Nordeste Região de Cruz das Almas

Tudo sobre Conceição do Almeida

Guia completo, dados e turismo em Bahia.

População (2022)
15.794
PIB Total
R$ 200,26 Mi
Per Capita
R$ 12.679,63
Área (km²)
289,900
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

junho

Durante o mês de junho, a cidade celebra as festividades juninas, que atraem muitos turistas e proporcionam uma experiência cultural única.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura para os visitantes, com uma atmosfera tranquila e acolhedora.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Conceição do Almeida é uma charmosa cidade localizada na Bahia, com uma rica história que remonta ao século XIX. Conhecida por sua bela paisagem natural e o calor humano de sua população, a cidade é um destino perfeito para quem busca um contato mais próximo com a natureza e a cultura local.

Principais Atrações

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Uma bela igreja de arquitetura colonial que é um marco histórico da cidade e um local importante para a comunidade.

Cachoeira do Almeida

Uma linda cachoeira situada em meio à Mata Atlântica, ideal para quem gosta de ecoturismo e natureza.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal festa da cidade?

A principal festa da cidade é a Festa Junina, que ocorre em junho e atrai visitantes de diversas regiões.

? Há opções de hospedagem na cidade?

Sim, Conceição do Almeida conta com algumas pousadas e hospedagens que atendem turistas.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Conceição do Almeida?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Conceição do Almeida

Bahia — BA

Histórico

Em meados do século XIX, uma aglomeração formada em torno de uma capela, construída sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição, recebeu o nome de Capela do Almeida devido ao fato dos proprietários do terreno serem da família Almeida Sande.

O município foi criado com território desmembrado de São Felipe, pelo Ato Estadual de 18.07.1890, com a denominação de Conceição do Almeida. Receberia o nome de Afonso Pena em 1909. Retomou em 1943, o topônimo de Conceição do Almeida. A sede foi elevada à categoria de cidade através Lei Estadual de 17.08.1909, com a denominação de Nossa Senhora da Conceição do Almeida

A origem do topônimo deve-se a combinação do nome da padroeira - Conceição, com o da família Almeida. Antes de ser município já se denominava Freguesia de Conceição do Almeida.

Gentílico: almeidense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Conceição do Almeida, pela Lei Provincial nº 1872, de 23-03-1872, subordinado ao Município de São Felipe.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Conceição do Almeida, pela Lei Provincial nº 1176, de 18-07-1890, desmembrado de São Felipe. Sede no antigo Distrito de Conceição do Almeida. Constituído do distrito sede. Instalada em 04-08-1890.

Elevado à condição de cidade com a denominação de Afonso Pena, pela Lei Estadual nº 761, de 17-08-1909.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o Município de Afonso Pena (ex-Conceição do Almeida) é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo Decreto-Lei Estadual nº 141, de 31-12-1943, retificado pelo Decreto-Lei Estadual nº 12978, de 01-06-1944, o Município de Afonso Pena voltou a denominar-se Conceição do Almeida.

No quadro fixado vigorar no período de 1944-1948, o Município de Conceição do Almeida (ex-Afonso Pena), é constituído de 3 distritos: Conceição do Almeida (ex-Afonso Pena), Comércio e Rio da Dona, os dois últimos desmembrados de Afonso Pena.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Conceição do Almeida, Comércio e Rio da Dona.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alterações toponímicas municipais

Conceição do Almeida para Afonso Pena, alterado pela Lei Estadual nº 761, de 17-08-1909.

Afonso Pena para Conceição do Almeida, alterado pelo Decreto-Lei Estadual nº 141, de 31-12-1943, retificado pelo Decreto-Lei Estadual nº 12978, de 01-06-1944.

Fonte: IBGE

O Território do Município de Conceição do Almeida pertenceu ao Município de São Felipe. No ano de 1872, os primeiros donos do terreno, onde hoje está instalada a sede do Município, construiram uma capela sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição, vulgarmente denominada "Capela do Almeida", pelo fato de seus construtores serem membros da tradicional familia Almeida Sande. A origem do topônimo deve-se a cambinação do nome da padroeira - Conceição, com o da família Almeida. Antes de ser município já se denominava Freguesia de Conceição do Almeida.

Logo depois da Proclamação da República os chefes políticos dos partidos Liberal e Conservador, uniram-se em um só propósito e deliberaram organizar uma comissão tendo a frente a figura do Coronel José Leandro Gesteira, para pessoalmente solicitar ao Governador do Estado a desanexação da Freguesia do Almeida do domínio de São Felipe. Foi atendido e executado o pedido pelo Ato do Governo do Estado, datado de 18 de julho de 1890, que criou o Município de Conceição do Almeida, verificando-se a sua instalação a 04 de Agosto do mesmo ano. O seu primeiro Intendente, logo após a instalação do Município foi o Coronel José Leandro Gesteira. Figuraram, também, nessa luta nomes de peso como Laurentino Mastique, Severiano Pedreira de Almeida, Francisco Rocha, Gregório Malaquias de Almeida e Padre Elesbão Sampaio.

A sede permaneceu na categoria de vila de Conceição do Almeida até 16 de agosto de 1909. No dia 17, pela Lei Estadual nº 761, foram concedidos foros de cidade à sede municipal, com topônimo Afonso Pena.

Em 1944, por força do Decreto-Lei nº 12978, de 01 de junho, foi restaurado o nome primitivo de Conceição do Almeida.

Hoje o Município é formado pelos Distrito Sede, Comércio e Rio da Dona. Próximo da Sede situa-se o Povoado de Mombaça, local de nascimento do Grande cineasta bahiano Fernando Coni Campos.

Os naturais do lugar denominam-se "Almeidenses"

Autor do Complemento: GUSTAVO LEFUNDES BLUMETTI