Nordeste Região de Ipiaú

Tudo sobre Dário Meira

Guia completo, dados e turismo em Bahia.

População (2022)
10.820
PIB Total
R$ 126,14 Mi
Per Capita
R$ 11.658,13
Área (km²)
445,400
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

setembro

O clima é ameno e traz menor incidência de chuvas, ideal para explorar as belezas naturais da região.

🛡️

Segurança

A cidade é relativamente segura, com um ambiente tranquilo e acolhedor para os turistas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Dário Meira é uma encantadora cidade da Bahia, situada na Mata Atlântica, com uma rica história que remonta ao século XVIII. Com uma população de aproximadamente 10.820 habitantes, a cidade combina a beleza natural exuberante do bioma com um patrimônio cultural vibrante. Conhecida por suas origens auríferas e pela devoção a Nossa Senhora do Desterro, Dário Meira é um destino que encanta tanto os amantes da natureza quanto os apreciadores de cultura.

Principais Atrações

Capela de Nossa Senhora do Desterro

Uma capela histórica que homenageia a santa que protegeu os primeiros moradores da região. Um local de devoção e tradição.

Cajazeiras Centenárias

Árvores icônicas que marcaram a paisagem da cidade desde os tempos da fundação. Perfeitas para uma pausa em meio à natureza.

Rio Gongogi

Um dos rios que banham a cidade, ideal para passeios, pesca e contemplação da natureza exuberante que o envolve.

Dúvidas Comuns

? Quais atividades ao ar livre posso fazer em Dário Meira?

Você pode explorar trilhas, praticar pesca e avistar a rica fauna e flora da Mata Atlântica, além de realizar passeios pelas margens dos rios.

? Há opções de hospedagem na cidade?

Sim, Dário Meira oferece pousadas e pequenas acomodações que atendem a diferentes faixas de preço.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Dário Meira?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Dario Meira

Bahia - BA

Histórico

Os primeiros moradores da região em que surgiu a cidade de Dário Meira, pelos idos de 1744 e 1799, foram o sargento-mor Raimundo Gonçalves da Costa e André Rocha Pinto, que em busca de zonas auríferas, exploravam as regiões banhadas pelos rios Gongogi e Novo.

Em 1909, quando o sertanejo Gerônimo Rêgo Moutinho, com sua esposa Ana Moutinho e filhos aportaram nessas terras, foi que surgiu a primeira propriedade rural, tendo como divisas naturais cercas vivas, as célebres cajazeiras, notando-se ainda hoje, uma dessas árvores à margem esquerda da Rua José Rufino, e outras mais em vários pontos da cidade.

Ainda com a presença de índios antropófagos, foi ferida por uma flecha, a esposa do velho Gerônimo. Ferida ela, esposo e filhos fizeram prece à Nossa Senhora do Desterro, tendo conseguido afugentar os índios; em cumprimento à promessa feita, fez uma capela em honra à santa implorada, sendo o celebrante da primeira missa o Padre Exulpério Gomes. À Nossa Senhora do Desterro, Gerônimo Rêgo Moutinho doou grande faixa de terra da sua propriedade, surgindo assim as primeiras casas, depois o povoado.

Gentílico:

Formação Administrativa

Pela Lei n° 1.728, de agosto de 1924, foi criado o Distrito de Cajazeiras, sendo instalado em 29 de abril de 1925, subordinado ao Termo de Boa Nova.

Elevado à cidade, pela Lei n° 1.667, de 12 de abril de 1962, desmembrado do Município de Boa Nova, recebendo o novo município o nome de Dário Meira, em homenagem ao político boanovense, que, à época de epidemia de doenças contagiosas, sendo dono de uma pequena farmácia, socorria a população.

O município de Dário Meira é formado por distrito único, contando com os povoados de Acaraci, Ponto Novo e Planalto Íris.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: EDIGAR ALVES GOUVEIA