Nordeste Região de Itaberaba

Tudo sobre Boa Vista do Tupim

Guia completo, dados e turismo em Bahia.

População (2022)
16.873
PIB Total
R$ 155,32 Mi
Per Capita
R$ 9.205,06
Área (km²)
2.811,100
IDH / Bioma
Caatinga
📅

Quando ir

setembro

Durante setembro, as temperaturas são mais amenas e há menos chuvas, permitindo melhor aproveitamento das atividades ao ar livre e das trilhas pela caatinga.

🛡️

Segurança

Boa. A cidade é tranquila, mas recomenda-se os cuidados comuns de segurança em viagens.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Boa Vista do Tupim é uma charmosa cidade localizada no coração da Bahia, envolta pela beleza natural da caatinga e rica em história. Com uma população de aproximadamente 16.873 habitantes, a cidade possui um patrimônio cultural que resgata a época da exploração aurífera e a resistência de seus povos nativos. Um destino ideal para quem busca explorar a diversidade cultural e paisagens deslumbrantes.

Principais Atrações

Cascata do Peixe

Uma bela cachoeira que oferece um cenário perfeito para os amantes da natureza e práticas de ecoturismo.

Centro Histórico

Área que abriga construções antigas e a história da cidade, com destaque para a Fazenda Peixe e outros patrimônios.

Serra do Orobó

Ponto alto da região que proporciona uma vista espetacular e é ideal para caminhadas e aventuras.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atividade econômica da cidade?

A agricultura e a pecuária são as principais atividades econômicas da cidade, além do turismo que vem crescendo nos últimos anos.

? Há opções de hospedagem em Boa Vista do Tupim?

Sim, a cidade conta com pousadas e hotéis que oferecem conforto e bom atendimento aos visitantes.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Boa Vista do Tupim?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Boa Vista do Tupim

Bahia - BA

Histórico

A área da Chapada Diamantina, que hoje fazem parte Boa Vista do Tupim e municípios próximos, era habitada por índios da tribo maricás, que foram expulsos de seu território por volta do século XVII, quando foi iniciada a penetração dos bandeirantes na região, em busca de ouro.

A partir daí, teve inicio a conversão das primeiras sesmarias e abertura de estrada para a Serra do Orobó, onde se iniciava a exploração aurífera. Com essas penetrações, foram se formando os primeiros núcleos populacionais na Chapada.

Conta-se que no final do século XIX, um casal de negros ? Berto e Bibiana, de origem banto, adquiriu a fazenda Peixe, vendida em 1918 ao Sr. Juvino Amaral, que acertou a permanência do casal na propriedade, expulsando-o posteriormente, juntamente com outros parentes. Após a expulsão, Berto comprou a área conhecida como Tamburi, onde hoje é a Rua 13 de Maio (Bairro dos Artista). A fazenda se estendia e a casa sede ficava onde hoje é o prédio da

prefeitura.

O povoado teve inicio com o nome de Boa Vista, por estar em um local de onde se desfrutava uma bela vista. Hoje é a praça Rui Barbosa, centro do atual município. Onde se concentra a sede do poder municipal, a igreja matriz do Sagrado Coração de Maria, órgãos públicos e estabelecimentos comerciais e residenciais.

As primeiras famílias que habitaram o município foram Tamburi, Barbosa, Moreira Pinho, Lopes, Ribeiro e Garcia.

Para que Tupim se emancipasse de Itaberaba houve uma luta, destacando-se como pessoas do município os senhores Elidio Pimenta de Freitas, Alício Dultra Andrade e Dr. Auto José de Castro. Finalmente, em 19 de julho de 1962, através da Lei nº 1729, Tupim passa a município com o nome de Boa Vista do Tupim.

Gentílico: tupinense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Boa Vista, pela lei municipal nº 47, de 04-10-1920, aprovada pela lei estadual nº 1470, de 16-05-1921, subordinado ao município de Itaberaba.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Boa Vista, figura no município de Itaberaba.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decreto-lei estadual nº 141, de 31-12-1948, confirmado pelo decreto-lei estadual nº 12978, 01-04-1944, o distrito de Boa Vista tomou o nome de Boa Vista do Tupim.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Boa Vista do Tupim, figura no município de Itaberaba.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado á categoria de município com a denominação de Boa Vista do Tupim, pela lei estadual nº 1729, de 19-07-1962, desmembrado de Itaberaba. Sede no atual distrito de Boa Vista do Tupim (ex-Tupim). Constituído de 2 distritos: Boa Vista do Tupim e Brejo Novo, ambos desmembrados de Itaberaba. Instalado em 07-04-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Boa Vista do Tupim e Brejo Novo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Prefeitura Municipal; IBGE