Nordeste Região de Santo Antônio de Jesus

Tudo sobre Santo Antônio de Jesus

Guia completo, dados e turismo em Bahia.

População (2022)
103.055
PIB Total
R$ 2,45 Bi
Per Capita
R$ 23.781,12
Área (km²)
261,300
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

junho

Junho é o mês das festividades juninas, onde a cultura nordestina é amplamente celebrada com festas, danças e comidas típicas.

🛡️

Segurança

Santo Antônio de Jesus é considerada uma cidade segura para turistas, mas recomenda-se sempre estar atento aos pertences pessoais.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Santo Antônio de Jesus é uma das cidades mais importantes do estado da Bahia, com uma rica história que remonta à época dos indígenas da Pedra Branca e à chegada dos colonos que se encantaram com suas matas e terras férteis. Com uma população de 103.055 habitantes, a cidade é um ótimo destino para quem busca conhecer um pedacinho da cultura baiana, além de se beneficiar da diversidade natural da Mata Atlântica.

Principais Atrações

Igreja Matriz de Santo Antônio

Um belo exemplo da arquitetura colonial, a igreja é um ponto de encontro para os fiéis e turistas.

Mercado Municipal

Um local vibrante onde é possível encontrar artesanato local, alimentos frescos e produtos típicos da região.

Parque da Cidade

Uma área verde ideal para caminhadas, piqueniques e lazer ao ar livre, preservando a flora nativa da Mata Atlântica.

Dúvidas Comuns

? Qual a atividade mais recomendada na cidade?

Aproveitar as festas juninas e conhecer a cultura local através de suas danças e comidas.

? Como chegar em Santo Antônio de Jesus?

A cidade é acessível por carro ou ônibus, sendo conectada por rodovias que ligam a outras cidades baianas.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Santo Antônio de Jesus?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

SANTO ANTÔNIO DE JESUS BAHIA Monografia - N.º 160 Ano: 1969

NOTAS HISTÓRICAS

No princípio, apenas descendentes dos aguerridos índios da Pedra Branca, vivendo de caça, pesca e de pequenos roçados.

Atraídos pela excelência das matas e fertilidade das terras, foram chegando os primeiros colonos. A esse tempo, já havia sido recomendada, à Relação da Bahia, proteção aos indígenas e, por Carta Régia datada de 1663, determinada reserva de uma légua quadrada de terra, para aldeamento e sustento dos silvícolas . Dentre os que obtiveram patrimônios territoriais, constam os índios da Aldeia de Santo Antônio.

De quantas sesmarias se conhecem, tudo leva a crer que foi a concedida a Antônio de Souza Andrade e João Borges de Escobar, em 1644, a mais antiga e a que mais se ajusta aos limites atuais do Município de Santo Antônio de Jesus, embora não o abranja de todo.

Relevante foi a atuação dos padres Mateus Vieira de Azevedo, José Ferreira e Bento Pereira, coadjuvados por Manuel dos Santos Carvalho e Luís Vieira de Brito, na história da colonização.

A residência do Padre Mateus Vieira de Azevedo foi transformada no primeiro povoado, graças a ereção, ali, de um Oratório, sob a invocação de Santo Antônio de Jesus. Por Provisão datada de 23 de setembro de 1777, o Oratório transformou-se em Capela, filiada à Freguesia de Nossa Senhora de Nazaré, em cujas "roças" estava situada.

O topônimo Santo Antônio de Jesus prevaleceu até 1931, quando foi simplificado para Santo Antônio. Sete anos depois, voltou a vigorar a primitiva denominação.

Formação Administrativa

O distrito de Santo Antônio de Jesus foi criado pela Lei Pronvincial n.° 448, de 19 de junho de 1852, e o Município, com um único distrito, desmembrado do Município de Nazaré, pela de n.° 1.952, de 29 de maio de 1880. Sua instalação ocorreu a 4 de março de 1883.

Dois distritos: Santo Antônio e Vargem Grande passaram a compor o Município, de 1933 a 1943. Posteriormente figura com o distrito-sede Santo Antônio de Jesus e o de Varzedo.

Por Lei de 15 de outubro de 1827, criou-se o Distrito de Paz. Termo judiciário da Comarca de Nazaré, até 31 de dezembro de 1943, quando foi criada a Comarca de Santo Antônio de Jesus.

Fonte: IBGE