Nordeste Região de Cajazeiras

Tudo sobre Poço de José de Moura

Guia completo, dados e turismo em Paraíba.

População (2022)
4.006
PIB Total
R$ 46,79 Mi
Per Capita
R$ 11.680,48
Área (km²)
101,000
IDH / Bioma
Caatinga
📅

Quando ir

Outubro

O clima é mais ameno e as chuvas são escassas, proporcionando ótimas condições para passeios ao ar livre.

🛡️

Segurança

Nível seguro, com baixo índice de criminalidade.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Poço de José de Moura é uma encantadora cidade localizada no Alto Sertão da Paraíba. Com uma rica história que remonta a 1825, quando Gonçalo de Moura, um vaqueiro, se estabeleceu na região, a cidade é um excelente destino para aqueles que desejam explorar a beleza do bioma da Caatinga e conhecer um pouco mais sobre a cultura nordestina.

Principais Atrações

Caminho do Vaqueiro

Uma trilha histórica que remete ao trajeto realizado por Gonçalo de Moura em sua busca por pastagens durante a seca.

Fonte Histórica

O local onde Gonçalo de Moura encontrou água durante a seca, ideal para fotos e para relembrar a importância da água na região.

Dúvidas Comuns

? Qual a melhor forma de chegar até Poço de José de Moura?

A cidade pode ser acessada de carro a partir de João Pessoa, levando cerca de 7 horas, ou de ônibus com saídas regulares.

? Há opções de hospedagem na cidade?

Sim, a cidade conta com pousadas e pequenas hospedagens que oferecem conforto ao visitante.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Poço de José de Moura?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Poço de José de Moura Paraíba - PB

Histórico

O município de Poço de José Moura, acha-se localizado no Alto Sertão da Paraíba numa distância de 540 km da Capital do Estado, João Pessoa.

No solo deste município, segundo informações colhida dos mais antigos habitantes; a primeira pessoa a pisar sobre esta terra foi o senhor Gonçalo de Moura (origem da família Moura), isto acontecendo no ano de 1825. Este era vaqueiro de Dona Tomásia de Aquino, solteirona, residente na cidade de Icó, no vizinho Estado do Ceará, cujas terras as margens direita do Rio do Peixe lhe pertenciam.

Com a seca do ano de 1825, sua patroa mandou que o vaqueiro Gonçalo de moura, procurasse entre aquelas terras um lugar onde pudesse escapar parte do seu rebanho, já bastante sofrido por causa da seca de 1824.

Partiu o vaqueiro a procura dos recursos para o rebanho, quando pousou próximo a um local onde existia uma fonte de água que no meio daquele terreno seco surgia chamado atenção, um porção de capim bem verde aparentando formato de um poço de onde jorrava água; local onde atualmente temos a velha e conhecida cacimba do gado. Desta pousada daquele vaqueiro surgiu então essa denominação de Poço, para a localidade.

Com o passar dos anos o lugar começou a ser habitado a ponto de ser tornar um povoado. Em seguida foram construindo: casas residências, prédios comerciais, escola, Igreja, etc. Aos poucos foi crescendo e se desenvolvendo contando com a participação de José de Moura, que com o dom de curar que lhe foi dado por Deus e São Geraldo, que contribuiu para que o povoado fosse conhecido e visitado por multidões dos mais variados lugares do Brasil, passando a ser um lugar de romaria, onde diariamente vinham: Pau de Arara, caminhão, carro, cavalo com pessoas e pedestre com a finalidade de expor os seus problemas a procura de soluções.

O lugar era simples e humilde, porém possuía uma bela Igreja na qual era instalado o serviço de Alto Falante – Difusora São Geraldo a única via de comunicação local e também servia para exibir uma programação de músicas variadas todas as noites, alegrando assim a população.

Gentílico: pocense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Poço, pela lei estadual nº 171, de 22-12-1959, Subordinado ao município de Antenor Navarro.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Poço, figura no município de Antenor Navarro.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 18-VIII-1988.

Pelo artigo 22, do ato das disposições constitucionais transitórias constituição estadual promulgado em 05-10-1989, o município de Antenor Navarro passou a denominar-se São João do Rio do Peixe.

Em divisão territorial datada de 17-I-1991, o distrito de Poço figura no município de São João do Rio do Peixe.

Elevado à categoria de município com a denominação de Poço de José de Moura, pela lei estadual nº 5931, de 29-04-1994, desmembrado de São João do Rio do Peixe. Sede no atual distrito de Poço de José de Moura ex-Poço. Constituído de distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

Poço para Poço de José de Moura alterado, pela lei estadual nº 5914, de 24-04-1994.

Fonte: IBGEJ