Nordeste Região de Guanambi

Tudo sobre Guanambi

Guia completo, dados e turismo em Bahia.

População (2022)
87.817
PIB Total
R$ 1,65 Bi
Per Capita
R$ 18.842,71
Área (km²)
1.296,700
IDH / Bioma
Caatinga
📅

Quando ir

setembro

Setembro é ideal devido ao clima mais ameno e às festas locais, que atraem turistas e oferecem uma imersão na cultura da região.

🛡️

Segurança

Guanambi é uma cidade relativamente tranquila, com um baixo índice de criminalidade, tornando-se um destino seguro para os visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Guanambi é uma cidade encantadora localizada na Bahia, no coração do bioma da caatinga. Com uma população de aproximadamente 87.817 habitantes, a história da cidade remonta a 1870, quando começou a se povoar às margens do rio Caraíba de Dentro. Inicialmente conhecida como Beija-Flor, a cidade cresceu com a agricultura e a pecuária, resultando em uma rica cultura e tradições.

Principais Atrações

Igreja de Santo Antônio

Uma das primeiras igrejas da cidade, que representa a história e a cultura local.

Parque de Exposições

Um espaço dedicado a eventos culturais, feiras e exibições agropecuárias, promovendo a tradição rural da região.

Canyon do Rio Caraíba

Um impressionante canyon que oferece trilhas e vistas panorâmicas, ideal para os amantes da natureza e aventuras ao ar livre.

Dúvidas Comuns

? Qual a melhor maneira de chegar em Guanambi?

Guanambi pode ser acessada por meio de estradas federais e estaduais. A cidade possui um aeroporto que atende voos regionais.

? Quais atividades ao ar livre posso fazer na cidade?

Na região, é possível praticar caminhadas, passeios a cavalo e explorar as belezas naturais, como o Canyon do Rio Caraíba.

? Onde posso experimentar a culinária local?

A cidade oferece diversas opções de restaurantes e bares onde você pode saborear pratos típicos da Bahia, como acarajé e moqueca.

Como Chegar

✈️

Aeroporto de Guanambi

GNM/SNGI

Endereço:

Endereço: Rod. BR-30, 2000
Telefone: (0xx77)3451-6038

Ver no Mapa →
📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Guanambi?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Guanambi

Bahia - BA

Histórico

Em 1870, teve inicio a povoação do atual território de Guanambi, às margens do rio Caraíba de Dentro, com a doação de uma parte da fazenda Carnaiba, feita pelo seu proprietário Joaquim Dias Guimarães, à freguesia criada nesse mesmo ano sob invocação de Santo Antonio, subordinada à Paróquia de Palmas de Monte Alto, em cujo local foi erguida a primeira igreja, tomando o lugar o nome de Beija-Flor.

A partir dessa data foi crescendo a população da nova freguesia, constituída inicialmente das famílias de João Pereira de Castro, José Pereira da Silva Castro, Gasparino Pereira da Costa, João Dias Guimarães, Inocêncio Pereira de Oliveira e muitos outros, que intensificaram a exploração da agricultura e da pecuária na região.

Em 1880, pela lei provincial nº 1979 de 23 de junho, foi criado o Distrito de Paz de Beija-Flor, pertencente ao Município de Palmas de Monte Alto.

A sede do arraial de Beija-Flor foi elevada à categoria de vila pela lei estadual nº 1.364 de 14 de agosto de 1919, que também criou o Município com o nome de Guanambi, com o território desmembrado do de Palmas de Monte Alto. A instalação se verificou a 1º de janeiro de 1920.

Nesse mesmo ano, a Lei Municipal nº 2 de 8 de janeiro, confirmou a criação do Distrito-Sede de Guanambi (ex-Beija-Flor), ao tempo em que criou para o município o novo Distrito de Mocambo (atual Candiba).

A criação de Mocambo, atualmente denominado de Candiba, foi confirmada pela Lei estadual nº 2.219, de 20 de agosto de 1929.

Por força do Decreto estadual nº 7.479 de 8 de julho de 1931, o território do Município de Palmas de Monte Alto, extinto pelo mesmo decreto, incorporou-se ao de Guanambi, sendo, entretanto, restaurado pelo Decreto Estadual nº 8.452 de 31 de maio de 1933.

Na divisão administrativa do Brasil, concernente a 1933, o município se compõe dos distritos de Guaiambé, Itaguaçu (atual Mutans), Mocambo (atual Candiba) e Gentio (atual Ceraíma).

Segundo o quadro territorial em vigência no qüinqüênio 1939-1943, estabelecido pelo Decreto-lei estadual nº 11.089 de 30 de novembro de 1933, o Município de Guanambi permanece formado pelos quatro distritos que constituíam no quadro de 1933, devendo-se notar que o distrito de Gentio teve mudado o seu topômio para Ceraíma.

De acordo com o quadro territorial vigente em l944-l948, fixado pelo Decreto estadual nº 12.978, de 1º de junho de l944, Guanambi subdivide-se em quatro distritos: o da sede e os de Candiba, Ceraíma e Mutans, constituição esta que permaneceu até quando Candiba se desmembrou passando à categoria de Município, criado pela Lei estadual nº 1.756 de 27 de julho de 1962.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: ABELARDO DA SILVA NORMANHA