Nordeste Região de Ipiaú

Tudo sobre Barra do Rocha

Guia completo, dados e turismo em Bahia.

População (2022)
5.775
PIB Total
R$ 77,90 Mi
Per Capita
R$ 13.489,35
Área (km²)
208,400
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

dezembro

Durante o mês de dezembro, o clima é ameno e as festividades de fim de ano atraem visitantes, proporcionando uma experiência cultural rica.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura, com tranquilidade para os turistas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Barra do Rocha, um encantador município localizado na Bahia, envolto pela exuberante Mata Atlântica. Com uma população de 5.775 habitantes, esse destino combina história, natureza e cultura local. O povoamento começou em 1890 com a instalação de Pedro Rocha às margens do Rio de Contas, e seu nome reflete essa rica herança cultural. Venha explorar suas belezas naturais e o calor humano do seu povo!

Principais Atrações

Rio de Contas

Um belo rio que oferece opções de passeios de barco e pesca, além de ser um ótimo local para um dia de piquenique.

Caminho da História

Uma trilha que leva a importantes marcos histórico-culturais da cidade, incluindo as primeiras construções do município.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atividade econômica de Barra do Rocha?

A principal atividade econômica da região é o cultivo de cacau, que historicamente impulsionou o desenvolvimento local.

? Existem opções de hospedagem na cidade?

Sim, Barra do Rocha oferece algumas pousadas e pensões com opções confortáveis para os visitantes.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Barra do Rocha?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Barra do Rocha

Bahia - BA

Histórico

O povoamento do atual município de Barra do Rocha teve início em 1890, mais ou menos quando o Sr. Pedro Rocha instalou-se às margens do Rio de Contas, em terras pertencentes ao Município de Camamu.

O seu nome foi derivado de Barra, ou seja, do encontro do Rio de Contas com o Ribeirão do Rocha. Quando alguém na época queria atravessar o Rio de Contas, procurava sempre a barra que com o passar dos tempos ficou conhecida como Barra do Rocha, em referência a Pedro Rocha. Anos mais tarde, com a fixação de agricultores na região e abertura de estrada para escoamento e transporte do cacau, surgiram as primeiras casas, vindo o povoamento a sentir os impulsos do progresso.

Dentre as figuras que contribuíram para o seu desenvolvimento, destacam-se: Pedro Rocha, primeiro fazendeiro do lugar; Norberto Lima, que fundou a primeira pensão; Félix Cabral, fundou a primeira padaria; Alcides Costa, o primeiro comerciante; Gonçalves dias, fundou a primeira Capela, oferecendo ao Padroeiro São Sebastião; Jardilino Leal, sendo sua esposa D. Cicília Sarmento Leal, a primeira professora e, finalmente o Coronel Gonçalves Dias, fundador da Agência de Correios e Telégrafos de Barra do Rocha.

Gentílico:

Formação Administrativa

Em 1916, através da Lei estadual nº 90 de 1º de junho, aprovada pela Lei nº 1156 de 1º de agosto do mesmo ano, ficou o povoado de Barra do Rocha pertencente ao Distrito de Alfredo Martins (atual Ipiaú), incorporado ao Município de Camamu.

Em 1930, o Distrito de Alfredo Martins passou à categoria de subprefeitura com o nome de Rio Novo. Em 1931, o território do Distrito de Rio Novo foi anexado ao Município de Jequié e dividido em 03 (três) distritos, dentre os quais o de Barra do Rocha, através do Decreto Estadual nº 8.249 de 31 de dezembro de 1932.

Em 1933 o Distrito de Barra do Rocha passou a pertencer ao município de Rio novo (atual Ipiaú) através da Lei Estadual nº 8.725 de 02 de dezembro de 1933.

Em 24 de agosto de 1961, através da Lei Estadual nº 1461, foi a sede do distrito elevada à categoria de Vila, ficando assim criado o Município de Barra do Rocha, desmembrado do Município de Ipiaú.

Fonte: IBGE; CEPLAC. Revista Cidades do Cacau, n.7, 1980.

Autor do Histórico: EDIGAR ALVES GOUVEIA