Nordeste Região de Monteiro

Tudo sobre Prata

Guia completo, dados e turismo em Paraíba.

População (2022)
3.915
PIB Total
R$ 64,69 Mi
Per Capita
R$ 16.523,12
Área (km²)
192,000
IDH / Bioma
Caatinga
📅

Quando ir

Outubro

Durante o mês de outubro, as temperaturas são amenas e há menos chuvas, proporcionando melhores condições para passeios e aventuras ao ar livre.

🛡️

Segurança

A cidade possui um ambiente tranquilo, com baixo índice de criminalidade, tornando-a segura para turistas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Prata, na Paraíba! Uma encantadora cidade que é um verdadeiro tesouro da Caatinga, com uma rica história e belezas naturais. Prata é conhecida por suas águas cristalinas, que encantaram os primeiros habitantes e deram origem ao seu nome. Explore suas belezas e descubra a cultura dos prataenses!

Principais Atrações

Poço de Água de Prata

Uma fonte de águas límpidas e refrescantes, ideal para um banho relaxante e um piquenique com a família.

Igreja Matriz de Prata

Um marco histórico e arquitetônico da cidade, onde os visitantes podem admirar sua construção e participar de eventos culturais.

Caminhos da Caatinga

Trilhas que oferecem uma imersão na rica flora e fauna do bioma da Caatinga, com guias locais que compartilham saberes sobre a natureza.

Dúvidas Comuns

? Qual a melhor forma de chegar a Prata?

Prata pode ser acessada de carro ou ônibus a partir de Monteiro, que é o município mais próximo com melhores opções de transporte.

? Quais são as opções de hospedagem na cidade?

A cidade oferece algumas pousadas e pequenos hotéis que atendem bem os turistas, além de opções de aluguel por temporada.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Prata?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Prata Paraíba - PB

Histórico

Os primeiros habitantes a se fixarem no local onde se desenvolveu o Município foram Joaquim Monteiro, João Bezerra, Chico Tenório, Isabel, Vicente e Bento Aleixo.

As terras onde está situada a atual Sede Municipal pertenciam a Valentim Monteiro, doadas ao Patrimônio por seu herdeiro Manoel Lindoso, considerado o fundador da localidade.

Origem do Topônimo: originou-se de uma fonte de águas límpidas, descobertapela moradora Catarina Paz, que passou a chamá-la de Poço de Água de Prata.

Gentílico: prataense

Formação Administrativa

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Alagoa do Monteiro o distrito de Prata. Pelo decreto lei estadual nº 1164, de 15-11-1938, o município de Alagoa do Monteiro passou a denominar-se simplesmente Monteiro. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Prata figura no município de Monteiro ex-Alagoa do Monteiro. Pelo decreto lei estadual nº 520, de 31-12-1943, o distrito de Prata passou a denominar-se Mugiqui. Pela lei estadual nº 73, de 23-12-1947, o distrito de Mugiqui voltou a denominar-se Prata. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Prata ex-Mugiqui figura no município de Monteiro

Elevado à categoria de município com a denominação de Prata, pela lei estadual nº 1147,de 16-02-1955, desmembrado de Monteiro. Sede no antigo distrito de Prata. Constituído de 2 distritos: Prata e Ouro Velho ex-Boi Velho, ambos desmembrados de Monteiro. Instalado em 01-01-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Prata e Ouro Velho. Pela lei estadual nº 2615, de12-12-1961, desmembra do município de Prata o distrito de Ouro Velho. Elevado à categoria de município. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alterações toponímicas distritais

Prata para Mugiqui alterado, pelo decreto lei estadual nº 520, de 31-12-1943. Mugiqui para Prata alterado pela lei estadual nº 73, de 23-12-1947.

Fonte: IBGE