Nordeste Região de Senhor do Bonfim

Tudo sobre Filadélfia

Guia completo, dados e turismo em Bahia.

População (2022)
17.897
PIB Total
R$ 139,37 Mi
Per Capita
R$ 7.787,39
Área (km²)
570,100
IDH / Bioma
Caatinga
📅

Quando ir

Setembro

É um mês com temperaturas amenas e a possibilidade de eventos locais, como festas típicas, que atraem visitantes.

🛡️

Segurança

Filadélfia é considerada uma cidade segura, mas como em qualquer destino, é importante estar atento aos cuidados básicos.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Filadélfia, uma encantadora cidade na Bahia, é um destino que combina história rica e belezas naturais típicas do bioma da caatinga. Com uma população de 17.897 habitantes, a cidade tem muito a oferecer e é um lugar perfeito para conhecer um pouco mais da cultura nordestina e suas tradições.

Principais Atrações

Rio do Aimpim

Um belo curso d'água que foi histórico ponto de passagem para cangaceiros e que oferece paisagens naturais incríveis.

Memorial Alvino Pereira Maia

Um espaço que celebra a história local, o pioneiro Alvino Pereira Maia e a cultura da região.

Dúvidas Comuns

? Quais atividades posso fazer em Filadélfia?

Você pode explorar a natureza, visitar pontos históricos, participar de festas locais e conhecer a cultura nordestina.

? Como chegar a Filadélfia?

Filadélfia pode ser acessada de carro ou ônibus, partindo de cidades maiores como Salvador e Feira de Santana.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Filadélfia?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Filadélfia

Bahia - BA

Histórico

O Município de Filadélfia foi primitivamente habitado pelos índios Cariris (objetos arquelógicos e fatos históricos narrados). Conta-se que o lendário cangaceiro Lampião muitas vezes utilizou a região como trilha nas suas visitas ao Estado de Sergipe, passando por Queimadas, Euclides da Cunha e Pernambuco, quando "arranchava-se" em fazendas, às margens do Rio do Aimpim, que era passagem para a então emergente Belo Monte (Canudos).

Várzea do Curral, assim ficaram conhecidas essas terras que por muito tempo pertenceram ao território de Campo Formoso, em razão do grande número de várzeas e da existência dos currais do pioneiro e histórico fazendeiro Alvino Pererira Maia, homem conhecido por sua bondade e espiríto de luta, e sobre quem muitas histórias são contadas. Uma delas, diz que a Várzea do Curral passou a chamar-se "Pega Nego" devido a briga de seu Alvino com o negro morador da vizinha localidade de "Lagarto".

O pequeno arraial foi crescendo e aos poucos transformou-se em povoado, através do projeto do vereador e presbítero Eudaldo, passando a chamar-se Filadélfia, palavra grega que significa: "irmãos que se amam.

Em 1951, elegeu José Passos de Oliviera, o primeiro vereador da localidade que se integrava ao Município de Pindobaçu, elegendo posteriormente vários outros representantes.

Filadélfia criava sua própria identidade. Tornava-se pólo produtor de feijão da região e com a luta de seus filhos, que ansiavam pela emancipação do município, e sob o comando de Manelinho, através do deputado estadual João Emilio foi apresentado à Assembléia Legislativa da Bahia o projeto de lei nº 4.960, de 23 de maio de 1979, que criava o município de Filadélfia. Sua emancipação política só foi alcançada no dia 9 de maio 1985, sendo desmembrado do Município de Pindobaçu, no então governo de João Durval Carneiro, consagrando-se a grande vitória do povo filadelfense e do líder Cecentino.

Com o passar dos anos o inevitável progresso chegou, violentando as matas virgens, cortando suas terras férteis para construção da estrada que ligaria o entroncamento de Capim Grosso a Juazeiro.

Fonte: Prefeitura Municipal de Filadélfia. IBGE.

Autor do Histórico: ISRAEL VIEIRA DE CASTRO