Centro-Oeste Região de Catalão

Tudo sobre Ouvidor

Guia completo, dados e turismo em Goiás.

População (2022)
7.200
PIB Total
R$ 765,40 Mi
Per Capita
R$ 106.305,42
Área (km²)
413,800
IDH / Bioma
Cerrado e Mata Atlântica
📅

Quando ir

abril

O clima é ameno e ocorrem festas locais que atraem visitantes.

🛡️

Segurança

A cidade é tranquila e segura, ideal para passeios a pé.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Ouvidor, Goiás! Uma charmosa cidade com rica história e belezas naturais, localizada entre o Cerrado e a Mata Atlântica. Conhecida por sua tranquilidade e por ser um ponto de encontro entre a cultura goiana e mineira, Ouvidor é o destino perfeito para quem busca um passeio relaxante e cheio de descobertas.

Principais Atrações

Praça do Povo

Um espaço ao ar livre com árvores, bancos e áreas para recreação, ideal para um piquenique em família.

Igreja Matriz de Ouvidor

Uma bela construção histórica, símbolo da fé e cultura local, com arquitetura típica da época da fundação da cidade.

Ribeirão Ouvidor

Um lugar perfeito para passeios, com a natureza ao redor e a chance de apreciar a fauna e flora locais.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atração de Ouvidor?

A principal atração é a Igreja Matriz, que representa a história e cultura da cidade.

? Há opções de hospedagem na cidade?

Sim, há pousadas e casas para aluguel que oferecem conforto e hospitalidade.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Ouvidor?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Ouvidor

Goiás - GO

Histórico

Sabe-se que o povoado de Ouvidor teve início quando, naquela região, pertencente, na época, ao Município de Catalão, foi construída a estrada de ferro Rede Mineira de Viação, ligando os Municípios de Monte Carmelo em Minas Gerais a Goiandira, neste Estado. Com a construção de uma estação, a região anteriormente conhecida como "Catuaba" (planta medicinal e afrodisíaca abundante na região), passou a ser chamada de estação de Ouvidor, pois ficava próxima a um ribeirão que tinha esse nome. Com a inauguração da estrada de ferro em 1922, Antônio Ferreira Goulart, mineiro vindo de Dores de Santa Juliana, dentista, mas que ali também tivera que exercer a profissão de farmacêutico, construiu uma casa próxima à estação, marcando assim o início do povoado de Ouvidor; logo depois, Adalardo Mesquita ergueu sua residência nas proximidades da estação.

Já bastante desenvolvida, em 19 de dezembro de 1948, o povoado foi elevado à categoria de Distrito de Catalão. Posteriormente, pela Lei nº 824, de 19 de outubro de 1953, tornou-se município, sendo instalado em 1º de janeiro de 1954. Com a elevação a município passou a constituir termo da Comarca de Catalão, atualmente de 3ª Entrância.

O município teve como primeiro prefeito, o Sr. Idalício da Silva, nomeado pelo governo do Estado; depois dele, já passaram pelo executivo municipal mais de 8 prefeitos, todos eleitos pelo povo.

Ouvidor está localizada na microrregião Sudeste goiano. Despertou para o progresso com a descoberta de jazidas mineirais. Em decorrência da presença de empresas mineradoras no município que, além de ocuparem terras agricultáveis, absorveram mão-de-obra de área rural, a produção agrícola perdeu importância na economia local.

Gentílico: ouvidorense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Ouvidor, ex-povoado, pela lei municipal nº 24, de 19-12-1948, subordinado ao município de Catalão.

Em divisão territorial vigente em 1-VII-1950, o distrito figura no município de Catalão.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ouvidor, pela lei estadual nº 824, de 19-10-1953, desmembrado de Catalão. Sede no atual distrito de Ouvidor ex­povoado. Constituído do distrito dede. Instalado em 01-01-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE SILVA, Antônio M. da. Dossiê de Goiás - enciclopédia regional; um compêndio de informações sobre Goiás, suas história e sua gente. Goiânia, Master Publicidade, 2001. p.595