Nordeste Região de Seabra

Tudo sobre Boninal

Guia completo, dados e turismo em Bahia.

População (2022)
13.622
PIB Total
R$ 117,99 Mi
Per Capita
R$ 8.661,87
Área (km²)
934,000
IDH / Bioma
Caatinga
📅

Quando ir

setembro

O clima é mais ameno e as festividades locais atraem visitantes, proporcionando uma experiência cultural rica.

🛡️

Segurança

A cidade é geralmente segura, mas como em qualquer lugar, recomenda-se atenção e cuidados básicos.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Boninal, uma encantadora cidade situada no coração da Bahia. Com uma população de 13.622 habitantes, Boninal é uma joia escondida no bioma da Caatinga, que oferece uma combinação única de história, cultura, e belezas naturais. Sua história remonta ao século XIX, com a chegada de José de Souza Guedes, que transformou a região em um vibrante centro comercial.

Principais Atrações

Rio Sumidouro

Um belo rio que desaparece em um pântano, oferecendo um cenário natural deslumbrante e oportunidades para fotos.

Praça Central de Boninal

Um espaço agradável para caminhadas, com praças e bancos, onde os moradores se reúnem. Ideal para conhecer a cultura local.

Igreja Matriz de Boninal

Uma bela construção que reflete a história e a fé da comunidade local.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a Boninal?

Boninal pode ser acessada por carro ou ônibus a partir das principais cidades da Bahia, como Feira de Santana e Vitória da Conquista.

? Existem opções de hospedagem em Boninal?

Sim, a cidade oferece algumas pousadas e hotéis simples que atendem aos visitantes.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Boninal?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Boninal

Bahia - BA

Histórico

Em meados do século XIX, chegava por estas redondezas o ainda jovem José de Souza Guedes, vindo da cidade de Barra, na Bahia, para comerciar nas regiões das Lavras Diamantinas. Mas o lugar que ele mais gostou foi este, que naquele tempo tinha o nome de ?Freve?, em consequência de um povo que aqui morava e que provocava muitas brigas e bagunças, daí o nome ?Freve?que certamente devia ser proveniente de fervor.

Aqui chegando, o Sr. José de Souza Guedes, mudou o nome do lugar para Sumidouro, em virtude do rio existente que era muito bonito e quando chegava em um determinado local chamado Travessão, espécie de pântano, desaparecia de vista.

O Sr. Guedes era um homem de negócios, dono de tropas, pois tinha naquela época uma quantidade muito grande de cavalos e burros que serviam como meio de transporte.

Após alguns anos de residência neste local, foi agraciado com a designação de intendente nesta localidade, para dirigir e administrar como se fosse um prefeito, recebendo também a patente de Coronel. A partir daí o lugar passou a se chamar Vila Guarany.

Um dia quando o Coronel Guedes retornava de uma de suas propriedades, por nome Tiririca, foi surpreendido ao encontrar sua casa invadida por jagunços do Coronel Horácio de Matos, sob a denúncia de que o Sr. Guedes tinha porte de arma em casa. Os jagunços retiraram todo o assoalho de um dos quartos da casa, sem que nada fosse encontrado.

Gentílico:

Formação Administrativa

Pela Lei Estadual nº 1.078, de 05 de julho de 1915, o Arraial de Sumidouro foi elevado à categoria de vila com o nome de Guarany, e pela mesma Lei foi criado o município de Guarany, formado pelos distritos de Sumidouro e Carrapato, tendo este último mudado o nome para Palmares pela Lei Estadual nº 1623, de 25 de julho de 1923.

Na década de 1940, o município, que até então era denominado de Vila Guarany, teve o seu nome mudado para Boninal.

Fonte: SEI (BA); IBGE

Autor do Histórico: CLÁUDIA GONÇALVES XAVIER