco da história local.

Principais Atrações

Capela do Sagrado Coração de Jesus

Uma capela histórica onde Bento Fernandes de Macedo foi assassinado, simbolizando a luta da comunidade e persistência cultural.

Engenho Carnaubal

Um antigo engenho que representa a tradição agrícola da região, promovendo a agricultura local que foi fortalecida por Carlos Augusto Carrilho de Vasconcelos.

Dúvidas Comuns

? Quais são as principais festividades em Bento Fernandes?

As festividades religiosas e culturais, especialmente em setembro, celebrando a tradição local.

? É fácil encontrar hospedagem na cidade?

Sim, há opções de hospedagem em estilos variados, adequados para todos os orçamentos.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Bento Fernandes?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Bento Fernandes Rio Grande do Norte - RN

Histórico

Barreto, primitivo nome do município, denominava localidade e riacho, sendo seu topônimo originário de antigo posseiro, tido como fundador da situação, de quem ignora maiores vestígios históricos.

Um grande animador da povoação de Barreto, foi o senhor do Engenho Carnaubal, no Ceará-Mirim, Carlos Augusto Carrilho de Vasconcelos, erguendo a capela de São Sebastião, ativando a produção agrícola pelas compras e auxílios financeiros e construíndo uma escola.

Atual nome do município, foi dado em homenagem a Bento Fernandes de Macedo, o qual era agricultor nas campinas, com uma numerosa família de 18 filhos, honesta, laboriosa e dedicada, justificando-lhe a simpatia local. Velho delegado de polícia, morreu assassinado em maio de 1925, ao tentar debelar um tumulto, provocado por forasteiro durante festividade religiosa. A capelinha diante da qual foi morto, a Capela do Sagrado Coração de Jesus, ainda existe, embora em situação precária.

Gentílico: bento-fernandense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Barreto ex-povoado, pela lei estadual nº 2328, de 17-12-1958, subordinado ao município de Taipu.

Elevado à categoria de município com a denominação de Barreto, pela lei estadual nº 2353-A, de 31-12-1958, desmembrado de Taipu. Sede no atual distrito de Barreto ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Pela lei estadual nº 2889, de 25-06-1963, é criado o distrito de Belo Horizonte e anexado ao município de Barreto. Em divisão territorial datada de 1-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Barreto e Belo Horizonte. Pela lei estadual nº 3506, de 16-10-1967, o município de Barreto passou a denominar-se Bento Fernandes. Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 2 distritos: Bento Fernandes e Belo Horizonte. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

Barreto para Bento Fernandes alterado, pela lei estadual nº 3506, de 16-10-1967.

Fonte: IBGE