Nordeste Região de Piripiri

Tudo sobre Pedro II

Guia completo, dados e turismo em Piauí.

População (2022)
37.894
PIB Total
R$ 386,28 Mi
Per Capita
R$ 10.193,57
Área (km²)
1.518,200
IDH / Bioma
Caatinga
📅

Quando ir

Setembro

Durante este mês, as temperaturas são amenas e a paisagem da Caatinga ganha vida com o início das chuvas, proporcionando um cenário perfeito para passeios e atividades ao ar livre.

🛡️

Segurança

Pedro II é considerada uma cidade tranquila, com baixos índices de criminalidade, tornando-a um lugar seguro para visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Pedro II, situada no coração do Piauí, é um destino que encanta por sua rica história e a beleza do bioma da Caatinga. Fundada no final do século XVIII, a cidade preserva tradições e um patrimônio cultural significativo, oferecendo aos visitantes uma experiência autêntica e relaxante.

Principais Atrações

Igreja de Nossa Senhora da Conceição

Uma capela histórica datada do final do século XVIII, representa a origem da cidade e abriga a imagem que foi trazida de Portugal.

Serra dos Matões

Um belíssimo ponto turístico com trilhas para caminhadas e vistas panorâmicas da região, ideal para os amantes da natureza.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atração de Pedro II?

A principal atração é a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, que representa a fundação da cidade.

? Como chegar a Pedro II?

Pedro II está localizada a aproximadamente 200 km de Teresina, e pode ser acessada de carro pela BR-343.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Pedro II?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Pedro II

Histórico: O Município de Pedro II, primitivamente chamado Piquizeiro, foi fundado no final do século XVIII, por João Alves Pereira, seus irmãos e alguns amigos, todos de origem portuguesa. Levados pelo espírito de regiliosadade, edificaram uma pequena capela, consagrada a Nossa Senhora da Conceição, mandando vir de Portugal uma imagem. para constituição do patrimônio da igreja, João Alves Pereira doou um quilômetro e meio de terra.

Em 1851, foi criada a paróquia de Nossa Senhora da Conceição dos Matões, denominação indicativa de que havia sido substituido o nome Piquizeiro por Matões.

Formação Administrativo:

O Povoado elevou-se a Vila e Município, com a denominação de Pedro II, em homenagem ao Imperador do Brasil, desmembrado do Município de Piracuruca, criado pela Resolução nº 367, de 11/08/1854. No ano seguinte foi estabelecido o patrimônio municipal, abrangendo todo o território correspondente à Serra dos Matões. Com a queda do Império, tomou a denominação de Matões em dezembro de 1889. O Decreto Estadual nº 50, de 21/02/1891, elevou a Vila à categoria de Cidade, com a denominação de Itamarati, em homenagem ao Palácio da Presidência da República.

O Topônimo Pedro II foi estabelecido em obdiência à Lei Estadual nº 641, de 13/07/1911.

Na divisão Adminstrativa de 1911, o Município de Pedro II figurou apenas como o Distrito Sede, criado pela Resolução Provincial nº 295, de 20/08/1851, situação em que permanece.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: EURICO ÂNGELO BEZERRA