Nordeste Região de Itabaiana

Tudo sobre Salgado de São Félix

Guia completo, dados e turismo em Paraíba.

População (2022)
11.505
PIB Total
R$ 128,64 Mi
Per Capita
R$ 11.180,88
Área (km²)
201,900
IDH / Bioma
Caatinga e Mata Atlântica
📅

Quando ir

junho

O mês de junho é ideal para visitar Salgado de São Félix devido às festividades de São João, que celebram a cultura local com danças, comidas típicas e muita animação.

🛡️

Segurança

A cidade é geralmente segura para turistas, mas recomenda-se precauções normais como em qualquer destino.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Salgado de São Félix é uma charmosa cidade localizada na Paraíba, que combina o encanto da cultura nordestina com a beleza natural dos biomas da caatinga e da mata atlântica. Fundada em meados do século XVIII, a cidade tem uma rica história marcada pela influência de diversas culturas e sua evolução ao longo dos anos.

Principais Atrações

Igreja Matriz de São Félix

Uma bela igreja histórica que data de 1876, situada no coração da cidade, é um ponto de referência e um local importante para os devotos.

Feira Livre de Salgado

A feira é um movimento comercial vibrante onde os visitantes podem encontrar produtos locais, artesanato e comidas típicas da região.

Parque Natural da Caatinga

Um espaço de preservação que oferece trilhas e uma rica biodiversidade, ideal para os amantes da natureza.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a Salgado de São Félix?

A melhor forma de chegar a Salgado de São Félix é de carro ou ônibus, a partir de major cidades como João Pessoa ou Campina Grande.

? Quais são os pratos típicos da região?

Os pratos típicos incluem a carne de sol, feijão verde, e diversas iguarias feitas com milho, além de doces como cocadas e bolo de milho.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Salgado de São Félix?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Salgado de São Félix Paraíba - PB

Histórico

EM MEADOS do século XVIII fundamentos da Missão do Pilar, dos padres jesuítas, deram origem ao atual Município. Em volta da Missão, existia reduzido número de casas.

O acentuado gosto de sal das águas dos riachos que banhavam o local originou a denominação de Salgado. Tempos depois, chegaram da Itália alguns missionários, trazendo a imagem de São Félix de Cantalice, que os moradores elegeram Padroeiro. O lugar passou a chamar-se Salgado de São Félix

Na formação do núcleo, houve influência de portugueses, holandeses, alemães e africanos. Registra a história que elevado número de cativos ali viveu, tendo-se realizado festejos durante oito dias, em comemoração à sua liberdade, a 13 de maio de 1888.

Com o progresso da localidade, sua feira tornou-se uma das mais concorridas da região, com bom movimento comercial.

A primeira capela foi construída em 1876, no mesmo local, hoje se encontra a Igreja Matriz.

O topônimo, simplificado para Salgado, foi depois mudado para Aburá e, posteriormente, restabelecido para Salgado de São Félix.

Gentílico: salgadense

Formação Administrativa

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no município de Itabaiana o distrito de Salgado. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937. Pelo decreto-lei nº 520, de 31-12-1943, o distrito de Salgado passou a denominar-se Aburá e o município de Itabaiana a denominar-se Tabaiana. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito Aburá ex-Salgado, figura no município de Tabaiana ex-Itabaiana. Pela lei estadual nº 135, de 30-09-1948, o distrito de Aburá passou a denominar-se Salgado de São Félix e o município de Itabaiana voltou a denominar-se Itabaiana. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Salgado de São Félix ex-Aburá, figura no município de Itabaiana ex-Tabaiana.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado a categoria de município com a denominação de Salgado de São Félix, pela lei estadual nº 2610 de 05-12-1961, desmembrado de Itabaiana. Sede no antigo distrito de Salgado de São Félix. Constituído do distrito sede. Instalado em 04-12-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de I-I-1979.

Pela lei estadual nº 4212, de 19-05-1981, é criado o distrito de Feira Nova e anexado ao município de Salgado de São Félix. Pela lei estadual nº 4234, de 19-05-1981, é criado o distrito de Dois Riachos e anexado ao município de Salgado São Félix. Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído de 3 distritos: Salgado de São Félix, Dois Riachos e Feira Nova. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alterações toponímicas distritais

Salgado para Aburá alterado, pelo decreto-lei estadual nº 520, de 31-12-1943. Aburá para Salgado São Félix alterado, pela lei estadual nº 135, de 30-09-1948.

Fonte: IBGE