Nordeste Região de Patos

Tudo sobre Santa Teresinha

Guia completo, dados e turismo em Paraíba.

População (2022)
4.402
PIB Total
R$ 57,19 Mi
Per Capita
R$ 12.992,05
Área (km²)
358,000
IDH / Bioma
Caatinga
📅

Quando ir

Outubro

É quando ocorrem festividades locais e o clima é mais ameno, permitindo um melhor aproveitamento das atividades ao ar livre.

🛡️

Segurança

Santa Teresinha é uma cidade tranquila, com baixo índice de criminalidade, garantindo segurança ao visitante.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Santa Teresinha, localizada na Paraíba, é uma charmosa cidade com uma rica história e um belo bioma de caatinga. Com uma população de 4.402 habitantes, a cidade é conhecida por suas tradições e pela primeira missa celebrada em 1931, que marcou o início de seu desenvolvimento. Venha descobrir as belezas e a cultura de Santa Teresinha!

Principais Atrações

Capela de Santa Terezinha

Um marco religioso da cidade, onde a primeira missa foi celebrada em 1931. A capela é um belo exemplo da arquitetura local.

Feira Livre de Santa Teresinha

Um espaço vibrante que promove a cultura local, onde você pode encontrar artesanato, alimentos típicos e produtos da região.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor época para visitar Santa Teresinha?

A melhor época para visitar é em outubro, devido ao clima ameno e às festividades locais.

? A cidade tem opções de hospedagem?

Sim, Santa Teresinha oferece algumas opções de hospedagem, desde pousadas simples até alojamentos mais confortáveis.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Santa Teresinha?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Santa Terezinha Paraíba - PB

Histórico

No Sítio Cabaças, de propriedade de Pedro Soares Santos, extamente no local onde se encontra hoje a sede do município, nasceu a cidade de Santa Terezinha.

A primeira casa de tijolos foi construída por João Soares dos Santos, em 1924, a terceira casa a ser erguida no local foi da do Sr. José Vieira, o qual instalou no local uma casa comercial, a quarta casa do lugar foi construída apenas em 1928 por Francisco Rufino de Lucena, onde foi realizada, no dia 17 de outubro de 1931, a primeira missa da cidade. No mesmo ano, realizar-se-ia a primeira feira que perdurou através dos anos com grande movimentação.

Na celebração da primeira missa o celebrante, Padre José das Neves, na época vigário de Patos, solicitou que se fizesse uma coleta pública dali para frente no sentido de angariar fundos para a construção de uma capela, construção esta iniciada logo depois e concluída no ano de 1934.

O Patrimônio de Santa Terezinha, padroeira da cidade, foi doado por Pedro Pereira de Sena, enquanto Francisco Rufino de Lucena doou os meios para a formação do Patrimônio e fundação da cidade.

Gentílico: santa-terezinha

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Santa Teresinha, pelo decreto-lei estadual nº 653, de 0512-1951, subordinado ao município de Patos.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Santa Teresinha, figura no município de Patos.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960

Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Teresinha, pela lei estadual nº 2677, de 22-12-1961, desmembrado de Patos. Sede no antigo distrito de Santa Teresinha. Constituído do distrito sede Instalado em 28-12-1961.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007

Fonte: IBGE