Nordeste Região de Campina Grande

Tudo sobre Puxinanã

Guia completo, dados e turismo em Paraíba.

População (2022)
14.277
PIB Total
R$ 137,84 Mi
Per Capita
R$ 9.654,48
Área (km²)
72,700
IDH / Bioma
Caatinga
📅

Quando ir

setembro

O clima é mais ameno, possibilitando passeios ao ar livre e eventos regionais.

🛡️

Segurança

A cidade apresenta um nível de segurança relativamente bom, com uma sensação de tranquilidade para os visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Puxinanã é uma encantadora cidade da Paraíba, inserida no bioma da caatinga, com uma população de aproximadamente 14.277 habitantes. A cidade é marcada por sua rica história, que remonta à construção da barragem que serviu como ponto de partida para sua colonização e desenvolvimento.

Principais Atrações

Barragem de Puxinanã

Construída na década de 1920, esta barragem é um marco histórico que fornece abastecimento de água e é um belo ponto para visitação.

Igreja Matriz de Puxinanã

Igreja de grande valor histórico e cultural, é um local de reflexão e admirável arquitetura.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atividade econômica de Puxinanã?

A economia de Puxinanã baseia-se principalmente na agricultura e em pequenos comércios locais.

? Como chegar a Puxinanã?

A cidade fica a cerca de 25 km de Campina Grande, onde é possível acessar através de transporte público ou veículo particular.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Puxinanã?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Puxinanã Paraíba - PB

Histórico

Para chegarmos à formação do atual município de Puxinanã, é preciso que antes seja mencionada a construção da barragem que se situa hoje junto à Sede Municipal, pois a construção dessa barragem foi o ponto de partida para a ocupação e colonização da região. Através de autorização do governador João Suassuna, no ano de mil novecentos e vinte e quatro, tiveram início as obras da barragem que servia para o abastecimento de água à Campina Grande. Anteriormente já existiam no local algumas casas de propriedade de José Fidélis e Severino José de Melo, além de alguns sítios mais afastados como os de Antônio Gomes do Nascimento e da família Pereira da qual o governo do Estado adquiriu o terreno para a construção do açude.

Com o projeto para ser iniciado, chegou ao local o engenheiro Rômulo Campos para a realização de estudos mais específicos e a implantação do canteiro de obras. A Igreja que é hoje a matriz do município foi doada por Antônio Gomes do Nascimento e começou a ser construída no ano de mil novecentos e cinqüenta e cinco. Dando-se início à construção da barragem, ali chegaram muitos trabalhadores que começaram a estabelecer-se a construir suas casas, formando o que se poderia chamar a início de uma povoação. No dia dez de dezembro de mil novecentos e cinqüenta e três, quando da criação do município de Pocinhos, Puxinanã, que pertencia à Campina Grande, passou a fazer parte, administrativamente, do recém-criado município.

Com o desenvolvimento da povoação, muitos habitantes começaram a lutar pela emancipação política do povoado. Entre esses bravos pioneiros da emancipação, podemos citar a família Zoroatro Coutinho, Justino de Azevedo, Pedro Rodrigues Sobrinho. Graças ao empenho de todos, a emancipação veio a onze de dezembro de mil novecentos e sessenta e um através da Lei número dois mil seiscentos e onze.

Gentílico: puxinanaense

Formação Administrativa

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Campina Grande o distrito de Puxinanã.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Pela lei estadual nº 986, de 10-12-1953, o distrito de Puxinanã deixa de pertencer ao município de Campina Grande para ser anexado ao novo município de Pocinhos.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Puxinanã, figura no município de Pocinhos.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Puxinanã, pela lei estadual nº 2611, de 11-12-1961, desmembrado de Pocinhos. Sede no antigo distrito de Puxinanã. Constituído do distrito sede. Instalado em 28-12-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Transferência distrital

Pela lei estadual nº 986, 10-12-1953, transfere o distrito de Puxinanã do município de Campina Grande para o novo município de Pocinhos.

Fonte: IBGE