Nordeste Região de Ipiaú

Tudo sobre Teolândia

Guia completo, dados e turismo em Bahia.

População (2022)
15.332
PIB Total
R$ 216,77 Mi
Per Capita
R$ 14.138,14
Área (km²)
317,800
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

maio

Durante o mês de maio, a vegetação da Mata Atlântica está exuberante e o clima é agradável, ideal para caminhadas e passeios ao ar livre.

🛡️

Segurança

Teolândia é considerada uma cidade tranquila, com baixo índice de criminalidade, mas é sempre recomendado ter cuidados básicos como em qualquer lugar.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Teolândia, situada na Bahia, é uma joia escondida na Mata Atlântica, com uma rica história que remonta ao tempo da travessia do Rio Preto e ao lendário João Cabeça. Com uma população de 15.332 habitantes, a cidade encanta visitantes com suas belezas naturais e seu passado fascinante.

Principais Atrações

Rio Preto

Um belo rio rodeado pela Mata Atlântica, perfeito para piqueniques e caminhadas.

Mata do Rio Preto

Uma área de exuberante vegetação da Mata Atlântica, ideal para ecoturismo e observação da fauna local.

Centro Histórico

Explore as tradições locais e a história de Teolândia, com construções que refletem o passado da cidade.

Dúvidas Comuns

? Qual a melhor forma de chegar em Teolândia?

Você pode acessar Teolândia pela BA-2, que liga Santo Antônio de Jesus a Gandu.

? Existem opções de hospedagem em Teolândia?

Sim, a cidade oferece pousadas e hotéis que atendem a diferentes faixas de preço.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Teolândia?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Teolandia

Bahia - BA

Histórico

Mata do Rio Preto, assim era conhecida a mata que margeava o rio de nome Preto das Trapaças, onde existiam muitas onças e caças de todos os tipos.

Junto ao rio morava um velho que se chamava "João Cabeça?, e que prestava serviço aos viajantes que iam para o sul do país, dormindo em sua casa. No dia seguinte o velho atravessava de canoa para outra margem do Rio Preto, a qual ficava distante do Rio das Almas, 12 quilômetros. Entravam na mata e viajavam até encontrar o Rio das Almas, cuja travessia era também muito perigosa.

No ano de 1940, iniciou-se a rodovia ligando Santo Antônio de Jesus a Gandu, o qual era chamado anteriormente de Corujão. Após construída a BA-2, o povo começou a povoar a margem do Rio Preto, onde morava o velho João Cabeça. Passado alguns dias, o velho morreu, ficando seus parentes e amigos que eram: Manoel Sesílio Lopes (Paizinho), Pedro Bispo Clemente (Pedro Velho) e Manoel de Cícero Ramos.

No ano de 1944, foi inaugurada a BA-2, desta data em diante, foram chegando João Evangelista Velloso (Vange), Juvenal do Rosário Moreira (esses moravam em casa de palha e paredes de sopapo), a seguir chegaram em 1947: João Batista dos Santos, com diversos filhos; Carolina Batista dos Santos; Olga Batista dos Santos e João Batista dos Santos, conhecido como João Padeiro, a mãe desses se chamava Marcelina de Jesus Santos e mais uma filha do casal: Maria da Glória Batista.

No ano de 1947, o Sr. João Evangelista dos Velloso construiu a primeira casa de telha. Na época ele era comerciante a margem da BA-2. Ainda no ano de 1947, chegou João Benedito Fernandes com a família sem filhos, pois havia casado recentemente, procedente da fazenda Gerapa do município de Valença (BA). Instalou um pequeno comércio em sociedade com o Sr. José Pereira de Souza, o qual era grande negociante em Itabaiana - Valença (BA).

Decorridos alguns anos de atividade comercial, surgia a aproximação do cidadão Zacarias Borges de Oliveira, que era comerciante em Gandu (BA), proprietário da casa "Sertaneja? com grandes estoques de secos e molhados.

Gentílico:

Formação Administrativa

Pela Lei nº 1727, de 19 de julho de 1962, emancipado o Distrito de Burietá, passando a sede do município para o povoado de Rio Preto, ficando Burietá com a categoria de povoado.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: EDIGAR ALVES GOUVEIA