Nordeste Região de Jequié

Tudo sobre Santa Inês

Guia completo, dados e turismo em Bahia.

População (2022)
10.300
PIB Total
R$ 76,18 Mi
Per Capita
R$ 7.396,50
Área (km²)
315,700
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

setembro

O clima é ameno e as chuvas são menos intensas, permitindo melhor aproveitamento das atividades ao ar livre.

🛡️

Segurança

Santa Inês é considerada uma cidade tranquila, com níveis baixos de criminalidade, proporcionando segurança aos visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Santa Inês, uma charmosa cidade localizada na Bahia e cercada pela exuberante Mata Atlântica. Com uma população de aproximadamente 10.300 habitantes, Santa Inês possui um rico histórico que remonta ao período colonial, quando primeiros exploradores se estabeleceram na região. A cidade é conhecida por sua beleza natural e pelo acolhimento de seu povo.

Principais Atrações

Igreja de Santa Inês

Uma antiga e bonita capela ampliada por Luís Teófilo Rodrigues, que representa a história e a cultura local.

Cascata do Rio Ubaíra

Uma bela cascata localizada nas proximidades, ideal para quem ama natureza e tranquilidade.

Dúvidas Comuns

? Quais são as opções de hospedagem em Santa Inês?

A cidade conta com pequenas pousadas e hospedagens familiares que oferecem conforto e um bom preço.

? É seguro fazer caminhadas nas trilhas da Mata Atlântica?

Sim, as trilhas são seguras, mas recomenda-se a companhia de guias locais para uma melhor experiência.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Santa Inês?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

A primeira penetração no território foi feita por dois genros de Francisco de Sousa Feio, residentes na sesmaria de propriedades do mesmo, que ficava onde está localizada a cidade de Ubaíra. Fazendo exploração além dos limites conhecidos, foram fixar residência num lugar que originou a atual Santa Inês.

Em 1824 houve uma grande seca que se prolongou por três anos. Os genros de Francisco de Sousa Feio, Pedro da Costa Avelar e Vicente Ferreira de Sousa, abandonaram o arraial e voltaram ao ponto de partida. Luís Teófilo Rodrigues, adquirindo uma faixa de terras incluindo o local da antiga povoação, fez construir diversas casas de telhas, ampliou a antiga capela de Santa Inês, renascendo então o arraial inicial.

O distrito de Santa Inês foi criado pela Lei estadual nº 251, de 17 de junho de 1898, figurando nos quadros de apuração do recenseamento de 1920 subordinado ao município de Areia (atual Ubaíra).

Por força da Lei estadual nº 1714, de 22 de julho de 1924, foi criado o município de Santa Inês, ocorrendo sua instalação a 26 de outubro do mesmo ano. A sede recebeu foros de cidade pela Lei estadual nº 1944, de 18 de maio de 1927.

Segundo as divisões territoriais de 1936 e 1937, como também pelo quadro anexo ao Decreto-Lei estadual nº 10724, de 30 de março de 1938; o município de Santa Inês compõe-se de três distritos: Santa Inês, Olhos d?Água e Lagoa Queimada, observando-se o mesmo no quadro territorial em vigor no qüinqüênio 1939-1943, estabelecido pelo Decreto estadual nº 11039, de 30 de novembro de 1938, onde o distrito de Olhos d?Água aparece com a nova denominação: Igatiquira.

Em virtude do Decreto-Lei estadual nº 141, de 31 de dezembro de 1943, que fixou o quadro territorial para vigorar no qüinqüênio 1944-1948, o município de Itaquara foi extinto e seu território anexado como distrito ao município de Santa Inês. Desse modo, Santa Inês figura com quatro distritos: Santa Inês, Igatiquira, Irajuba (ex-Lagoa Queimada) e Itaquara. Todavia o Decreto estadual nº 12978, de 01 de junho de 1944, que retificou o Decreto-lei estadual nº 141, restaurou o município de Itaquara, voltando Santa Inês a possuir três distritos.

Sua composição administrativa, atualmente, possui apenas o distrito-sede: Santa Inês.

Fonte: Prefeitura Municipal de Santa Inês.

Autor do Histórico: GERSON FERNANDES DE ARAÚJO