Nordeste Região de Sumé

Tudo sobre Serra Branca

Guia completo, dados e turismo em Paraíba.

População (2022)
13.614
PIB Total
R$ 147,66 Mi
Per Capita
R$ 10.846,33
Área (km²)
686,900
IDH / Bioma
Caatinga
📅

Quando ir

Abril

As temperaturas são amenas e é o período de festas tradicionais, como as celebrações da Semana Santa.

🛡️

Segurança

A cidade é geralmente segura, mas recomenda-se o cuidado habitual em áreas urbanas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Serra Branca, localizada no coração da Paraíba, é uma cidade que mistura história rica e as belezas do bioma da caatinga. Com uma população de 13.614 habitantes, a cidade é um destino fascinante para quem deseja explorar a cultura nordestina e suas tradições. Desde os tempos em que era habitada pelos índios cariris até o desenvolvimento agrícola do século XIX, Serra Branca guarda em suas ruas as marcas de um passado vibrante e uma natureza exuberante que encanta a todos.

Principais Atrações

Capela de Santo Antônio

Uma capela histórica, construída no século XIX, que é um marco da cidade e um local perfeito para apreciar a arquitetura local.

Serra do Teixeira

Uma formação rochosa que oferece vistas deslumbrantes e é ideal para caminhadas e atividades ao ar livre.

Museu Histórico de Serra Branca

Museu que preserva a história e cultura da região, com exposições sobre a colonização e o povoamento da cidade.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a Serra Branca?

A melhor forma é de carro, através da BR-104, que conecta a cidade a Campina Grande e outras cidades próximas.

? Quais são as opções de alimentação na cidade?

Serra Branca oferece diversas opções de restaurantes e bares, com destaque para a culinária nordestina, que inclui a famosa carne de sol e pratos à base de mandioca.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Serra Branca?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Serra Branca Paraíba - PB

Histórico

A REGIÃO do Cariri foi habitada por índios cariris, hábeis oleiros. Próximo de Campina Grande, que se iniciava como vila comercial e caminho de tropeiros, atraiu habitantes de outros lugares interessados em adquirir terras férteis.

A primeira fazenda de gado, implantada por volta de 1820, recebeu o nome de Jericó. Em 1825 chegou José Pequeno e fundou uma propriedade às margens do rio Porção, com o objetivo de se proteger das grandes estiagens.

Pouco tempo depois, Francisco Aprígio de Vasconcelos Brandão, instalando sua propriedade, comprou terras dos herdeiros de Souza Leão, talvez um dos primeiros moradores do local.

Vindo de Recife, em 1877, Antero da Cunha Torreão, fixou-se como comerciante e proprietário da fazenda Melada. Com ele, veio Francisco José Limeira que, em 1889, doou terras para a construção da capela.

Em 1943, o topônimo foi mudado para Itamorotinga - em tupi: pedra-mó-toda-branca, ou simplesmente, pedra branca, alusão à serra Jatobá.

Com o antigo nome de Serra Branca foi elevada à Cidade em 1947 e nela fixava a sede do Município, situação que permaneceu até 1951. A emancipação política foi alcançada em 1960.

Gentílico: serra-branquense

Formação Administrativa

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no município de São João do Cariri

o distrito de Serra Branca. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937. Pelo decreto-lei nº 520, de 31-12-1943, o distrito Serra Branca passou a denominar-se

Itamorotinga.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Itaporanga ex-Serra Branca, figura no município de São João do Cariri.

Por ato das disposições transitórias constitucionais deste Estado promulgado em 11-06-1947, o distrito Serra Branca ex-Itamorotinga passa a ser a sede do município.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Serra Negra ex-Itamorotinga, figura com sede no município de São João do Cariri.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Elevado à categoria de municipio com a denominação de Serra Branca, pela lei estadual nº 2065, de 27-04-1959, desmembrado de São João do Cariri. Sede no antigo distrito de Serra Branca. Constituído de 4 distritos: Serra Branca, Coxixola, Santa Luzia do Cariri e Sucuru, todos desmembrados do município de São João do Cariri. Instalado em 10-04-1960.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 4 distritos: Serra Branca, Coxixola, Santa Luzia do Cariri e Sucuru

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.

Pela lei estadual nº 5910, de 29-04-1994, desmembra do município de Serra Branca o distrito de

Coxixola. Elevado à categoria de município. Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído de 3 distritos: Serra Branca, Santa Luzia do Cariri e Sucuru.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alterações toponímicas distritais

Serra Branca para Itamorotinga alterado, pelo decreto-lei estadual nº 520, de 31-12-1943. Itamorotinga para Serra Branca alterado, por Ato das Disposições Transitórias Constitucionais do Estado da Paraíba Promulgado em 11-06-1947.

Fonte: IBGE