Centro-Oeste Região de Anápolis

Tudo sobre Ouro Verde de Goiás

Guia completo, dados e turismo em Goiás.

População (2022)
4.057
PIB Total
R$ 150,00 Mi
Per Capita
R$ 36.973,38
Área (km²)
208,800
IDH / Bioma
Cerrado
📅

Quando ir

maio

As temperaturas são amenas e as chuvas são menos frequentes, permitindo uma melhor exploração das belezas naturais da cidade.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura, com baixos índices de criminalidade, proporcionando tranquilidade aos visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Ouro Verde de Goiás é uma cidade encantadora localizada no coração do Cerrado brasileiro. Fundada em 1964, a cidade possui uma rica história que remonta à década de 1930, quando um pequeno povoado conhecido como Boa Vista do Matão começou a se desenvolver em torno de uma capela dedicada a São Sebastião. Com uma população de cerca de 4.057 habitantes, Ouro Verde é ideal para quem busca um destino tranquilo, repleto de cultura e tradições.

Principais Atrações

Capela de São Sebastião

Uma capela histórica que marca o início do povoado e é um símbolo da cidade.

Praça Central

Um local agradável para passeios, com eventos locais e feiras. Ideal para relaxar e sentir a atmosfera da cidade.

Parque Natural do Cerrado

Uma área preservada do Cerrado, com trilhas e fauna diversificada, ideal para ecoturismo.

Dúvidas Comuns

? Quais são as opções de hospedagem em Ouro Verde de Goiás?

A cidade oferece pousadas e hotéis simples, com preços acessíveis e conforto básico.

? Como é o acesso a Ouro Verde de Goiás?

O acesso é feito principalmente por estrada, com boas ligações a cidades vizinhas como Anápolis e Goiânia.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Ouro Verde de Goiás?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Ouro Verde de Goiás

Goiás - GO

Criado pela Lei Estadual nº 4.595 de 1 de outubro de 1963, desmembrado de Anápolis. Sede no atual distrito Ouro Verde ex-Matão. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1964.

A formação do povoado "Boa Vista do Matão" teve início no mês de julho de 1935,quando José Gomes dos Santos doou uma área de terras da fazenda Matão, Município de Anápolis,para a construção de uma capela sob a invocação de São Sebastião. Em torno da capela surgiram as moradias de Marciano de Souza França e Miguel Gomes dos Santos, considerados os fundadores da localidade. Posteriormente, incentivados pelos pioneiros, estabeleceram-se no local, com casas comerciais, Alírio Santana Ramos,João Mariano e José Pimenta, pioneiros na atividade.

O povoado, inicialmente denominado Boa Vista do Matão, obteve acelerado crescimento no setor de agricultura e criação de gado, em decorrência da alta fertilidade das terras, passando à condição de distrito, em 12 de julho de 1948, pela Lei Municipal nº 57,com o topônimo de Matão, em virtude da vasta extensão de matas que o circundava.

Em 1963, perdeu grande área territorial para o novo Distrito de Rodrigues Nascimento.E em 1º de outubro de 1963, ascendeu à condição de município, instalado em 1º de janeiro de 1964, com a denominação definitiva de Ouro Verde de Goiás, em decorrência das extensas lavouras de café e da qualidade superior do produto.

Fonte:

Autor do Histórico: Deísa Divina da Silva Machado

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

O município foi criado pela Lei Estadual nº 4.592, de 01 de outubro de 1963, que concedeu foros de cidade `a Sede Municipal, instalado em 01 de janeiro de 1964. Na Divisão administrativa de 1911, não figurou na área de seu território, nenhum outro povoado ou vila.

ORGANIZAÇÃO JUDUCIÁRIA

O município pertence à Comarca de Anápolis, onde tem a sua representação judiciária.

TURISMO E EVENTOS

No município não existem atrações turísticas, apenas possui dois Eventos religiosos, que são: a Festa de São Sebastião e a Festa de Nossa Senhora de Fátima.

ASPÉCTOS FÍSICOS

SITUADO na Mesorregião do Centro Goiano e na Microrregião de Anápolis, com uma área territorial de 209,72 km2, é limitado pelos municípios de Petroliona de Goiás, Anápolis, Campo Limpo de Goiás, Nerópolis, Nova Veneza e Damolândia. A sede municipal tem a sua posição geográfica determinada pelo paralelo de 16º 03’ 40" de latitude sul em sua interseção com o merediano de 49º 03’ 13" de longitude oeste. No seu relevo pode-se destacar as Serras: Do Mizael, Pedra do Sabão, Pelada e Taboca. Na sua hidrografia destacam-se os Ribeirões: Dos Gonçalves, Padre Souza e Cachoeira e os córregos: Dos Criolos, Macaúba, Vertente do Lucas, matinha, entre outros. O clima do município, varia numa temperatura média anual de 22ºC, oscilando até os 28ºC.

Autor do Complemento: JOVERCINO ALEXANDRE DOS SANTOS