Centro-Oeste Região de São Luís de Montes Belos

Tudo sobre Córrego do Ouro

Guia completo, dados e turismo em Goiás.

População (2022)
2.454
PIB Total
R$ 74,37 Mi
Per Capita
R$ 30.306,44
Área (km²)
462,300
IDH / Bioma
Cerrado
📅

Quando ir

Maio

Durante o mês de maio, o clima é mais ameno e as chuvas são menos frequentes, proporcionando uma experiência agradável para visitas e passeios na natureza.

🛡️

Segurança

Córrego do Ouro é um município tranquilo, com baixos índices de criminalidade, proporcionando segurança para os visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Córrego do Ouro é um encantador município localizado em Goiás, com uma rica história que remonta a 1934, quando foi fundado por incentivo do Padre Alexandre Pereira. Com uma população de 2.454 habitantes, a cidade se destaca pelo seu desenvolvimento ligado à agropecuária e uma bela paisagem do bioma Cerrado.

Principais Atrações

Igreja de Córrego do Ouro

Uma linda igreja que representa a fé e a cultura local, com arquitetura simples e acolhedora. É um dos marcos históricos da cidade, onde os primeiros moradores se reuniam.

Rio Fartura

Um dos principais atrativos naturais da região, perfeito para quem busca lazer e atividades ao ar livre, como piqueniques e pesca.

Dúvidas Comuns

? Qual a melhor forma de chegar a Córrego do Ouro?

A melhor forma de chegar a Córrego do Ouro é de carro, através da BR-153, com acesso a partir de Goiânia ou outras cidades próximas.

? Quais são as principais atividades para fazer na cidade?

Os visitantes podem explorar a natureza ao redor, participar de festas locais e visitar pontos turísticos históricos como a Igreja de Córrego do Ouro e o Rio Fartura.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Córrego do Ouro?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Córrego do Ouro

Goiás - GO

Histórico

O povoado de Córrego do Ouro iniciou-se em 1934, por incentivos do Padre Alexandre Pereira. Suas terras excelentes e a construção de uma ponte sobre o Rio Fartura favoreceram a vinda de várias famílias com vistas à agropecuária.

Para acelerar o desenvolvimento urbano, foi feita a doação de uma gleba para a formação do patrimônio, por Benedito Cordeiro de Paula, Benedito Cordeira da Silva, Benedito Abadia Monteiro, Antônio Jacó de Araújo, Augusto e Ivo Pires de Faria.

Em torno de um rancho, improvisado em igreja, foram surgindo as primeiras moradias, com predominância de elementos ligados à agricultura e à pecuária.

Crescendo gradativamente, em 6 de outubro de 1948 o povoado passou a distrito, pela Lei Municipal nº 6 da Câmara Municipal de Goiás.

A autonomia foi concedida pela Lei Estadual nº 776, de 24 de setembro de 1953, instalando-se o município em 1º de janeiro de 1954, desmembrando-se de Goiás.

O topônimo tem origem no córrego do mesmo nome, que banha o município e no ouro, largamente extraído.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Córrego do Ouro, ex-povoado, pela lei municipal nº 21, de 06-10-1948, subordinado ao município de Goiás.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Córrego do Ouro, figura no município de Goiás.

Elevado à categoria de município com a denominação de Córrego do Ouro, pela lei estadual nº 776, de 24-11-1953, desmembrado de Goiás. Sede no antigo distrito de Córrego do Ouro. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: www.citybrazil.com.br