Nordeste Região de Feira de Santana

Tudo sobre Lamarão

Guia completo, dados e turismo em Bahia.

População (2022)
9.015
PIB Total
R$ 65,03 Mi
Per Capita
R$ 7.213,31
Área (km²)
174,300
IDH / Bioma
Caatinga
📅

Quando ir

Dezembro

O clima é mais ameno e é época das festas de fim de ano, proporcionando uma vivência cultural rica.

🛡️

Segurança

A cidade possui um ambiente tranquilo, mas sempre é recomendado ter cuidado, como em qualquer lugar.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Lamarão, na Bahia, é uma pequena cidade rica em história e cultura. Habitada inicialmente pelos índios biritingas, a cidade se desenvolveu com a chegada dos irmãos Antônio e José Celestino de Oliveira, que estabeleceram moradia no local. Com o nome oriundo de uma lagoa que existia na região, Lamarão é um município que encanta pela simplicidade e beleza da Caatinga.

Principais Atrações

Centro Histórico

Explore as origens de Lamarão e conheça a arquitetura típica que remete à história local.

Lagoa do Lamarão

Embora não exista mais a lagoa, o local é uma referência histórica e ótimo para contemplação e fotos.

Trilha da Caatinga

Uma divertida trilha que promove o contato com a flora e fauna do bioma da Caatinga.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor época para visitar Lamarão?

A melhor época para visitar Lamarão é em dezembro, durante as festividades de fim de ano.

? A cidade possui opções de hospedagem?

Sim, existem pequenas pousadas e opções de hospedagem familiar na cidade.

? Como é a gastronomia local?

A gastronomia é típica da Bahia, com pratos baseados em carnes, peixes e muito tempero baiano.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Lamarão?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Lamarão

Bahia - BA

Histórico

Habitado inicialmente pelos índios biritingas, o sitio onde hoje se erque Lamarão tem como primeira referência de presença branca o estabelecimento dos irmãos Antônio e José Celestino de Oliveira, os quais construíram moradia em ponto que mais tarde viria a ser povoado de tropeiros e viajantes, que na época se deslocavam de Nova Rainha (atual cidade de Senhor do Bonfim) para Santo Amaro transportando mercadorias para vender.

O nome Lamarão originou-se de uma lagoa temporária que havia no local mais baixo da cidade, normalmente um lamaçal pelos periodos constantes de estiagem. Após ter secado totalmente, o local continou sendo denominadocomo Lamarão.

Gentílico:

Formação Administrativa

Até 1962 Lamarão pertenceu a distrito do municipio de Serrinha, e para conhecer sua história, há que se reportar ao histórico desse municipio.

Em 1716, a cidade de Serrinha era logradouro da Fazenda Taboatá, que pertencia aos herdeiros do fidalgo Manoel de Saldanha, adquirida pelo Sr. Bernardo da Silva.

Este transferiu a sede da Fazenda para o povoado denominado Serrinha, construindo ali casa de telhas, passando a ser considerado o seu fundador.

Após o falecimento do Sr. Bernardo da Silva, em 1763, seus herdeiros, a seu pedido, doaram uma légua de terras à Senhora Santana cuja capela lhe era dedicada.

O Povoado de Serrinha pertencia ao municipio de Água Fria, e a capela de Santana era filiada à freguesia de São José de Água Fria.

Serrinha foi criada como distrito de paz, pela lei provincial nº 67, de 18 de julho de 1838, que também elevou a capela à categoria de Freguesia de Senhora Santana de Serrinha, canonizada pelo arcebispo D. Romualdo Antonio de Seixas.

Em 1876, pela Lei Provincial nº 1.069 de 13 de Junho, o arraial foi elevado à categoria de vila e criado o municipio de Serrinha.

A vila de Serrinha recebeu foros de cidade pelo Ato Estadual de 30 de junho de 1891, fato que logo depois constou da ata do Conselho Municipal de Serrinha, de 04 de julho.

A instalação da cidade ocorreu em 30 de Julho de 1891, de acordo com a ata do conselho municipal de Serrinha, do referido dia.

Na divisão administrativa de 1911 o municipio aparece formado pelo distrito da sede. Em 1920 já era constituido dos distritos de Serrinha, Biritinga, Pedras e Lamarão este último criado pela lei municipal nº 148, de 14 de Agosto de 1922, aprovada pela Lei Estadual nº 1631, de 26 de Julho de 1923.

Nas divisões administrativas seguintes até 1938 o municipio de Serrinha aparece formado por quatro distritos: Serrinha, Biritinga, Lamarão e Araci.

Sua emacipação politico-administrativa se deu através da Lei Estadual nº 1737, de 20 de julho de 1962.

Fonte: IBGE; Centro de Estatística e Informações (BA); Prefeitura Municipal de Lamarão

Autor do Histórico: ADERIVALDO LIMA DA SILVA