Nordeste Região de Açu

Tudo sobre São Rafael

Guia completo, dados e turismo em Rio Grande do Norte.

População (2022)
7.711
PIB Total
R$ 88,68 Mi
Per Capita
R$ 11.499,94
Área (km²)
469,100
IDH / Bioma
Caatinga
📅

Quando ir

Setembro

O clima é mais ameno e as festividades locais costumam ser mais vibrantes, aproveitando as colheitas e celebrações da cultura sertaneja.

🛡️

Segurança

A cidade tem um ambiente tranquilo e acolhedor, ideal para visitantes em busca de experiências autênticas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

São Rafael é uma charmosa cidade no Rio Grande do Norte, localizada no bioma da Caatinga. Com uma rica história que remonta ao século XVIII, suas belezas naturais e patrimônio cultural fazem dela um destino imperdível para os visitantes que buscam explorar a autenticidade nordestina.

Principais Atrações

Igreja de São Rafael

Um belo exemplar da arquitetura religiosa local que celebra a história e a cultura da cidade.

Rio Piranhas

Um lugar perfeito para relaxar e observar a natureza, com áreas para piquenique e pesca.

Monumento ao Frei Serafim

Uma homenagem ao frei que deu nome à cidade, representa um pouco da história local.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a São Rafael?

A cidade é acessível por estrada, a partir das principais cidades do RN, como Natal e Mossoró, com transporte rodoviário disponível.

? Quais atividades são recomendadas na cidade?

Além de visitar os pontos turísticos, aproveite para conhecer a gastronomia local e participar das festividades tradicionais que ocorrem ao longo do ano.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em São Rafael?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

São Rafael Rio Grande do Norte - RN

Histórico

Inicialmente chamado Caiçara, o município de São Rafael começou num aldeamento indígena, nas proximidades do rio Piranhas. Por estar nas vizinhanças do rio, logo suas terras foram aproveitadas para a criação de gado e para a plantação de lavouras, fazendo surgir um bom contingente populacional, em meados do século XVIII. O Capitão João Francisco da Costa era grande proprietário das terras de Caiçara, em 1765.

O frei Serafim de Catânia, missionário capuchinho presente na área nos anos de 1845 e 1850, mudou o nome da localidade para São Rafael. A mudança não foi bem aceita, inicialmente, pela população.

Em 1858 foi criada uma escola de alfabetização chamada Cadeira de Primeiras Letras, que ensinava ao povo o nome Caiçara, ignorando a denominação imposta pelo frei capuchinho. Mas São Rafael foi o nome que prevaleceu oficialmente.

Os mais antigos destacaram a participação sempre otimista e desbravadora do grande incentivador Luiz Martins de Oliveira Barros, que teve decisiva participação na construção do cemitério público em 1908, na edificação do galpão feito para a realização de feiras, na construção da igreja, da casa paroquial e na instalação dos serviços postais e telegráficos.

Já bem estruturada, a localidade de São Rafael passou à condição de distrito de Santana do Matos no ano de 1938.

Em 23 de dezembro de 1948, através da Lei no 146, São Rafael conquistou sua emancipação política, desmembrando-se de Santana do Matos e tornando-se município do Rio Grande do Norte.

Gentílico: são-rafaelense ou rafaelense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de São Rafael, pelo decreto lei estadual nº 603, de 31-101938. subordinado ao município de Santana do Matos.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de São Rafael, figura no município de Santana do Matos.

Elevado à categoria de município com a denominação de São Rafael pela lei estadual nº 146, de 23-12-1948, desmembrado do município de Santana do Matos. Sede no antigo distrito de São Rafael ex-localidade. Constituído do distrito sede. Instalada em 01-01-1949.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE